quarta-feira, novembro 08, 2006

Jantar entre árbitro e dirigentes. Será?

Ainda só decorreram sete jornadas dos campeonatos seniores da AF Viseu e as suspeições sobre a arbitragem já começaram, o que quer dizer que a verdade desportiva pode estar a ser defraudada. O jogo a contar para a sexta jornada da Divisão de Honra, que se realizou em Lamelas (Castro Daire) entre a equipa local e o Viseu e Benfica e que terminou com a vitória dos donos da casa por 2-1, ainda vai fazer correr muita tinta

O Diário Regional de Viseu publicou o relato do jogo Lamelas - Viseu e Benfica e nessa altura qualificou a arbitragem de Adelino Duarte apenas de irregular.
Passados que foram mais de dez dias vêm agora os dirigentes do clube Viseu e Benfica, pela boca do seu presidente, Lúcio Costa, acusar aquele juiz de campo de ter prejudicado deliberadamente a equipa, suspeitando de que tudo poderá ter sido combinado entre o árbitro e os dirigentes do clube de Lamelas.
O presidente do popular clube da Rua das Bocas referiu-nos que O Viseu e Benfica já fêz uma exposição ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Viseu «solicitando que o árbitro Adelino Duarte não seja nomeado mais nenhuma vez para os jogos em que intervier o Viseu e Benfica, por estar já provado que aquele juiz de campo está incompatibilizado com este clube». Acrescenta que há dois ou três anos atrás fez o mesmo, «prejudicando de forma deliberada o Viseu e Benfica no jogo em Canas de Santa Maria».
Questionado sobre as razões que o levam a tomar a atitude contra o árbitro Adelino Duarte, Lúcio Costa conta: - «quando chegamos a Lamelas estranhamos que o carro do árbitro estivesse estacionado no logradouro da habitação de um dos directores do clube da casa e, ainda, por cima a sair da residência. Com o decorrer da partida, verificámos que havia razões fortes para que o árbitro apitasse tudo o que era e não era falta contra o Viseu e Benfica e deixasse passar praticamente tudo ao Lamelas, incluindo duas grandes penalidades que poderiam ter alterado o resultado final. Fizemos sentir a nossa revolta, mas o árbitro nada quis dizer. Posteriormente, viemos a confirmar que Adelino Duarte havia estado a jantar no Restaurante Carneiro, em Castro Daire, com dirigentes do Lamelas. Se calhar também já havia almoçado em casa do director onde estacionou o seu carro, mas isso já não podemos confirmar. Temos testemunhas que viram o árbitro a jantar com os directores, o que nos levou então a tomar a posição de enviar a exposição ao Conselho de Arbitragem, esperando agora que aquele órgão faça o que tem a fazer, ou seja, mandar levantar um inquérito, para que o futebol não possa ser ainda mais prejudicado».

Fomos altamente
prejudicados nas duas
últimas jornadas

Lúcio Costa disse-nos ainda que no global da prova, até agora, «não temos muitas razões de queixa, nas cinco primeiras jornadas, mas fomos altamente prejudicados nos dois últimos jogos», acrescentando que deseja que «tal não volte a acontecer nas restantes jornadas, pelo menos da forma tão descarada como aconteceu em Lamelas».

É mentira, diz
Agostinho Matias.

Contactado pelo nosso jornal, Agostinho Matias, o presidente da Direcção do Lamelas, afirmou-nos: «por acaso não assisti ao jogo, mas posso dizer-lhe que onde ficou o carro do árbitro Adelino Duarte, é onde ficam o de todos os árbitros que apitam os jogos no nosso campo, até por indicação da GNR, por ficar mais salvaguardado de possíveis danos. Além disso, o dono da residência não é director do Lamelas».
Agostinho Matias reitera que «tudo o que diz o Viseu e Benfica é mentira e uma calúnia, pois põe em causa o bom nome e a honestidade dos dirigentes da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Lamelas, pois nenhum director do clube esteve a almoçar, a lanchar ou jantar com o árbitro que, afinal, também está a ver a sua honestidade a ser posta em causa».
«É evidente que os dirigentes do Viseu e Benfica vão ter de provar o que afirmam, pois não podemos estar à mercê de calúnias», concluiu o timoneiro do Lamelas.

«Vamos ver
o que se passa»

O Diário Regional de Viseu ouviu também o presidente do Conselho de Arbitragem, João Caiado, que se mostrou surpreendido pela notícia, pois até ao momento «o Conselho de Arbitragem não recebeu nenhuma denúncia», garantindo no entanto que «logo (ontem) à noite vamos ter a habitual reunião da semana e se lá estiver a exposição que o Viseu e Benfica diz ter enviado, vamos analizá-la e enviá-la ao Conselho de Disciplina, isto independentemente de falarmos com o árbitro se ele for à referida reunião».
Acrescentou que se houver matéria para punir ou não o árbitro, «isso cabe ao Conselho de Disciplina, tomando o Conselho de Arbitragem, então, a atitude que julgar mais adequada, ao próprio castigo, se for esse o caso».
Quanto a Adelino Duarte, o árbitro em causa, apesar de todos os nossos esforços não nos foi possível obter qualquer declaração sua, sobre as acusações de que está a ser alvo dos dirigentes do Viseu e Benfica.
Do que não restam dúvidas é que a arbitragem começa a ser alvo de críticas, justas ou não, bastante cedo, pois as provas seniores ainda nem sequer chegaram ao primeiro terço. Curiosamente, os dois trios de arbitragem da Guarda que actuaram em Viseu na passada jornada também não agradaram.

1 comentários:

Anónimo disse...

Isto é um insulto... O Adelino Duarte nunca se vendeu! lololololololololololololololololololololololololololololololololololol

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu