sexta-feira, setembro 11, 2009

Escola FC - reportagem


Nota: Podem ver mais pormenores da reportagem aqui


UNIDAS PELA "PAIXÃO" DO FUTEBOL


Reina a boa disposição. São 20h30, a noite já caiu, as atletas do Escola Futebol Clube Molelinhos (EFCM), de Tondela, têm duas horas de treino pela frente e o dia para estas raparigas está longe de chegar ao fim.

Vinte e duas atletas federadas, da única equipa do distrito de Viseu nos nacionais de futebol de 11, treinam para o arranque da nova época com a auto-estima em cima, depois de terem ganho a últim a edição da Taça de Portugal.

Deslocam-se da Guarda, Coimbra, Viseu e Tondela, duas vezes por semana, para treinarem no campo do Molelinhos, ainda que, pontualmente, treinem nos campos sintéticos emprestados em Tondela. Na noite em que acompanhamos o treino, o ponto de encontro era no sintético da Escola Secundária. Na carrinha do Molelinhos ou em carros pessoais foram chegando, a maioria bem mais cedo, mas tiveram que esperar que os treinos dos iniciados terminassem. Sempre sorridentes e bem dispostas, aproveitaram os minutos no balneário para porem a conversa em dia, enquanto se equipavam. Cabelos amarrados, sapatilhas bem apertadas – um pormenor importante – e o flash das fotografias agita o ambiente.

Porque jogam futebol? "Mas que pergunta, porque gostamos!", responde a maioria em coro. Maria Lourenço é a "caloira", tem 16 anos e está na equipa há um ano. "Andava perdida noutras modalidades, finalmente encontrei-me", defende-se. Já em campo, sentadas em roda, começam com um momento de descontracção, falam de dietas, sobretudo porque algumas estão com peso a mais depois das férias e eis que surge o primeiro aviso do Treinador, Luís Carlos "Treina connosco quem treina sempre […]. Em termos de equipa é preciso trabalharmos mais um bocadinho" e contínua: "O Patrick [adjunto] regressou. Enquanto isso, o massagista vai avaliando o estado das atletas. Terminados os avisos e resolvidas as burocracias do campeonato, segue-se hora e meia de treino.

A boa disposição destas atletas deixa transparecer um optimismo que no terreno não é tão visível. O presidente do EFCM, Carlos Rodrigues reconhece que a equipa trabalha com as condições mínimas. "É um sacrifício muito grande, mas todos dão o máximo e há muito boa disposição", adianta destacando sobretudo o "forte" apoio da Câmara de Tondela para conseguirem levar por diante o projecto.

Fica então a dúvida sobre o que faz destas raparigas jogadoras de futebol federado, vencedoras de uma Taça de Portugal, sete delas internacionais incluindo Neide Simões que é guarda-redes muitas vezes titular na selecção nacional. "A paixão é pelo futebol, não é pelos ordenados que não temos", responde Francisca Martins (Xica), capitã de equipa, defesa central e internacional A por Portugal desde 2004. Uma opinião partilhada pela equipa e pelo próprio treinador: "Qual é o espírito? É difícil responder (pensa), é o gosto enorme pela modalidade". Luis Carlos reconhece alguns progresos no futebol feminino em Portugal, mas adianta que "tem andado, com mais equipas, mais participantes e atletas mais jovens, só que muito lentamente, a um ritmo de evolução que não é o desejado", ao defender a necessidade de "as entidades oficiais e as próprias direcções dos clubes se empenharem no desporto feminino como se empenham no futebol masculino. Acredita-se muito pouco".

Um jogo. Dificuldades, falta de meios, esforço acrescido, espírito de sacrifício e um ambiente de optimismo, são os condimentos para equipas de futebol feminino chegaram ao fim-de-semana a jogar para os campeonatos nacionais e distritais. O treinador Luís Carlos descreve "um jogo de futebol interessante, com aspectos próprios, principalmente técnicos e tácticos" que precisa de mais público a assistir.

Quanto às atletas acrescenta que "têm mais predisposição para treinar, para trabalhar, embora não evoluam tão rápido pelo desconhecimento que têm em relação à modalidade". "Já treinei equipas masculinas e dá-me muito mais gozo, dá mais luta, é mais interessante", sorri.

In Jornal do Centro

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu