Reflectindo – 5ª Jornada Honra AF Viseu
NO TOPO
Competitividade do Campeonato da Divisão de Honra da AF Viseu.
Se a semana passada referíamos que apenas duas equipas ainda não tinham pontuado, esta semana teremos de destacar que, após quatro jornadas, todas as equipas já pontuaram e apenas duas ainda não conseguiram vencer. O que poderá atestar a grande competitividade do campeonato.
Temos de salientar a vitória, de todo inesperada, do SL Nelas. Mostrou claramente que estão, apesar de todas as dificuldades, neste campeonato para o valorizar ainda mais.
NO FUNDO
Poucas vitórias na qualidade de visitado. Apenas seis equipas com vitórias fora do seu reduto. A destacar o líder, deste campeonato, que já conseguiu duas vitórias em dois jogos.
4ª Jornada da Honra AF Viseu
Uma jornada, com algumas surpresas, em relação ao que perspectivámos. A destacar o SL Nelas que venceu contra uma equipa de qualidade. Claramente da adversidade, muitas vezes, aparecem as grandes vitórias e o Nelas regressa, a este campeonato, da melhor maneira.
Gostaríamos de destacar as duas vitórias conseguidas fora de casa. O SC Lamego com esta vitória assume-se, cada vez mais, como uma das equipas que certamente andará na luta pela subida e o Parada veio demonstrar o que já, por muitas vezes, havíamos referido. Trata-se de uma equipa com muita qualidade e que poderá vencer em qualquer campo. A valorizar a vitória do Parada, está o facto de o Paivense não perder, em casa, desde Janeiro e de não perder qualquer jogo desde Março.
5ª Jornada da Honra AF Viseu
Deixamos a nossa perspectiva em relação ao que será a jornada do próximo fim de semana:
Nelas vs Santacombadense (45-55)
Jogo que aguardamos com muita expectativa. Se por um lado, o Nelas poderá aparecer moralizado pelo facto de ter começado da melhor maneira este campeonato, por outro, está o facto de pensarmos que o Santacombadense é uma das equipas de melhor qualidade, deste campeonato.
Pensamos que a maior experiência da equipa de Santa Comba Dão poderá ser um factor decisivo.
Lamego vs Alvite (60 – 40)
Duas equipas que vêm de bons resultados e que aparecerão, nesta jornada, moralizadas. Pensamos que o Lamego terá todas as condições para conseguir nova vitória. Trata-se de uma equipa de grande qualidade, que tem como objectivo ficar nos primeiros lugares, a jogar em casa e com um público que voltou a apoiar, a sua equipa, na qual acreditam poder tratar-se de um grupo que lhes trará muitas alegrias.
Carvalhais vs Viseu Benfica (50 – 50)
Jogo de grande equilíbrio, entre duas equipas sempre muito organizadas e que, normalmente, cometem poucos erros defensivos, que privilegiam um jogo assente num grande equilíbrio, com linhas muito próximas, normalmente baixas, potenciando as transições rápidas e o explorar do erro do adversário.
Sátão vs Paivense (50 – 50)
Jogo de grande interesse, entre duas equipas que vêm de maus resultados. Ambas têm utilizado o campo do Sátão, como a sua casa, pelo que o factor casa, neste caso, poderá ser menos determinante do que aquilo que tem acontecido , campeonato, onde o maior número de vitórias tem acontecido com as equipas jogando em sua casa.
Jogo de resultado imprevisível, onde ambas as equipas procurarão ter bola e assim controlar o jogo. São duas equipas que, normalmente, gostam de controlar o jogo, tendo bola e nesse sentido será interessante ver qual das equipas conseguirá levar a melhor.
Parada vs Canas Senhorim (50 – 50)
O Parada conseguiu na Jornada passada a sua primeira vitória e com uma equipa que não perdia qualquer jogo, desde Março, e que era um dos líderes deste campeonato. Os seus atletas estão muito motivados para dar continuidade ao bom resultado da última jornada. Porém, o Canas de Senhorim é das equipas com aspirações mais elevadas. Uma equipa, com enorme qualidade e grande potencial, que assenta o seu jogo tentando controlar o adversário, tendo a bola, e assim dominar o jogo.
Jogo muito interessante, de ser seguido, e de resultado imprevisível.
Abraveses vs Molelos (55 – 45)
O Abraveses foi, até à terceira jornada, uma das agradáveis surpresas, deste campeonato, vem no entanto de um resultado algo pesado de Canas de Senhorim. Será interessante ver como serão ou não capazes de ultrapassar esse mau resultado os atletas do Abraveses. O seu adversário, Molelos, pelo contrário, não começou da melhor maneira, este campeonato, e vem pouco a pouco a querer recuperar, tendo conseguido na última jornada a sua primeira vitória.
Pensamos que o factor casa poderá ser importante, no resultado deste jogo.
Lamelas vs Lusitano (55 – 45)
No último jogo em casa, no Padre José Tavares, o Lamelas levou de vencido o Canas de Senhorim e desta vez frente ao Lusitano volta, a nosso ver, a ter um ligeiro favoritismo. É uma equipa que consegue sempre impor um ritmo muito alto, de jogo, com transições rápidas, explorando algum adiantamento das defesas adversárias. O Lusitano, por seu lado, é uma equipa, normalmente, muito bem organizada e que procura, quando joga fora de casa, que o ritmo de jogo seja lento, tendo a bola e assim controlar o jogo.
Jogo de maior importância para a equipa da casa, com vista a deixar os lugares de descida.
Silgueiros vs Tarouca (60 – 40)
Duas equipas que vêm de jogos menos conseguidos, com derrota para ambas. Será interessante verificar qual das equipas conseguirá aparecer melhor. O Silgueiros vem de uma derrota, mais ou menos inesperada, e que tratando-se de uma equipa de grande qualidade, quererá já neste jogo voltar às vitórias. O Tarouca é uma das equipas que tarda em chegar às vitórias. Cada jogo, que passa, sem pontuar torna a recuperação ainda mais difícil.
Pensamos que ainda não será neste jogo que o Tarouca conseguirá iniciar a sua recuperação.
Estas são apenas ideias do que, a nosso ver, poderão ser os jogos do próximo Domingo. Sabendo que não passam de perspectivas e que por isso são inteiramente falíveis. É sempre mais fácil no final do jogo, mas depois veremos…
A todos os que nos queiram contactar, com ideias e sugestões, deverão fazê-lo para:
mail: reflectindofuteviseu@gmail.com
blogue: http://desportivamentereflectindo.blogspot.com/
Castro Daire, 22 Outubro 2010
Toni
Em cada jornada…há “pequenas finais”
Numa competição relativamente curta, como é esta divisão, a margem de erro torna-se bastante reduzida. Todos os jogos são de extrema importância e um único resultado negativo pode deitar por terra os objectivos da época. Relembro que na época passada, a diferença pontual entre os primeiros e os que ocupavam o último terço da tabela, andava na média dos 3, 4 ou 5 pontos. Acresce ainda o facto de quase todos os clubes desta série terem objectivos comuns, o que faz com que os jogos entre si valham mais do que 3 pontos…
Moimenta da Beira - Nespereira
Jogo muito interessante: o Moimenta não pode atrasar-se novamente, mas o Nespereira está com a moral muito alta e consequentemente com os índices de confiança elevadíssimos, não só pela vitória diante um Campia habituado à divisão de honra, mas também pelo que prometem os seus reforços. No entanto, o Moimenta da Beira tem grandes jogadores, organização táctica, joga em casa e é favorito.
Arguedeira - Vouzelenses
Outro embate entre concorrentes directos: o Arguedeira é uma equipa muito similar à do ano passado, nos seus princípios de jogo, procurando sempre a velocidade dos seus alas. Depois da difícil vitória em Resende irá tentar novo êxito. Do outro lado estará um Vouzelenses também moralizado e de muita qualidade. Jogo de tripla.
Castro Daire - Resende
O Castro Daire enquanto instituição desportiva, assume uma organização muito forte e isso é fundamental para potenciar o rendimento dos seus atletas e consequentemente os resultados desportivos. O Resende segue-lhe os passos, mas a sua equipa desiludiu ao perder em casa na semana passada, no entanto possui reforços de qualidade e condições para ganhar em qualquer campo. Talvez o factor casa seja determinante neste jogo.
Ferreira de Aves - Vilamaiorense
O Ferreira de Aves conseguiu 3 pontos muito difíceis em Oliveira do Douro. Jogando no seu terreno, tentará somar mais 3 pontos. Felizmente, para a competição, o Vilamaiorense parece mais forte do que o ano passado e revelou-se uma agradável surpresa pela forma como se bateu com o Castro Daire. Mesmo assim, será muito difícil conseguir um resultado positivo nesta partida.
Fornelos - Oliveira do Douro
Trata-se de um derby cinfanense cheio de rivalidade e como em todos os jogos destas características, o resultado é imprevisível. De ambos os lados haverá jogadores que já jogaram no adversário. O Fornelos vem de uma saborosa e importante vitória em Sernancelhe. Quanto ao Oliveira, apesar do resultado negativo em sua casa, já há muito que esta equipa deixou de pontuar essencialmente em sua casa, o ano passado fez mais pontos fora de portas.
Campia – Sernancelhe
Jogo complicado para ambos: quem perder atrasa-se 6 pontos em 2 jogos. O Campia foi de certa forma surpreendido em Nespereira e do Sernancelhe também se esperava mais na partida com o Fornelos. Veremos qual dos 2 é mais candidato, mas talvez o Campia esteja mais perto de conseguir os 3 pontos.
Rui Rebelo
Resende, 22 de Outubro de 2010
1ª Jornada
Atendendo ao que esperava não foram muitas as surpresas. A grande surpresa foi mesmo a polémica logo na 1ª jornada , e que polémica. Vamos aguardar pelos próximos para ver se o caso Ricardo Pereira”Kikau” vai dar em alguma coisa.
Os resultados acabaram por ir de encontro ao que tinha previsto, com excepção para o M. Dão – Farminhão. Esperava mais do M. Dão para este jogo.
O empate no Vila Chã – Vale Madeiros acaba por ser mais positivo para os forasteiros que recuperaram de uma desvantagem de 2 golos, mas confirma que os da casa vão estar à altura do campeonato realizado no ano anterior.
Confirmou-se o favoritismo de Mortágua e Lajeosa, mas o Vale de Açores foi talvez a equipa da jornada. Apesar de o Cabanas estar mais fraco, vencer no seu terreno por 0-5 não acontece muitas vezes.
No “derby” do concelho de Tondela acabou por dar mesmo empate, certamente mais positivo para os visitantes.
2ª Jornada:
A 2ª Jornada promete ser muito interessante, com jogos que prometem definir desde cedo quais os verdadeiros objectivos de algumas equipas.
Vamos aos jogos:
Vale Madeiros – Mortágua(49% vs 51%)
Grande jogo em perspectiva entre duas equipas que considero candidatas à subida. O Vale Madeiros ainda não venceu em jogos oficiais(eliminado na taça e empate na 1ª sul), mas o facto de no último jogo ter recuperado de uma desvantagem será motivador. O Mortágua tem uma equipa muito forte, mas que se mostrou muito perdulária no jogo anterior. A forma como o Mortágua se adaptar às reduzidas dimensões do terreno poderão ser a chave de jogo. Ainda assim talvez ligeiro favoritismo dos forasteiros.
Farminhão – Vila Chã Sá(50% vs 50%)
O empate do Farminhão em Moimenta foi mais do que esperava e a jogar em casa é sempre uma equipa muito complicada. O Vila Chã também vem de um empate, mas caseiro. Deverá ser um jogo equilibrado que talvez dê empate. Na época passada terminou 1-1.
Canas Santa Maria – M. Dão(47% vs 53%)
A equipa da casa não perde muitas vezes no seu terreno e vem de um empate na casa do rival. O M. Dão é na minha opinião umas das equipas mais fortes deste campeonato, mas cedeu um empate caseiro na 1ª jornada. Algum favoritismo para os forasteiros.
C. Sal – Besteiros(60% vs40%)
No sintético do Nossa Senhora das Febres o C. Sal é claramente favorito, mas atenção que na época passada o Besteiros venceu por 0-1.
Vale de Açores – Lajeosa do Dão(51% vs 49%)
Grande jogo, pelo menos é o que se espera. O Lajeosa claro candidato contra o Vale de Açores a fazer um grande início de época. No sintético do Juíz de Fora aposto na vitória dos da casa. Será certamente um jogo equilibrado e aposto que com 1/2 expulsões, mas os da casa podem vencer. Se o Vale de Açores vencer vai ser seguramente uma equipa a lutar pela subida. Teste de fogo ao valor do Lajeosa, mais ainda depois do caso da 1ª jornada. Poderá a equipa de Paulo Guilherme ser afectada pelo caso Kikau?
S. Cassurrães – C. Viriato(55% vs 45%)
Possivelmente as equipas mais fracas desta divisão. Perderam ambas, os treinadores e muitos jogadores. Campo pequeníssimo, mas ambas as equipas estão habituadas a isso. Algum favoritismo para a equipa do Cassurrães pois joga em casa e tradicionalmente com uma massa adepta muito pressionante e muito em cima dos jogadores e das equipas de arbitragens.
João Pereira
Casal Sancho, 22 de Outubro de 2010
1 comentários:
se o tarouca não ganha ao silgueiros então estamos a adiar uma certeza.......
Enviar um comentário