terça-feira, outubro 12, 2010

Taça Sócios de Mérito: Canas de Santa Maria 1-1 Nespereira (3-5 nas g.p.)


O Nespereira disputou neste domingo, a 1ª Eliminatória da Taça Sócios de Mérito, da AF Viseu, deslocando-se a Tondela, onde foi defrontar o GD Canas de Santa Maria, no Estádio D. Máxima Almiro.
A comitiva nespereirense saiu eram 10 horas da manhã, acompanhados de alguns adeptos que fizeram questão de se deslocarem para ver o jogo.
Parou-se em Viseu, para almoçarem, no Lanxeirão, perto do IPJ, no Fontelo, seguindo-se depois o trajecto para Canas de Santa Maria.
Arbitrado por Tércia Santos, o treinador José Alves, apresentou o seguinte “onze”: Branco; Cadinha, Diogo Batista, Vilarinho, Nuno Cardoso; Marcelo, Mexicano, Vítor Andrade(Sérgio Silva); João Eugénio (Hélder), Jorginho e Sandro (Paulo Fernandes).
O Nespereira começou o jogo muito confiante, e logo cedo, aos 5 m, marcou o primeiro golo, através de um remate muito bem colocado de Diogo Batista, que na entrada da área não perdoou.
O Canas de Santa Maria era uma equipa muito dura, que jogava muito perigosamente, pondo em risco por diversas vezes, os jogadores do Nespereira, mas com a árbitra em causa, a deixa- los fazerem esse mesmo jogo.
Aos 22 m, o Canas de Santa Maria marca, através de um livre no lado direito da defesa nespereirense, em que numa falha de marcação no segundo poste, permitiu ao avançado da casa, marcar o golo do empate.
A partir daqui, o jogo perdeu um bocado o sentido, e começou-se a ver muita dureza em campo, e muitos jogadores no chão.
Ao intervalo, o resultado era o empate a um golo.
Na segunda parte, José Alves optou por tirar Vítor Andrade e João Eugénio, e meter Sérgio Silva e Helder, no meio campo.
O Nespereira tentava progredir no terreno, mas muito dificilmente conseguia, derivado à dureza dos jogadores da casa.
Mas, eis que surge o lance do jogo… numa tentativa de ataque do Canas de Santa Maria, Branco vê-se sozinho com um adversário isolado, e agarra a bola fora da área, tendo a árbitra e o seu assistente visto, e marcado livre indirecto, e expulsando Branco.
Na sequência do lance, José Alves, logo substituiu Sandro, pelo guarda-redes suplente Paulo Fernandes.
A jogar com 10, o Nespereira ainda teve momentos de aflição, mas que conseguiu se sair muito bem, tendo dois lances de realce. Um, Diogo Batista consegue se isolar, e em frente ao guarda-redes remata a à figura deste, e noutra, Marcelo quase consegue marcar o 1-2, mas com a bola sendo salva em cima da linha de golo, pelo defesa da casa.
Assim, chegou-se ao final, com um empate, recorrendo-se ao prolongamento. No dito prolongamento, nada de mais se viu, a não ser o sempre duro e perigoso jogo da equipa da casa, que tudo tentou para levar às grandes penalidades.
No final dos 120 minutos, foi mesmo necessário recorrer às grandes penalidades, com Vilarinho a ser o primeiro a bater, e a converter em golo. De seguida, o defesa do canas de Santa Maria permite a Paulo Fernandes, uma excelente estirada, evitando a conversão da grande penalidade, tendo seguido depois, Nuno Cardoso, Marcelo e Helder a converterem, e por fim o guarda-redes do Canas de Santa Maria, a falhar, rematando ao lado.
No final, vitória do Nespereira, na 1ª Eliminatória, seguindo junto com o Fornelos, para a próxima eliminatória, sendo as únicas duas equipas cinfanenses “sobreviventes” na Taça.
O Oliveira do Douro foi goleado em casa pelo Mortagua, por 0-4, enquanto o Boassas perdeu por 3-0, em casa, com o Vilamaiorense.
O Castro Daire goleou o Santar por 12-0, enquanto o Ferreira de Aves- um dos favoritos!- foi eliminado pelo Vale Açores, em casa, por 3-0, e o Sernancelhe foi eliminado pelo Vila Chã de Sá, nas grandes penalidades.

A FIGURA- Paulo Fernandes
Apesar de ter começado no banco, Paulo Fernandes, de certeza, que nunca imaginou ser chamado tão rapidamente ao jogo, como foi… Apesar de não ter tido grandes problemas, ainda conseguiu em duas situações, fazer duas excelentes defesas, defendo depois nas grandes penalidades, a primeira, pondo o Nespereira em vantagem.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu