segunda-feira, fevereiro 05, 2007

2ª Nacional C: Nelas 1 Covilhã 0


O Nelas regressou às vitórias ante o Sporting da Covilhã, depois da jornada negativa açoreana do passado fim-de-semana. Jeferson foi o homem do jogo. O novo reforço da formação orientada por Mazola, oriundo do Madalena, marcou o único golo do jogo, aproveitando uma oferta de Alex, ao minuto 36 do primeiro tempo.
Foi um bom jogo de futebol, sendo apenas de lamentar as cenas de pancadaria com que terminou. Luisinho digeriu mal a derrota e no final, depois do árbitro ter dado o encontro por terminado, descarregou em Saraiva o sabor amargo da derrota. A refrega aqueceu ainda mais os ânimos, com jogadores, dirigentes e público a envolverem-se em cenas de pugilato no túnel de acesso aos balneários, entretanto serenadas.
Diga-se, em abono da verdade, que não merecia um final destes uma partida bem disputada, com o Nelas a vencer com alguma dose de sorte, aquela que não teve há oito dias atrás na ilha do Pico.
As duas equipas apresentaram estilos diferentes. O Nelas com um futebol mais rendilhado e, também, com algumas novidades. Além da estreia, muito positiva, de Jeferson, e mais tarde de Robert (ex-Atlético Mineiro), Mazola colocou Bruno numa posição mais intermédia, à frente de Lage e Eder. Porém, não deve ter ficado muito satisfeito com a opção tomada, pois o número 25 sente-se mais à vontade liberto daquelas funções.
Por sua vez a equipa de Vítor Cunha mostrou um futebol mais prático e objectivo, que lhe permitia chegar mais rápido à área contrária. Com isso a equipa dispôs de algumas boas oportunidades para marcar, mas Hugo Ferreira mostrou porque ganhou a corrida a Rui Vale pela titularidade, depois da saida de Nuno Claro.
Quanto ao novo reforço do Nelas Jeferson (ex-Madalena), um homem para a frente de ataque, mostrou ser bom de bola, sem medo de assumir o jogo. O brasileiro fartou-se de pedir bola, correu atrás dela, pressionando o adversário que a tinha e isso permitiu-lhe estar no sítio certo quando Alex a perdeu para fazer o único golo do desafio.

Início rápido de jogo

O jogo começou rápido, com as duas equipas a imprimirem boa velocidade à partida, facto que se verificou até cerca dos 10 minutos, num período em que a bola andou longe das balizas. Aos 11 minutos surgiu a primeira situação de perigo para a turma visitante, com Luisinho a passar por Saraiva, mas Hugo Ferreira saiu rápido entre os postes.
À passagem do primeiro quarto de hora a formação serrana tomou conta do jogo. Com um futebol mais prático e objectivo, a equipa orientada por Vítor Cunha começou a aparecer com mais perigo junto à área contrária. Aos 17 minutos Hugo Ferreira voltou a ter que se aplicar a cabeceamento de Romissio, após um livre apontado por Cordeiro. Dois minutos depois foi Fernando que apareceu na área dos centrais a evitar que o cruzamento de Paulo Campos, que escapou na direita, chegasse a Luisinho, que surgia na zona central.
Foi o período de maior ascendente da turma serrana, com o Nelas a conseguir, aos poucos, a anular a maior vivacidade no jogo imposta pelo adversário.
Só aos 33 minutos a bola voltou a andar perto da baliza de Hugo Ferreira, que evitou que o remate de Luisinho tivesse ultrapassado a linha de baliza.
A verdade é que o Sporting da Covilhã tinha sido a equipa mais expedita no jogo, mas aos 36 minutos Alex teve um erro em zona proibida, com Jeferson a agradecer a oferta, a dar dois passos e a disparar para o fundo da baliza de Igor Araújo. Eficácia a 100%, pois na primeira ocasião que dispôs o Nelas marcou.
O Covilhã reagiu, mas foi a turma da casa que esteve perto do segundo golo no final do primeiro tempo. Jeferson ganhou um ressalto no meio campo contrário, deu rápido para Rui Santos ganhar a linha de fundo e cruzar para a área onde apareciam Bruno e Edu, mas um defesa contrário desviou pela linha de fundo.
O segundo tempo mais equilibrado, com situações de perigo em ambas as balizas. Aos 49 minutos, Rui Santos flectiu da esquerda para o centro, arrancando uma bomba que Igor Araújo defendeu à segunda.
A resposta dos visitantes chegou 10 minutos mais tarde, com Luisinho a ver Fernando antecipar-se, desviando a bola pela linha de canto.
Aos 27 minutos o lance que deixou algumas dúvidas, quando Paulo Campos apareceu isolado, com o auxiliar do juiz de Coimbra a levantar a bandeirola bastante tarde, considerando posição irregular do jogador serrano.
As coisas complicaram-se para a formação de Mazola, que viu Eder ser expulso com segundo cartão amarelo a 12 minutos dos 90, mais tarde, a cinco minutos do final (o tempo de compensação dado pelo árbitro), Abadito viu a cartolina vermelha directa por entrada dura sobre um adversário. Neste período, o empate esteve à vista, quando Luisinho cabeceou para excelente defesa de Hugo Ferreira. O jogo terminaria de forma menos digna, numa tarde positiva para o trio de Coimbra que dirigiu a partida.

José Luís Araújo

In Diário Regional de Viseu

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu