terça-feira, agosto 07, 2007

O Massagista Aconselha Nº10

A Rubrica " O Massagista Aconselha" é semanal, sendo publicada às terças feiras. Esta rubrica só é possível graças a uma colaboração com o Sr. João Carlos Matos do Vale e com o seu blog O Massagista.

PUBALGIA

O termo pubalgia, deriva da conjunção de duas palavras: Pub + Algia. O termo pub, refere-se ao púbis, como é sabido é um dos ossos da bacia. O outro termo (algia) significa dor. Daí que na traumatologia desportiva sejam citados com alguma frequência termos como lombalgia, dorsalgia, mialgia entre outros.
Esta dor na região do púbis, pode ter várias origens, no entanto, talvez a mais frequente seja devido a uma intensidade de treinos tal que originem micro-traumatismos nesta zona, dando assim origem a episódios de inflamação e de dor.
Devido à multiplicidade e complexidade do sistema músculo-esquelético nesta zona, deve-se ter muito cuidado no exame de diagnóstico.
Facilmente, pode o atleta suspeitar que tem uma pubalgia quando na realidade poderá ser uma distensão muscular, uma hérnia inguinal ou mesmo até uma infecção urinária.
Caso se detecte uma pubalgia esta deve ser tratada de imediato, evitanto assim o alastrar das dores para a zona da coluna vertebral, podendo inclusive provocar lombalgias.

Tratamento

Basicamente o repouso é a primeira de todas as prescrições médicas ao depararmo-nos com uma pubalgia. Sob prescrição e acompanhamento médico pode-se ainda administrar anti-inflamatórios (orais, locais ou injectáveis) e proceder a tratamentos de fisioterapia.

Prevenção

É fundamental que os treinos (principalmente na pré-época) sejam efectuados de forma gradual e progressiva. São igualmente fundamentais os exercícios de alongamento. Ao mínimo sinal de dor ou de impotência funcional o atleta deve interromper a actividade física e recorrer ao seu departamento médico.
O atleta e os técnicos que orientam a sua preparação devem dialogar assim que a dor surgir para que não seja agravada uma lesão que além de extremamente dolorosa é também ela debilitante para o atleta e principalmente para o Homem.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu