terça-feira, novembro 20, 2007

O Massagista Aconselha Nº25

A Rubrica " O Massagista Aconselha" é semanal, sendo publicada às terças feiras. Esta rubrica só é possível graças a uma colaboração com o Sr. João Carlos Matos do Vale e com o seu blog O Massagista.

Luxação no ombro

Uma das lesões que pode acontecer com os jogadores de futebol é a luxação do ombro.
Esta, é causada por uma pancada no ombro, o que é frequente em desportos onde o contacto físico é permanente com é o caso do rugby, judo, futebol americano e até no próprio futebol.
Quando acontece, o atleta lesionado sente bastante dor na zona, não conseguindo mover o braço.
Em algumas situações, menos usuais felizmente, existe lesão dos tendões adjacentes à articulação do ombro.
Aqui a recuperação é bem mais demorada.

Tratamento

Há necessidade de repor a articulação no seu devido lugar, no mais curto espaço de tempo possível.
O socorrista que o fizer, deve ter a plena consciência dos seus gestos, pois uma má redução, pode levar a lesões articulares graves e inclusive à fractura de ossos.
Por vezes, até em instituições hospitalares devidamente credenciadas e com o atleta sedado, a redução é difícil.
Após a redução, deve a articulação ser protegida com uma ligadura de suporte que só deverá ser retirada 21 dias depois. Na fase posterior à retirada da dita ligadura, os movimentos do ombro devem ser retomados de forma gradual, evitando assim uma luxação recorrente.

Luxação recorrente

Estima-se em cerca de 40% o número de pessoas que após a 1ª luxação do ombro foram recorrentes na mesma lesão, o que se pode considerar como normal em atletas que pratiquem desportos de contacto.
Por norma a recolocação do ombro no seu devido lugar é simples, usando-se para tal a manobra de Kocher. Esta manobra só deve ser praticada por quem a conheça profundamente. Ao mero socorrista é apenas pedido que aplique uma ligadura de suporte e de imobilização.
Após o tratamento a uma luxação recorrente, o regresso aos treinos e à competição é por norma mais célere.
Em casos muito raros pode haver necessidade de intervenção cirúrgica o que implica uma paragem do atleta por um período não inferior a três meses.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu