quarta-feira, maio 07, 2008

Divisão de Honra: Campia 4 Vouzelenses 0

Tarde de bastante calor no Parque Desportivo de Campia para aquecer ainda mais um derby concelhio sempre muito aguardado. Mais público mas ainda não tanto como para nos recordar outras épocas em que havia mais gente a assistir aos jogos nesta região e em especial nestes derby’s. Numa localidade da freguesia de Campia celebrava-se a festa de Nª Srª das Trovoadas, felizmente tal clima meteorológico esteve bem longe de acontecer…
Principiava o jogo numa toada de equilíbrio e muita disputa de bola no sector de meio campo. Contudo, desde logo o Vouzela denotava dificuldades na sua defesa com Kiko e Filipe no lugar de defesas centrais claramente em desvantagem perante o poderio físico de Fidek e Leandro. Até ao primeiro quarto de hora da partida 3 remates para cada lado mas a situação mais perigosa pertenceu mesmo aos visitantes com Carlitos a não aproveitar da melhor forma um lance de Simão pela direita ao minuto 16. Só que no melhor pano cai a nódoa e na sequência de um pontapé de canto consecutivo, apesar dos jogadores do Vouzela reclamarem falta sobre o seu guarda redes nesse lance que origina o canto, o Vouzela esqueceu-se de Fidek ao segundo poste e não reagiu à posição de João Pereira que não teve dificuldade em marcar o primeiro do jogo, era o minuto 27. Logo a seguir e antes mesmo que o Vouzela esboçasse qualquer reacção ao golo sofrido à passagem do minuto 31, Ypie decide rematar do meio da rua forte e bem colocado sem qualquer hipótese de defesa para Marco. Até final da primeira parte, o Vouzela então sim, teve a sua melhor fase, protagonizando cinco situações junto da baliza do Campia: minuto 35, jogada de Bruno pela direita e Simão remata ao lado; minuto 39, Hélder solto na área remata fraco; minuto 41, Hélder novamente remata mais forte mas á figura de Batista; minuto 43, livre frontal à baliza de Batista, Filipe arranca um bom remate mas Batista defende para canto; minuto 44, na sequência do canto alguma confusão na área do Campia a bola sobra para Carlitos à entrada da grande área que remata e faz a bola entrar na baliza de Batista mas o auxiliar de Vítor Silva, João Pais, assinala fora de jogo a Simão que prejudica a intervenção do guarda redes do Campia no lance. Muitos protestos por parte do banco e associados da equipa visitante, mas três minutos depois todas equipas regressam aos balneários com a equipa do Campia a vencer por 2 – 0 mas os jogadores falavam entre si e João Cruz “saía apressado” pois a sua equipa tinha relaxado.
Na segunda parte, os jogadores do Campia aparecem com outra atitude na segunda parte e logo ao minuto 47 Vieira faz um centro muito traiçoeiro. Na resposta Bruno de zona frontal à entrada da grande área faz um remate à figura de Batista e logo na jogada seguinte jogada de Fidek com Tiago pelo flanco direito centro para a área de Fidek e Leandro ao primeiro poste faz a emenda para o terceiro golo da equipa da casa. Marco Pereira, treinador dos Vouzelenses, mexe então na equipa, sai Carlitos e entra Ricardo para central, Filipe encosta à direita e Rochinha vai para o ataque. Curiosamente, é dos pés de Rochinha que aparecem as situações junto da baliza de Batista: ao minuto 64, num remate para uma boa defesa do guarda-redes do Campia e ao minuto 68 num livre o mesmo jogador obriga o guarda-redes do Campia a aplicar-se e a defender para canto. Ainda neste minutos de reacção da equipa do Vouzela, Marcinho à passagem do minuto 69 num canto poderia ter feito bem melhor do que rematar por cima da trava da baliza do Campia. Ao minuto 75, aparece mais uma boa situação para a equipa da casa com Fidek a tentar o chapéu a Marco e a bola acaba por sair por cima da trave da baliza do Vouzela. Mas logo a seguir, ao minuto 79 mais uma situação reclamada pelos jogadores do Vouzela: Tiago em jogada individual aparece diante de Marco bem junto á linha de golo, embrulha-se com o guarda-redes do Vouzela depois do remate a ainda junta-se ao molho Ricardo que terá tentado com a mão que a bola não entrasse na sua baliza. A bola entrou mesmo mas o árbitro anulou o golo, marcou penalty e expulsou o jogador do Vouzela com vermelho directo. Para muitos dos presentes houve toque com a mão mas teria sido para lá da linha de baliza portanto o golo seria válido. Não foi à primeira foi à segunda porque o mesmo jogador não desperdiçou a ocasião e marcou o 4-0. Até final com menos um jogador e já visivelmente desgastados fisicamente o Vouzela defendeu e tentava em contra ataque aproximar-se da baliza de Batista. O Campia tinha o controlo total do desafio e os seus avançados iam desperdiçando oportunidades de ampliar o resultado.
No final, realçar sem dúvida o comportamento correcto dos jogadores porque se fosse noutros derby’s que já aconteceram entre Vouzela e Campia este jogo não teria sido tão pacífico. Tudo já estava decidido mas são demasiados os lances em que o árbitro da partida denotou alguma insegurança no seu ajuizamento, talvez porque na maioria das vezes estava a uns bons metros do local onde as situações ocorriam.

Ficha de Jogo:
Parque Desportivo de Campia.
Público: cerca de 150 pessoas.

Grupo Desportivo de Campia
Onze titular: Batista; Fontoura; João Pereira; Leandro (cap.); João Miguel; Pedro Cunha; Makelélé; Fidek; Tiago; Vieira e Ypie.
Suplentes: Cunha; Laranjeira; Marujo; Paulinho; Rui Afonso; Nuno.
Substituições: Paulinho por Ypie (56’); Nuno por João Pereira (66’); Marujo por Vieira (77’).
Sanção disciplinar: Cartão amarelo, Leandro (39’).
Treinador: João Cruz.

Associação “Os Vouzelenses”
Onze titular: Marco; Rochinha; Filipe (cap.); Kiko; Pedro; Jorge; Marcinho; Bruno; Simão; Carlitos e Hélder.
Suplentes: Ricardo.
Substituições: Riacrdo por Carlitos (54’).
Sanção disciplinar: Cartão amarelo, Simão (21’), Carlitos (24’), Ricardo (75’), Marco (83’). Cartão vermelho, Ricardo (79’).
Treinador: Marco Pereira.

Trio de Arbitragem:
Árbitro: Vítor Silva.
Auxiliar (peão): Jorge Simão.
Auxiliar (bancada): João Pais.
4º Árbitro: Pedro Salvador.
Localidade: Carregal do Sal.

Desenvolvimento do marcador:

1 – 0: Minuto 27 – Segundo canto consecutivo para o Campia, apesar de neste lance os homens do Vouzela reclamarem falta sobre o guarda-redes Marco. Na marcação bola ao segundo poste com Fidek a receber colocar no chão e centrar para a cabeça de João Pereira que sem marcação bem no coração da pequena área do Vouzela faz o golo inaugural do jogo.
2 – 0: Minuto 31 – Golaço de Ypie do meio da rua a arrumar o esférico no ângulo superior direito da baliza de Marco… um golo para mais tarde recordar!
3 – 0: Minuto 53 – Jogada de Fidek pela direita do ataque do Campia, centro bem medido para Leandro que aparecer a emendar para o fundo das redes do Vouzela.
4 – 0: Minuto 80 – Penalty a favor da equipa da casa… Tiago protagonista do lance que origina a grande penalidade não perdoa e faz o quarto para a equipa do Campia.

PC

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu