terça-feira, maio 27, 2008

Entrevista a Carlos Pinto

O Blog Futebol Distrito de Viseu apresenta hoje a entrevista com Carlos Pinto, treinador do Canas de Senhorim, que esta época foi uma das sensações da Divisão de Honra.


Carlos Antunes Pinto
Data de nascimento:
15-04-1968

Oliveira de Frades

Futebol Distrito de Viseu: O O. Frades era reconhecido por todos como uma das mais fortes equipas da Divisão de Honra. O que falhou naquele início de época? O seu problema de saúde foi um dos factores que levou a esse mau início?
Carlos Pinto: Foi um conjunto de factores que na realidade condicionaram o início tão mau do campeonato e a minha doença foi na realidade um desses factores mas quero deixar bem claro que eu fui o único responsável pelos maus resultados obtidos até á minha saída.

FDV: Como foi a saída do O. Frades?
CP: Para mim foi um dos dias mais tristes da minha vida. Deixava um clube que gosto muito. As pessoas que trabalharam comigo e que me eram mais chegadas sabem porque é que eu digo isto.

Canas de Senhorim:

FDV: O que o levou a aceitar o convite do C. Senhorim tão pouco tempo depois da sua saída do O. Frades?
CP: Aliado aos maus resultados e a minha doença na altura pareceu-me certo a minha saída do Oliveira de Frades, ter aceitado duas semanas depois o convite do Canas de Senhorim foi ter um parecer médico mais tranquilizador que me permitia fazer uma vida normal.

FDV: O Canas estava a ser uma das revelações da Divisão de Honra. O aceitar desse convite não foi um grande risco?
CP: Não, a vida de um treinador já por si só é uma vida de risco e quem não estiver preparado para correr riscos no futebol, vale mais ficar em casa.

FDV: Como analisa a época do Canas de Senhorim? Sente que poderia ter sido ainda melhor ou a classificação alcançada deixa-o plenamente satisfeito?
CP: Sinceramente penso que poderíamos ter feito melhor mas, atendendo que esta equipa vinha de uma 2ª divisão distrital e que era composta por 90% de jogadores que jogaram pela primeira vez nesta divisão de honra tenho que estar orgulhoso pelo trabalho que estes jogadores fizeram.

FDV: Como foi a relação de Pinto com a direcção e adeptos do C. Senhorim?
CP: Normal de uma pessoa que por onde passa faz sempre um trabalho sério e dá tudo em prol do clube que representa e o Canas Senhorim não foge a regra.

FDV: Após época(ainda que incompleta) no Canas de Senhorim, o que pensa que necessita o clube para lutar por outros objectivos? Pode ser já na próxima época?
CP: O Canas tem que continuar a ter os pés bem assentes no chão, e claro que nós treinadores e directores queremos sempre mais, mas é preciso criar uma base bastante sólida para que não haja problemas no futuro e isso o presidente e a sua direcção estão a fazer um trabalho exemplar.
FDV: Qual o momento mais marcante(positiva e negativa) desta sua passagem pelo Canas?
CP: O mais positivo foi os bons jogos que fizemos ao longo do campeonato, o mais negativo foi os pontos que perdemos em casa que foram 20.

Divisão de Honra

FDV: Como analisa a actual divisão de Honra? Foi o Cinfães um justo vencedor?
CP: Foi um campeonato interessante e competitivo veja que tanto para as subidas como para as descidas foi até as ultimas jornadas. Quanto ao Cinfães acho que foi um justo vencedor teve o prémio da sua regularidade.

FDV: Qual a grande surpresa e a grande desilusão da Divisão de Honra?
CP: Penso que a grande surpresa foram as três equipas que subiram da 2ª para a divisão de honra o ano passado terem se mantido nesta mesma divisão a desilusão tem que ser naturalmente para as três equipas que desceram.

FDV: De todos os jogadores que viu jogar quais aqueles que lhe chamaram mais atenção?
CP: Acho que era injusto salientar aqui só alguns jogadores pois, a nossa divisão está cheia de bons jogadores.

FVD: A arbitragem da AF Viseu esteve em bom nível?
CP: Na minha opinião as coisas têm melhorado ao nível de arbitragem, tem havido um grande esforço nesse sentido.

Carreira de Treinador

FDV: Qual o momento (positivo/negativo) que mais o marcou na sua carreira como treinador?
CP: Felizmente tenho mais coisas boas de que más mas sem duvida as subidas á 3ª divisão nacional no Oliv.Frades como adjunto, e no Castro Daire como treinador principal. O negativo foi ter perdido o ultimo jogo em Vouzela em 1999/2000 onde bastava empatar para subir a 3ª divisão nacional, acabando por subir o Vouzela, onde eu era treinador principal do S.C. Cambres.

FDV: Como treinador preocupa-o mais a vitória(3 pontos) ou o futebol praticado pela equipa?
CP: Se podermos aliar as duas coisas óptimo.

Futuro

FDV: Terminada mais uma época, qual será o futuro Carlos Pinto?
CP: Vou continuar no Canas Senhorim que desde já agradeço o convite que esta direcção me fez para continuar, que eu obviamente não podia recusar.

FDV: Segundo o que sabemos até ao momento, é verdade que o Canas vai perder Janeiro para o Mangualde, mas está a reforçar-se muito bem, com João Paulo(ex-Mangualde), João Miguel(ex- A. Viseu) e Bruno(ex-Santar). Na próxima época o objectivo do Canas é lutar pela subida aos nacionais?
CP: O Canas de Senhorim através do seu departamento de futebol em breve anunciará a composição do seu plantel para a próxima época, quanto á subida de divisão é como digo e preciso fazer primeiro um equilíbrio a vários níveis para que possa pensar numa subida a médio prazo por isso para a próxima época tem que pensar numa primeira fase a manutenção e depois o maior numero possível de pontos que nos permita ficar bem classificados.

FDV: Sente-se preparado para treinar em divisões superiores?
CP: Eu já treinei na 3ª divisão nacional, claro que estou preparado para treinar divisões superiores, os desafios não me assustam.

FDV: Qual é o objectivo que estabelece para a sua carreira para os próximos 5 anos?
CP: Para já fazer um bom campeonato para o ano, os outros anos logo se vê.

Desejo felicidades a todos vós e saudações desportivas para todos em geral. Obrigado.

O Futebol Distrito de Viseu agradece a disponibilidade de Carlos Pinto, e aproveita para desejar felicidades para a próxima época.

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu