terça-feira, maio 20, 2008

Entrevista a Paulo Sant'Ana

O Blog Futebol Distrito de Viseu apresenta hoje a entrevista com Paulo Sant'Ana, que esta época treinou o Lamelas.

Lamelas

Futebol Distrito de Viseu: Como analisa a época do Lamelas? Sente que poderia ter sido melhor ou o cumprir do objectivo deixa-o plenamente satisfeito?
Paulo Sant’Ana: O objectivo traçado pela Direcção do Lamelas foi, como tem sido sempre, lutar pela manutenção. Nesta perspectiva, o objectivo do clube foi atingido. Pessoalmente, não estou totalmente satisfeito. Obviamente que o meu objectivo não era subir mas tinha colocado a mim próprio uma meta diferente. A minha fasquia a nível pessoal exigia a conquista de mais alguns pontos. De qualquer forma, a época do Lamelas acaba por ser bastante positiva. O clube garante a entrada para a 4ª época consecutiva na principal divisão da AFV; fez 20 pontos na 1ª volta e 20 na 2ª; bateu o seu recorde de pontos conquistados... tudo isto após a excepcional recuperação da época passada!

FDV: Como foi a relação de Paulo Sant’Ana com a direcção e adeptos do Lamelas?
PS: A minha relação com a Direcção do Lamelas não podia ter sido melhor. São pessoas fantásticas. A cooperação foi sempre excepcional. No que diz respeito aos adeptos, uma palavra de especial agradecimento para todos os que sempre apoiaram a equipa.

FDV: Após época e meia no Lamelas o que pensa que necessita o Lamelas para lutar por outros objectivos?
PS: Penso que o Lamelas ainda não pensa lutar por outros objectivos a curto prazo. É um clube 'com os pés bem assentes na terra'. Quando um dia pensarem em lutar por outros objectivos penso que o primeiro passo a dar será melhorar as infra-estruturas (campo; balneários e acessos...). Nessa altura será fácil pensar noutros objectivos. Pessoas com valor não faltam em Lamelas para levarem a cabo qualquer projecto que iniciem!

FDV: Qual o momento mais marcante(positiva e negativa) desta sua passagem pelo Lamelas?
PS: Momento marcante, positivo... O último jogo da época passada (2006/2007) contra o Tarouca!... A derrota ou empate dava descida... e a vitória deu 10º lugar com os mesmos pontos do 9º... A festa que se seguiu foi inesquecível! Em sentido contrário, o momento negativo mais marcante foi a derrota no jogo da final da Taça de Sócios de Mérito! Como é sabido perdemos então contra o Cinfães apenas na marcação de grandes penalidades. Foi triste... Atendendo ao facto de termos sido obrigados a uma luta desigual no que diz respeito a factores que ainda assim, entendo que fazem parte do jogo!...

Divisão de Honra

FDV: Como analisa a actual divisão de Honra? Foi o Cinfães um justo vencedor?
PS: Sei que há opiniões distintas no que diz respeito à competitividade desta divisão! Eu acho que a cada ano que passa, temos mais e melhor futebol, praticado por todos. Oxalá que assim continue a evoluir. Quanto ao campeão, é claro que considero o Cinfães um justo vencedor. Melhor ataque... uma das melhores defesas... bons jogadores... bom treinador (um abraço ao meu amigo Vítor Moreira)... bom futebol... boa direcção. Desejo-lhes as maiores felicidades para a próxima época.

FDV: Qual a grande surpresa e a grande desilusão da Divisão de Honra?
PS: Grande surpresa: Canas de Senhorim. Excelente campeonato após subida.

Grande desilusão: Vouzela. Depois do que já nos habituou, acabar este campeonato com 8 pontos... Desejo-lhes melhor sorte para o futuro.

FDV: De todos os jogadores que viu jogar quais aqueles que lhe chamaram mais atenção e aqueles que mais o desiludiram?
PS: Nenhum jogador me desilude como jogador... Eu tenho consciência que não é fácil manter sempre um bom nível. Uma época pode correr menos bem e a seguinte pode ir no sentido oposto e correr melhor. Cabe ao treinador tentar contribuir para que não haja 'desilusões'. De resto, é como eu costumo dizer: há bons e menos bons... tentemos manter os melhores ao melhor nível e ajudar os outros a evoluir ou ultrapassar os piores momentos!

No que diz respeito aos jogadores que despertaram a minha atenção, posso deixar aqui um 'onze' que me agradou especialmente: - André Maló (S. Pedro); Claudio (Canas de Senhorim); Fino (Canas de Senhorim); Márcio (S. Pedro); Hélio (Sta. Comba); Rúben (Sta. Comba); Filipe (Cinfães); Tagui (S. Pedro); Jackson (Sta. Comba); Rogério (Cinfães) e Moacir (Oliveira de Frades). É evidente que existem muitos outros bons valores. Esta é a minha escolha, discutível como outra qualquer! NOTA: Por uma questão de respeito por todos os elementos do grupo de trabalho do Lamelas não falo dos que foram meus jogadores esta época. Alguns têm qualidade suficiente para fazer parte da lista e para jogar mais acima... Um grande abraço para todos.

FVD: A arbitragem da AF Viseu esteve em bom nível?
PS: Tal como o futebol praticado, a arbitragem tem evoluído muito nas últimas épocas. Vai continuar a evoluir. Os erros fazem parte do jogo. Todos erramos e penso que a maioria trabalha para errar cada vez menos. Falo por mim e noto essa preocupação em quase todos os agentes desportivos, onde incluo, obviamente os árbitros.

FVD: Como analisa o castigo de que foi alvo por declarações proferidas a uma rádio local?
PS: Cometi um erro. Tenho esse erro identificado. A lei desportiva é clara. À luz dessa lei fui castigado. Se fosse mais longe na análise... estaria a errar de novo! Deixo um desejo: - que Deus me permita sempre reconhecer os meus erros e me ajude, principalmente, a evitá-los! E que assim seja com todos!

FDV: Qual o momento(positivo/negativo) que mais o marcou na sua carreira como treinador?
PS: Sou um optimista! Tenho alguma dificuldade em reconhecer um momento negativo marcante, uma vez que tento sempre fazer das fraquezas, força! As coisas negativas que me aconteceram transmitiram-me grandes ensinamentos... e a partir desse momento considero-as positivas. No que diz respeito a bons momentos, tenho que salientar duas situações: - ter sido Campeão Distrital em Santar e a meia época 2006/2007 em Lamelas com a recuperação de 7 pontos à 15ª jornada até à manutenção com 34 pontos...

FDV: Como treinador preocupa-o mais a vitória(3 pontos) ou o futebol praticado pela equipa?
PS: Todos procuramos a vitória! Se pudermos acrescentar um bom futebol, tanto melhor!

Futuro

FDV: Terminada mais uma época, qual será o futuro de Paulo Sant’Ana?
PS: Neste momento, o meu futuro não está definido! Vamos ver o que acontece... Posso dizer que me sinto perfeitamente capaz de abraçar qualquer projecto. Até mesmo o mais ambicioso! Não tenho medo de assumir riscos. Se tivesse, nunca teria aceite o convite do Lamelas na época passada!

FDV: Sente-se preparado para treinar em divisões superiores?
PS: Com toda a certeza! Trabalho diariamente para adquirir novos conhecimentos. Dedico todo o tempo que posso à aquisição desses mesmos conhecimentos. Mas a melhor 'base' de dados, só funciona, sem dúvida, se a pudermos aplicar no trabalho diário de campo...

FDV: Qual é o objectivo que estabelece para a sua carreira para os próximos 5 anos?
PS: Partilho esse 'segredo' com a minha almofada...

Abraço para todos e em especial para o FDV.

O Futebol Distrito de Viseu agradece a disponibilidade de Paulo Sant’Ana, e aproveita para desejar felicidades para a próxima época.
Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu