terça-feira, maio 13, 2008

Entrevista a Tiago, ex-adjunto do Mangualde

O Blog Futebol Distrito de Viseu apresenta hoje a entrevista com Tiago Dias, ex-treinador adjunto do Grupo Desportivo de Mangualde, que esta época conquistou a Taça Sócios de Mérito.

Taça

Futebol Distrito de Viseu: Como se sentiu com a vitória na final sobre o Santacombadense?
Tiago Dias: Senti uma grande felicidade e orgulho ao mesmo tempo. Felicidade porque foi a 1.ª Taça Sócios de Mérito que conquistei. Orgulho por ter conquistado um troféu que tem um grande significado para a A.F. Viseu.

FDV: A taça era um objectivo definido, ou acabou por ser um bónus?
TD: A partir de certa altura a Taça passou a ser um dos objectivos. Uma Instituição como o G.D. Mangualde tem que entrar em todas as frentes para ganhar.

FDV: Concorda com o actual figurino da Taça?
TD: Concordo plenamente. Esta Taça, pelo valor que tem para a A.F. Viseu deve ser de cariz obrigatório para todos os clubes. Só assim o futebol da região de Viseu pode evoluir.

FDV: Qual o maior responsável por este feito?
TD: Num grupo de trabalho, quando se ganha e quando se perde todos têm que ser responsáveis. Por isso, o mérito é de todos os que trabalham em prol do G.D. Mangualde.

Campeonato

FDV: A época do Mangualde na Divisão de Honra foi positiva ou negativa?
TD: No meu ponto de vista, no campeonato não pode ser positiva. O G.D. Mangualde tem que lutar sempre pelo 1.º lugar.

FDV: Como analisa a época?
TD: A nível desportivo acabou por correr bem. Foi de um orgulho enorme ter trabalhado no G.D. Mangualde e com aqueles atletas (todos sem excepção). Mais uma vez, tal como aconteceu em todos os clubes por onde passei, adquiri mais alguns conhecimentos, nomeadamente qual a postura que não se deve ter no futebol. Foi esta a conclusão que tirei ao trabalhar com o treinador principal do G.D. Mangualde.

FDV: Que postura tão grave pode ser essa, que leve o Tiago a afirmar que é uma postura que não se deve ter no futebol?
TD: Prejudicar um colega de profissão que está a lutar para que a instituição que representam consiga alcançar os objectivos propostos.

FDV: Que factores levaram a que a época do Mangualde não fosse ainda melhor?
TD: O G.D. Mangualde, com esta direcção, está a trabalhar no caminho certo. Isto no que diz respeito à reabilitação financeira que o presidente tanto se orgulha e com motivos para isso. Desportivamente, o G.D. Mangualde ainda tem algum caminho a percorrer porque só a vontade não chega. Tem que ter as pessoas certas no lugar certo.

FDV: Quem são as pessoas que não estão no lugar certo? Está a referir-se a Jorge Valente?
TD: Não sou a pessoa indicada para responder a esta pergunta. Tenho a minha opinião mas fica para mim. A unica coisa que digo é que nunca ninguem me irá ouvir dizer mal de nenhum elemento da direcção. Esses estão no bom caminho para elevar novamente o nome do G.D. Mangualde.

Saída do Mangualde a uma jornada do final

FDV: O que aconteceu para que o Tiago saísse do Mangualde a apenas uma jornada do final?
TD: Logo no primeiro dia que lá cheguei constatei que não fui muito bem recebido pelo treinador principal. Contudo tinha que, unicamente, apoiá-lo no sentido de servir o melhor que pudesse a instituição. E foi isso que aconteceu até ao dia 6 de Maio de 2008. Posto isto posso dizer que a minha saída se deve única e exclusivamente ao não entendimento pessoal entre mim e treinador principal. No meu entender, tal como o grupo de trabalho, a equipa técnica tem que trabalhar de forma coesa, o que não acontecia.

Carreira

FDV: Consumada a saída do Mangualde, qual será o futuro?
TD: Como se costuma dizer, o meu futuro a Deus pertence. A minha vontade é continuar ligado ao futebol como treinador.

Divisão de Honra

FDV: Como analisa a actual divisão de Honra? Foi o Cinfães um justo vencedor?
TD: Fazendo uma análise detalhada das equipas do campeonato, o Cinfães acaba por ser um justo vencedor visto que foi o clube mais regular ao longo da época. Contudo, penso que existiam melhores planteis nesta divisão para conseguiram alcançar o título. Entre eles não tenho problema em destacar o próprio grupo de trabalho do G.D. Mangualde. Mas só isso não basta.

FDV: Qual a grande surpresa e a grande desilusão da Divisão de Honra?
TD: A grande surpresa talvez tenha sido o lugar alcançado pelo Canas de Senhorim. Não pondo em causa o seu grupo de trabalho nem da equipa técnica, acabou por surpreender visto que tinha sido uma equipa que na época anterior militava na 1.ª Divisão Distrital da A.F. Viseu. A grande desilusão foi a União Desportiva Sampedrense. O campeonato que realizou, andou até ao fim a disputar o primeiro lugar e, mais uma vez, deixou-o fugir nas últimas jornadas.

FDV: De todos os jogadores que viu jogar quais aqueles que lhe chamaram mais atenção e aqueles que mais o desiludiram?
TD: Existem muitos bons jogadores na divisão de honra, assim como existem alguns que nem futebol deveriam jogar. Talvez destaque um jogador que eu conheço bem e que merece estar acima da divisão de honra: José Alfredo do Carvalhais.

FDV: A arbitragem da AF Viseu esteve em bom nível?
TD: Nos últimos anos a arbitragem da A.F. Viseu tem vindo a melhorar. Contudo, e como em todas as profissões, tem bons e maus profissionais. Penso, no entanto que a tendência é para melhorar. Posto isto tenho que dar os parabéns ao conselho de arbitragem da A.F. Viseu.

Nome: Tiago Dias Desterro
Idade: 30 ano(25/9/77)
Nacionalidade: Portuguesa

Historial:
2002/2003 - Grupo Desportivo de Mangualde (escalão juvenis) - treinador adjunto
- Clube Académico de Futebol (escalão juvenis) - campeão distrital - treinador adjunto
2003/2004 - Clube Académico de Futebol - escalão de juvenis - treinador adjunto (1ª Divisão Nacional)
2004/2005 - Sport Viseu e Benfica - escalão séniores (1ª Distrital)
2005/2006 - União Desportiva Sampedrense - escalão séniores - Divisão de Honra
2005/2006 - Estágio de Observação na pé-época no Sport Clube Penalva do Castelo
2006/2007- Carvalhais Futebol Clube - escalão juniores - Treinador Principal
Agosto 2007 / Setembro 2007 - Carvalhais Futebol Clube - escalão Juniores - Treinador Principal
- escalão séniores - Treinador Adjunto (divisão de honra)
2007/2008 - Estagio de Observação na pré-época no F.C. Paços de Ferreira.
2007/08 - Mangualde - treinado adjunto - venceu a Taça Sócios de Mérito
Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu