quarta-feira, junho 04, 2008

Entrevista a Rui Lage, jogador do Nelas

O Blog Futebol Distrito de Viseu apresenta hoje a entrevista com Rui Lage, jogador do Sport Lisboa e Nelas e treinador dos juniores do Repesenses.


Nome completo: Rui Jorge Barreto Lage
Naturalidade: Luanda(Angola)
Data de Nascimento: 20-03-1973
Clubes preferidos: Sporting
Jogador(es) preferidos: Todos os bons jogadores
Posição: Médio Centro

7 aos 10 anos : Dínamo da Estação
84-85 a 90-91: Formação no A. Viseu(CAF)
91-92 (1º ANO SÉNIOR): VISEU F.C. SATÉLITE DO AC.VISEU - 30 JOGOS 2
GOLOS 3ª DIVISÃO
92-93: 1 JOGO II B AC VISEU
93-94: 2 JOGOS II HONRA AC VISEU
94-95: 29 JOGOS 1 GOLO II B AC VISEU
95-96: 27 JOGOS 0 GOLOS II HONRA AC VISEU
96-97: 32 JOGOS 1 GOLO II HONRA AC VISEU
97-98: 22 JOGOS 2 GOLOS II HONRA AC VISEU
98-99: 17 JOGOS 0 GOLOS II HONRA FEIRENSE
99-00: 33 JOGOS 1 GOLO II B AC VISEU
00-01: 32 JOGOS 0 GOLOS II B AC VISEU
01-02: 32 JOGOS 1 GOLOS II B AC VISEU
02-03: 38 JOGOS 2 GOLOS II B AC VISEU
03-04: 37 JOGOS 0 GOLOS II B AC VISEU
04-05: 4 JOGOS 0 GOLOS II B AC VISEU
04-05: 9 JOGOS 0 GOLOS III DIVISÃO S L NELAS
05-06: 22 JOGOS 0 GOLOS II B S L NELAS
06-07: 25 JOGOS 2 GOLOS II B S L NELAS
07-08: 30 JOGOS 1 GOLO II B S L NELAS

Nelas

Futebol Distrito de Viseu: Terminada mais uma época e ao que parece com o Nelas a descer de divisão, como analisa tudo o que se passou atendendo a que o clube era candidato à subida?
Rui Lage: Neste momento ainda não se sabe qual o destino do Nelas, se fica na 2ª ou na 3ª,provavelmente continuara na 2ª divisão. Em relação ao Nelas se ter assumido como candidato passou na altura pela ambição dos dirigentes , equipa técnica e naturalmente dos jogadores, mas sinceramente depois de analisar alguns factores notou-se que dificilmente o Nelas conseguiria atingir esse objectivo.

FDV: Esta foi a sua quarta temporada no SL Nelas. Pensa que o lugar do Nelas é a II Divisão? Ou será a terceira a divisão mais adequada?
RL: Eu penso que o S L Nelas tem condições para andar na II Divisão se for um clube organizado e continuar a ser apoiado pelos sócios e principalmente pela Câmara, mas para já não tem condições para mais altos voos.

FDV: O que falta ao Nelas para dar um salto para os campeonatos profissionais?
RL: Acho que falta mais uns anos de experiencia na II divisão, melhorar muito o trabalho na área da formação, melhorar as condições de trabalho (mais 1 campo de treino, posto médico, rouparia, etc), alguém que se dedique 24 horas ao S L Nelas (secretário técnico) e principalmente criar uma estrutura forte que consiga segurar o clube nos campeonatos profissionais, porque não acho que seja bom para um clube subir e no ano seguinte baixar outra vez. Mas para isso acontecer é preciso muito trabalho e dinheiro.

FDV: Tem-se falado que o Nelas tem salários em atraso e que passa neste momento por dificuldades financeiras. O Rui confirma ou tem tudo em dia?
RL: Neste momento até á data de hoje o S L Nelas tem ordenados em atraso com os jogadores mas já me confirmaram que até ao fim desta semana tudo vai ficar regularizado. Eu acredito que sim. O Nelas, falo por mim, sempre me pagou tudo o que acertámos no contrato.

FDV: Como é que o plantel do Nelas sentiu as notícias que surgiram da tentativa de aliciamento a jogadores do Abrantes?
RL: Na altura que a noticia saiu a época já tinha terminado e já não havia treinos, não foi possível falarmos em conjunto sobre essa notícia, mas fomos falando uns com os outros por telemóvel e sinceramente não acredito que possa ter havido aliciamento porque não tem cabimento algum alguém querer aliciar jogadores para se recusarem a jogar uma vez que a formação do Abrantes se ia apresentar na mesma com 11 jogadores. O mais estranho de tudo é o porquê dos jogadores só apresentaram queixa ao presidente no final do jogo?

FDV: A direcção do Nelas sempre deu o apoio necessário para que o plantel conseguisse melhorar os resultados?
RL: O apoio não foi o mais desejado, houve alturas que sentimos que estávamos sozinhos na luta, faltou alguém que conseguisse fazer o elo de ligação entre a equipa e a direcção. Mas também sabíamos que o presidente tinha os seus problemas de saúde muitas das vezes não conseguia estar com a equipa durante a semana.

FDV: Apesar da época menos positiva do clube, o Rui Lage foi um jogador fulcral, com a equipa a ressentir-se quando esteve lesionado. Como analisa a sua época?
RL: Eu como capitão e como jogador mais experiente, tentei sempre ajudar os meus colegas, havia muitos jogadores que estavam pela 1ª vez em Portugal era uma situação difícil para eles. A equipa era praticamente toda nova. Houve jogadores que tiveram muitas dificuldades de entenderem a forma de jogar em Portugal. Tenho consciência da época que fiz, tenho 35 anos mas sinto que ainda posso continuar a jogar porque tenho prazer e sinto-me ainda com muita vontade e sei que há pessoas que ainda acreditam no meu valor.

FDV: Como tem sido a relação do Rui com os adeptos do Nelas?
RL: Quando eu vim para Nelas custou-me muito habituar a treinar de noite e a jogar de dia, sempre tinha sido profissional e treinava sempre de dia. Vim a meio da época depois de ter estado parado 4 meses devido a uma lesão no ac.viseu. Não tinha feito pré época e quando cheguei ao Nelas em Fevereiro já não havia muita carga física o que é normal. No 1º jogo que fiz o Nelas perdeu pela 1ª vez, comecei a ser criticado logo por isso, curiosamente o Nelas começou a ter uma quebra e como seria de esperar fiquei ligado a tudo isso. Na época seguinte renovei porque queria mostrar as pessoas que estavam muito enganadas a meu respeito, no inicio da época as coisas continuavam complicadas mas com o passar dos tempos voltou tudo ao normal e hoje sinto que a nossa relação é muito boa apesar de haver sempre aqueles críticos como há em todo lado. Mas há um sócio muito especial, que nas horas difíceis esteve sempre com a equipa e para ele o meu muito obrigado em nome do plantel, estou-me a referir ao Prof. Armando Morais, acima de tudo um grande amigo.

FDV: Recentemente realizou-se a Assembleia-Geral do Nelas que escolheu uma nova direcção, liderada por Zé Mane que treinava os juvenis e Hernâni que treinava os iniciados. Acha que esta direcção tem condições para fazer um bom trabalho?
RL: Acima de tudo, quando as pessoas são serias e querem ajudar é meio caminho para se ter sucesso. Conheço o Zé e o Hernâni, sei que são pessoas que querem ajudar, mas não sei se num futuro próximo conseguirão realizar um bom trabalho, esperemos que sim. É preciso que as pessoas ajudem e dêem espaço para que eles possam realizar o trabalho com alguma tranquilidade. Mas tambem é preciso avisar que no futebol nem tudo é bom e que existe muita falsidade. Deixar um abraço também a direcção presidida pelo presidente Cavaca, pelo excelente trabalho que fez na instituição S L Nelas.

FDV: Sente que o Nelas tem condições para construir um grande plantel e regressar aos sucessos?
RL: O nelas tem condições para construir um plantel que dê garantias de realizar uma época tranquila.

Carreira

FDV: O Rui é um jogador muito experiente, que jogou sempre nos campeonatos Nacionais. Quais foram os momentos mais marcantes da sua carreira?
RL: As subidas de divisão á II liga, principalmente a da época 92-93,foi maravilhoso estar presente nessa subida, ultimo jogo nas Caldas precisávamos ganhar ou empatar mas se o caldas ganhasse subiam eles. Estádio nas caldas completamente cheio ambiente fantástico, acabámos por ganhar 1:0 com um golo do Besirovic. Chegámos a Viseu á meia noite e meia e quando pensávamos que já não havia pessoas à nossa espera, para surpresa nossa estava o rossio cheio. já tinha ido a festas quando A. Viseu subiu a 1ª divisão, mas como aquela não houve igual.

FDV: Fazendo uma retrospectiva de tudo o que foi a sua carreira, que conselho deixa aos jovens jogadores?
RL: Hoje em dia ser profissional de futebol não é fácil, por isso acho que quem quiser chegar a profissional é preciso 1º que tudo ser humilde e sentir prazer no que esta a fazer, quem for humilde, serio e gostar de trabalhar, deixar de pensar no eu e sim no nós com certeza que vai conseguir atingir os objectivos.

FDV: O Rui passou muitos anos no Académico de Viseu(CAF). Como sentiu a fim do clube?
RL: Para mim o Ac.Viseu fez parte da minha família, cresci com o académico e foi com muita tristeza que vi o meu académico acabar. Houve muita gente que se aproveitou do clube para se promover. O clube acabou e ninguém se responsabilizou. É triste deixar acabar um clube com história sem que ninguém seja culpado.

Treinador

FDV: Apesar de ainda estar a jogar o Rui treinou esta época os juniores do Repesenses. Como classifica a experiência e a época do clube?
RL: Fui para Repeses a meio da época passada, na altura a equipa estava em ultimo lugar, e conseguimos ainda ficar em quinto lugar, sendo a 2ª equipa com mais pontos na 2ª volta, os miúdos foram fantásticos e tanto eu como o Francisco Neto ficamos com a sensação que eles tinham valor para mais. Esta época foi muito complicada, começamos a época só com 15 jogadores e logo na 1ª jornada perdemos 2 jogadores,1 ficou sem jogar a época toda o outro teve parado 3 meses. Conseguimos com muita dificuldade contratar 3 jogadores tivemos de pagar para os ter porque hoje em dia ninguém ajuda ninguém. Fizemos uma 1ª volta muito má. Infelizmente descemos ao distrital, mas estou convencido que com a equipa toda conseguiríamos mais, mas acima de tudo dar os parabéns aos jogadores porque sempre mostraram vontade de trabalhar e aprender e sei que hoje estão preparados para a nova fase das suas carreiras, porque o trabalho que é feito em repeses desde os escalão mais novo é muito bem elaborado, pena é que não apareçam mais apoios para um clube que vive á base da formação e é mau quando um miúdo que tem prazer em jogar tenha que suportar as despesas(exames médicos, almoços, fatos treinos etc.).Muito fazem as pessoas que por amor dão a cara pelo Repesenses e levam o nome da freguesia e o da cidade pelo país fora, mas precisam de mais apoios e principalmente apoios monetários.

FDV: A carreira de treinador é uma aposta de futuro?
RL: Para já só penso em jogar e como referi enquanto acreditarem em mim vou faze-lo. Gosto de trabalhar com os miúdos se o poder fazer ao mesmo tempo é bom. No futuro logo se vê.

FDV: Dos jogadores que treinou e dos outros jovens do distrito que viu jogar, quais pensa que são os jogadores que podem dar o salto e singrar no futebol sénior?
RL: Não vou individualizar nenhum nome da equipa do Repesenses porque seria injusto, mas penso que estão preparados para jogar no futebol sénior, claro que alguns mais que outros. Sei que alguns, derivado aos estudos, vão ter de abdicar para já do futebol, mas também sei que daqui a 2, 3 anos um ou outro vai conseguir afirmar. Quanto aos jogadores do distrito, não conheço muitos, mas por exemplo o roberto central do Santacombadense ainda com a idade de júnior foi titular durante toda a época(grande miúdo),sentimos a falta dele mas foi bom para ele. No Ac.Viseu também existe 2 ou 3 miúdos com muito bom futuro, assim como no Viseu e Benfica. Agora a que apostar neles.

Futuro

FDV: O futuro do Rui Lage passa pelo Nelas?
RL: O meu futuro passa por jogar futebol, agora não sei se é em nelas ou em outro clube. Vou aguardar mais um pouco.

FDV: Já existem propostas para a próxima época?
RL: Sim, já existem algumas propostas

Pessoal

FDV: Qual o treinador que mais o marcou?
RL: Em termos de trabalho foi mais que 1,sem querer ofender ninguém, cada treinador tem os seus métodos e temos que respeitar. Prof. José Morais, Caetano e Mister Borges principalmente estes foram os treinadores que me deram mais prazer em trabalhar e com os quais mais me identifico. Embora em termos de amizade e como homens podia dizer mais 6 ou 7, sinceramente dei-me bem com quase todos.

FDV: Para finalizar, pedíamos a Rui que elaborasse o melhor onze com o qual jogou.
RL: É complicado, peço desculpa ao resto dos amigos mas só posso dizer 11 (eheheheh!!)
AUGUSTO(Ac.Viseu/Tondela); ARSÉNIO(Ac.Viseu e Feirense/abandonou); SÉRGIO(Ac.Viseu , Nelas/Penalva); ACACIO(Feirense/treinador); KAPPA(Ac.viseu/abandonou); LUISVOUZELA(Ac.Viseu/desp.chaves); BESIROVIC(ac.viseu/abandonou); RUISANTOS(ac.viseu,nelas/nelas); ZÉ D ´ANGOLA(ac.viseu/abandonou); RUIMIGUEL(ac.viseu/zaglebie); RUI BORGES(ac.viseu/trofense).Se fosse eu a escolher, jogava com 50 ou mais, mas só me pediram 11. Um abraço para todos os meus colegas com o qual tive e tenho o prazer de jogar.

E um agradecimento ao Futebol Distrito Viseu, que o blog continue porque está no bom caminho. Obrigado

O Futebol Distrito de Viseu agradece a disponibilidade de Rui Lage, e aproveita para desejar felicidades para a próxima época.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu