terça-feira, junho 10, 2008

Entrevista a Rui Santos, jogador do Nelas

O Blog Futebol Distrito de Viseu apresenta hoje a entrevista com Rui Santos, jogador do Sport Lisboa e Nelas.


Nome completo: Rui Manuel Pereira dos Santos
Naturalidade: Viseu
Data de Nascimento: 22/02/1980
Posição: Médio Ofensivo / Médio Ala

Clube preferido: Benfica
Jogador preferido: Rui Costa

Historial:
Camadas jovens no Académico de Viseu/
Como Sénior:
Épocas 1999/2000; 2000/2001; 2001/2002; 2002/2003; 2003/2004
- Clube Académico de Futebol - Viseu
Época 2004/2005 - Clube Desportivo Portossantense
Épocas 2005/2006; 2006/2007; 2007/2008 - Sport Lisboa e Nelas
Ultima Época 31 jogos 8 golos


Nelas

Futebol Distrito de Viseu: Terminada mais uma época e ao que parece com o Nelas a descer de divisão, como analisa tudo o que se passou atendendo a que o clube era candidato à subida?
Rui Santos: Analiso isto tudo de forma triste porque esta temporada tínhamos como objectivo tentar alcançar a subida ou pelo menos fazer igual á temporada transacta, o que nos daria acesso ao playoff de subida. Mas tal não sucedeu devido a diversos factores para mim o mais importante foi a saída de bastantes jogadores, e por consequência a entrada de muitos outros neste caso não habituados ao clube ao país e ao campeonato, o que leva o seu tempo a formar uma equipa. Tivemos também em vários jogos o factor arbitragem que nos prejudicaram bastante. Tudo isto levou-nos a esta situação de possível descida.

FDV: Esta foi a sua terceira temporada no SL Nelas. Pensa que o lugar do Nelas é a II Divisão? Ou será a terceira a divisão mais adequada?
RS: Claro que o Nelas tem condições de andar na II divisão, até porque nas 2 épocas anteriores se não me engano foi a melhor equipa do distrito a nível de classificações, só esta é que não. Mas neste momento que o clube atravessa, com algumas dificuldades, se se confirmar a descida não sei se será um mal menor para tentar estabilizar o clube novamente, e partir outra vez á procura dos êxitos que faltaram este ano.

FDV: O que falta ao Nelas para dar um salto para os campeonatos profissionais?
RS: Falta sobretudo infra estruturas, melhores condições de trabalho para todos os jogadores incluindo as camadas jovens e também profissionalizar toda a estrutura do futebol, porque não faz sentido ir para um patamar superior sem estas condições.

FDV: Tem-se falado que o Nelas tem salários em atraso e que passa neste momento por dificuldades financeiras. O Rui confirma ou tem tudo em dia?
RS: Até este momento, posso dizer que comigo ainda não está tudo regularizado, como toda a gente sabe o clube fez um grande investimento esta época, mas as coisas não correram como toda a gente pretendia logo isso tem causado dificuldades para cumprir. Mas tenho a esperança, porque sempre assim foi que tudo se regularize.

FDV: Sente que o Nelas tem condições para construir um grande plantel e regressar aos sucessos?
RS: O Nelas tem todas as condições de construir um plantel equilibrado, que consiga fazer um campeonato tranquilo seja em que divisão for. É preciso é recuperar a credibilidade que o clube merece e tem tido os últimos anos em que todos os jogadores gostavam de representar o SLN.

FDV: Como é que o plantel do Nelas sentiu as notícias que surgiram da tentativa de aliciamento a jogadores do Abrantes?
RS: Aos jogadores passou um pouco ao lado, até porque essas notícias surgiram no momento que a época terminou, mas claro falámos uns com os outros sobre o que se passava mas sem dar grande importância, porque para nós não tinham grande fundamento.

FDV: A direcção do Nelas sempre deu o apoio necessário para que o plantel conseguisse melhorar os resultados?
RS: Da parte da direcção sempre foi feito um esforço na medida do possível para inverter os resultados negativos que o grupo ia alcançando. Não nego que houve situações em que por vezes a direcção poderia ter dado outra resposta, mas como toda a gente que anda no futebol infelizmente sabe quando os resultados não aparecem os atletas são sempre considerados culpados, o que não devia acontecer porque ninguém principalmente os jogadores gostam de sair derrotados de dentro do relvado, e ninguém fica mais triste do que eles.

FDV: Apesar da época menos positiva do clube, o Rui Santos foi dos jogadores que mais se evidenciou. Como analisa a sua época?
RS: Em termos individuais tive uma época positiva, fiz praticamente os jogos todos, fui o melhor marcador da equipa e tentei fazer tudo para ajudar os meus companheiros e o clube, a nível colectivo as coisas não correram da melhor maneira infelizmente para todos os sócios e apoiantes do nelas para a direcção e sobretudo para o plantel do SLN.

FDV: Como tem sido a relação do Rui com os adeptos do Nelas?
RS: Tem sido boa, sempre me apoiaram mesmo nos momentos mais difíceis, mas como em qualquer lado quando os resultados não aparecem as pessoas desabafam em cima dos jogadores, mas cabe aos jogadores mudar isso trabalhando sempre da mesma forma séria e aí as pessoas percebem que os jogadores dão sempre tudo em prol do clube, foi o meu caso.


Carreira

FDV: O Rui era um jogador a quem todos previam um grande futuro, contudo as lesões impediram-no de dar o salto. O problema das lesões já está ultrapassado?
RS: Graças a Deus que nestas ultimas épocas não fui afectado pelas lesões, que tanta tristeza e dor me deram em tempos, afectando o meu progresso como jogador, não me deixando fazer aquilo que mais gosto, e claro provavelmente ter jogado num patamar superior. Mas neste momento e as últimas épocas provam isso sinto-me muito bem.

FDV: O Rui ainda pensa ser possível dar o salto para uma Liga de Honra, para a 1º liga ou quem sabe para o estrangeiro?
RS: Esperança existe sempre, sei que cada ano que passa tudo se torna mais complicado de realizar, porém nunca se sabe. No meu entender acho que tenho valor para isso, mas isso só não basta é preciso ter sorte ou alguém que nos dê oportunidades para mostrarmos o nosso valor num patamar superior.

Futuro

FDV: O futuro do Rui Santos passa pelo Nelas?
RS: Neste momento, não sei até porque com esta indefinição á volta do clube, com uma nova direcção eleita não sei qual será o seu projecto para o Nelas. E de Nelas até este momento ainda ninguém me contactou.

FDV: Já existem propostas para a próxima época?
RS: Existem propostas, mas neste momento estou a reflectir sobre elas, ainda não tomei nenhuma decisão sobre isso.

Pessoal

FDV: Qual o treinador que mais o marcou?
RS: Sem desprimor para nenhum já tive bons treinadores mas o que mais me marcou, e o que mais me fez evoluir tacticamente, e como jogador foi o mister António Borges.

FDV: Para finalizar, pedíamos a Rui que elaborasse o melhor onze dos colegas que já teve.
RS: Guarda Redes: Augusto(caf;Tondela) Defesas: Hugo Gomes(farense;portossantense), Sérgio Fonseca (caf;Penalva), Rogério Sousa(caf;Penalva) ,Tiago Gonçalves(braga;nelas) Médios: Rui Lage(caf;nelas), Rui Miguel(caf;zaglebie), Leo Oliveira(paços ferreira;portossantense), Jackes(caf;Penafiel) Avançados: Edu Souza(nelas;trofense), Fábio(caf;salgueiros)

Haveria muitos mais, bons amigos e bons jogadores a eles o meu abraço.

Desejo todas as felicidades ao Futebol Distrito de Viseu, que muito tem feito e com certeza vai continuar a fazê-lo por divulgar a todos o futebol do nosso Distrito. É importante esta divulgação para o melhorar e fazer crescer.

O Futebol Distrito de Viseu agradece a disponibilidade de Rui Santos, e aproveita para desejar felicidades para a próxima época.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu