sexta-feira, agosto 22, 2008

Antevisão 1ª jornada da II e III Divisão

Aí está o grande dia. O dia que todos desejam chegue rapidamente. Adeptos, directores, treinadores e , fundamentalmente os jogadores.
O dia em que a bola começa a rolar a sério e onde pela 1ª vez se poderá avaliar a atitude competitiva da equipa e onde se poderá perceber se tudo quanto foi trabalhado está ou não já assimilado. Ainda que no futebol a preparação de uma equipa seja algo permanentemente inacabado. Como me dizia o meu amigo Ulisses Morais ainda ontem, quando pensamos que algo está consolidado eis que no decorrer de um treino ou jogo nos apercebemos que houve alguns retrocessos e temos de reformular tudo de novo, sem nunca perdermos a nossa identidade.
E a 1ª jornada é de facto muito especial. Para além de tudo que está inerente a todas as jornadas esta carrega consigo a ansiedade acumulada ao longo da pré-época e por norma quem for capaz de mais facilmente anular essa ansiedade fica mais próxima do sucesso. Esta é, porventura, a única jornada em que o factor casa, na minha perspectiva claro, traz desvantagem pois é mais um factor de ansiedade acrescido…
Analisemos os jogos desta 1ª jornada:

2ª Divisão B – série C

Penalva do Castelo – Pampilhosa: O Pampilhosa e Tó Margarido têm boas recordações das visitas a Penalva do Castelo. Mas como há sempre o dia em que se inverte a história estamos crentes que a equipa penalvense irá iniciar este campeonato (que como já referimos anteriormente é mais curto que o anterior) com os 3 pontos em disputa.

União da Serra – Ol. Bairro: A equipa da casa irá tentar aproveitar a embalagem do sucesso alcançado na época anterior a euforia que daí resultou para marcar com um resultado positivo a sua estreia neste campeonato. Porém, a maior experiência da equipa forasteira poderá ser decisiva…

Monsanto – Operário: O referido no jogo anterior aplica-se por inteiro a este jogo também. Porém há ainda que acrescentar a maior valia, teórica pelo menos, da equipa açoreana que lhe dará o favoritismo neste encontro.

Tourizense – Fátima: O 1º grande jogo da competição. Num duelo entre dois dos principais candidatos ao topo da classificação geral, a aposta vai para a equipa forasteira que quererá marcar posição neste campeonato.

Praiense – Eléctrico: Num jogo que coloca frente a frente uma das grandes incógnitas deste campeonato (praiense) e uma equipa que, por lapso informático, não referi na minha antevisão deste campeonato, o eléctrico de Francisco Barão, coloco o maior favoritismo na equipa forasteira que desejará mostrar já na jornada inaugural da competição a sua candidatura aos lugares cimeiros da classificação geral.

Abrantes – Nelas: Na reedição do ultimo jogo da ultima temporada, num jogo marcado por algumas insinuações infelizes dos dirigentes locais e que se espera não marquem este jogo, a turma viseense poderá, no mínimo, repetir o resultado alcançado nesse encontro e assim iniciar, com pontos, esta época.

3ª Divisão – série C

Fornos de Algodres - Cinfães: Um embate entre os últimos campeões distritais de Viseu e Guarda que por norma tende para os viseenses… Estando eu crente que a formação cinfanense se irá apresentar como candidata aos lugares cimeiros da classificação geral, parece-me que a tendência será reforçada neste encontro.

Ac. Viseu – U. Lamas: Inicio de campeonato para a formação academista num jogo em casa contra uma equipa que na época passada ganhou um jogo e perdeu outro no fontelo. Apesar da equipa de Lamas se apresentar mais consolidada pois mantém quase tudo da época passada, apostamos num arranque forte da equipa academista.

Tondela – Fiães: O jogo grande da jornada num encontro que deverá mostrar qual o verdadeiro valor das duas equipas. Sabendo-se que a 1ª jornada da época passada, também nessa altura frente a um candidato, foi traumatizante para os tondelenses, estamos certos que os comandados de António Jesus quererão iniciar a época com o pé direito.

São João de Ver – Águeda: No regresso aos campeonatos nacionais da equipa de Águeda sentimos que não o marcará com um resultado positivo. Ao invés, a turma da casa quererá dar continuidade à excelente fase final da época passada iniciando esta competição com os 3 pontos.

Valecambrense – U. Tocha: Mesmo sabendo-se da dificuldade que sempre se sente para vender em Vale de Cambra, pensamos que a equipa da Tocha poderá iniciar este campeonato com os três pontos e assim marcar uma posição de destaque logo no inicio do campeonato.

Milheiroense – Anadia: Num jogo que opõe duas equipas que mudaram muito em relação à época passada, o factor casa poderá ser decisivo, para um lado ou para outro dependendo da forma como os atletas da equipa da casa anulem ou não a ansiedade acrescida por esse facto, par o desfecho final.

Avanca – Sátão: Num confronto entre duas equipas que desceram de divisão, a equipa satense poderá aproveitar o excelente estádio de Avança para explanarem todo o seu futebol e, quem sabe, repetirem o resultado da época 2005/06 em que venceram por 2-1.

João Bento

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu