segunda-feira, setembro 01, 2008

1ª Eliminatória da Taça de Portugal: Satão 1 - Rebordosa 1 (4-5 g.p.)

31 de Agosto 2008
Estádio Municipal da Premoreira (Satão)
Assistência: Cerca de 250 pessoas

Nesta 1ª Eliminatória da Taça de Portugal, edição 2008\2009, encontraram-se na vila de Satão, o clube local, Associação Desportiva de Satão, diante do Rebordosa Atlético Clube, que viajou do concelho de Paredes, que militam, ambos na 3ª Divisão Nacional.
Espera-se então um jogo de muito equilibrio e competitividade, o que se veio a confirmar, tanto pelo resultado como o decorrer do jogo, dado que sendo um jogo a eliminar, ambas as equipas tinham que arriscar alguma coisa para ultrapassarem esta eliminatória inicial da Taça de Portugal, já que a seguir na competição entram equipas de campeonatos profissionais.

Assim, a entrada no jogo de ambas as equipas foram de alguma cautela, tentando ainda se "conheçerem" e assim explorar qual seria a melhor táctica que cada uma equipa queria explorar. Sempre sem arriscarem muito nos momentos iniciais, foi-se assistindo a um jogo bem disputado pelas duas equipas, com objectivo comum de vencer. Assim durante os primeiros 30 minutos da partida não se assistiram a jogadas eminentes de golo, como o Satão a procurar um futebol mais directo, e o Rebordosa ainda um pouco na espectactiva. Aos 34 minutos, nota para um cabeceamento com algum perigo para a baliza do Satão, defendida por Tó Lopes, depois de um pontapé de canto. Aos 37 minutos um ataque rápido da parte do Satão, levou ao atacante do Satão, Geyson a rematar com algum perigo para a baliza do Rebordosa, defendida por Hugo Mahalhães, defendendo a bola. Depois aos 41 e 43 mintunos, dois livres fora da grande área do Satão, rematados a baliza, que levaram a algum perigo, pelo Joel e o Filipe Sousa do Rebordosa. O intervalo da partida chegava, com a nota dominante directa para o equilibrio da partida, realçe para uma boa entrega da parte dos jogadores, a proporcionarem um jogo bastante disputado. O empate assim aceitava-se (0-0).
Na segunda parte voltaram as equipas com a mesma disposição, com uma entrada mais forte da parte do Satão, com dois remates com algum perigo, destacando aos 49 minutos, Zé Carlos, o número 9 do Satão a descair da esquerda para a baliza a rematar para uma defesa segura e atenta do guarda-redes do Rebordosa. Logo depois surgindo a resposta da equipa visitante, pelos 53 minutos, com uma grande oportunidade de golo, livre cruzado para direita, aparecendo o central Vagner solto na grande área do Satão (jogador que já passou pelo S C Penalva do Castelo, a uns anos atrás) a rematar para uma defesa apertada e atenta de Tó Lopes. Aos 59 minutos, novamente o Satão a criar algum perigo, com remate de Geyson. Por esta altura, o jogo estava na "toada" remate lá, remate cá. Aos 62 minutos, Cafú do Rebordosa remata com perigo, para novamente boa e atenta defesa de Tó Lopes, antecedendo assim, no primeiro golo da partida, pelos 65 minutos, por parte da equipa visitante, Gustavo aparece isolado frente a Tó Lopes, depois de passe de Cafú de cabeça, não desperdiçando a oportunidade. Mas logo a seguir, veio uma boa resposta da equipa da casa, aos 70 minutos, Zé Carlos do Satão isola-se no meio dos centrais e a entrada da grande área sofre um toque do central Filipe, que o derruba, cartão amarelo mostrado, do livre resulta um remate contra a barreira. Depois de um período mais morno, surge o golo do empate, aos 85 minutos, um golo "bonito", remate fora da área por parte de Nelson Leite, muito forte e colocado a entrar na baliza. Estalecido o empate, o jogo pouco depois termina. O prolongamento se seguiria de 30 minutos para tentar arranjar vencedor da partida e da eliminatória. O jogo recomeça, com mais equilibrio, notando-se já algum quebra fisica por parte dos jogadores, ficando assim o jogo mais partido, com bola no ataque de ambos os lados, pouco se jogando no meio campo. Aos 104 minutos, um livre directo, favorecendo o Rebordosa leva algum perigo para a baliza do Satão. Segunda parte do prolongamento, "taco a taco" novamente, com realçe para uma bola ao poste, pelos 115 minutos, da parte do Satão, Zé Carlos responde de cabeça a uma cruzamento de um colega de equipa, uma boa oportunidade sem efeito para o resultado. Assim termina o período de jogo (120 minutos) com a igualdade novamente, assim se teria de recorrer as grandes penalidades para decidir o vencedor. Assim ganhava quem menos falha-se. Para o Satão, marca Nelson Leite (1ª g.p.); marca Luís (2ª g.p.); marca Zé Carlos (3ª g.p.) falha Chico (4ª g.p.); marca Coutinho (5ª g.p.). Da parte do Rebordosa, marca Cerqueira (1ª g.p.); marca Joel (2ª g.p.); marca Filipe Sousa (3ª g.p.); marca Amado (4ª g.p.); marca Pedro Oliveira (5ª g.p.).
Assim se fez o resultado final 1-1 (4-5) a favor da equipa visitante, que teve a felecidade de não falhar nenhuma grande penalidade, assim se decidiu um jogo bastante equilibrado, como não podiam ficar empatadas, ganhou a equipa que melhor aproveitou as grandes penalidades. Pela entrega das duas equipas, ambas mereciam passar a eliminatória.
Pena foi ver mais uma equipa do distrito de Viseu a deixar a Taça de Portugal, depois de também nesta tarde, serem eliminadas, a equipa do S C Penalva do Castelo e do Tondela. Melhor sorte esperemos para uma próxima.
Um trabalho regular da parte da equipa de arbitragem, que viajou do distrito de Castelo Branco, apesar de alguns pequenos erros.

Associação Desportiva de Satão alinhou com:
Tó Lopes, Nando, Pedro Nuno, Chico, Valério (João Faro - 113 minutos), Luís (capitão), Pedro´s, Rebelo (Victor Pina - 93 minutos), Zé Carlos, Nelson Leite e Geyson (Coutinho - 66 minutos).
Treinador: Carlos Marques

Rebordosa Atlético Clube alinhou com:
Hugo Magalhães, Cerqueira, Filipe (capitão), Vagner, Gustavo (Leal - 85 minutos), Cafú, Ita (Cristelo - 74 minutos), Pedro Oliveira, Joel, Flipe Sousa e Amado.
Treinador: António Monteiro

Árbitro de Jogo: Bruno Navo (A. F. Castelo Branco)

Golos: Gustavo (65 minutos) ; Nelson Leite (85 minutos)

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos: Filipe (70 minutos), Hugo Magalhães (78 minutos), Valério (81 minutos) e Zé Carlos (92 minutos).

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu