segunda-feira, dezembro 22, 2008

2ª Distrital: G D C Roriz 3 - G D Farminhão 2




21 de Dezembro de 2008
Campo Municipal da Cerca (Penalva do Castelo)

Cerca de 125 pessoas de assistência



Jogava-se a 11ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão Distrital de Viseu (época 2008\2009), encontraram-se no campo municipal da Cerca (Penalva do Castelo), onde "tradicionalmente" joga a equipa local, Grupo Desportivo e Cultural de Roriz, perante a equipa do Grupo Desportivo de Farminhão (equipa do concelho de Viseu).

Numa tarde agradável e o estado do terreno em relativas boas condições para a prática do futebol, começou ligeiramente melhor o Roriz, com uma entrada no jogo de ligeiro ascendente, praticando um futebol apoiado até ao meio campo, lançando depois passes para as costas da defesa, semelhante ao jogo apresentado pelo Farminhão, organizado no seu todo.
Aos 6 minutos surge o primeiro remate do Roriz, com perigo à baliza do Farminhão, efectuado por Selmo, com a bola a sair ligeiramente acima da barra.
Aos 25 minutos surge uma grande e soberana ocasião, que iria ser desperdiçada pelo Roriz, novamente Selmo, recebendo um passe para as costas da defesa, fica isolado, perante o guarda-redes do Farminhão, descaído da direita, já em boa posição de rematar, atira "incrivelmente" ao lado.
O jogo estava numa toada de equilíbrio, com ambas as equipas a praticarem um futebol organizado, depois de um ligeiro ascendente do Roriz, o Farminhão foi subindo também no terreno, contudo, falhando no ultimo passe, quando se encontrava junto ao ultimo terço do terreno.
O intervalo estava a chegar, quando se assistiu a mais uma grande perdida para a equipa do Roriz, desta feita, com mérito para o guarda-redes do Farminhão, quando Daniel Almeida remata rasteiro colocado, depois de um bom trabalho de Selmo, que "arranja" espaço dentro da grande área e passa a Daniel, que estava bem desmarcado, com Rogério a defender com o pé direito, passava o minuto 45+1.
Terminava a primeira parte, com o nulo no marcador a registar-se, numa primeira parte equilibrada, com boas e organizadas equipas a disputarem a partida. Ligeiro ascendente do Roriz durante a primeira parte, que dispôs de duas boas, por não dizer soberanas, ocasiões para inaugurar o marcador, enquanto o Farminhão, criou também bons lances ofensivos, contudo sem criar uma grande ocasião de golo.
A segunda parte começa, logo com sinal mais para o Roriz, que aos 48 minutos, criou mais um lance de perigo para a baliza do Farminhão, quando Marco Gomes efectua bom cabeceamento para fora, depois de um pontapé de canto.
Logo a seguir, aos 50 minutos, o Farminhão, iria criar a sua jogada com mais perigo para a baliza do Roriz, quando R. Monteiro remata bem de longe, para uma boa intervenção do guarda-redes do Roriz, sacudindo para fora, no culminar de uma boa jogada levada a cabo pelo ataque do Farminhão.
Este lance de perigo, iria anteceder o golo inaugural da partida, quando Pedro Martins, na execução de um livre directo, frontal à baliza do Roriz, executa de forma irrepreensível, para espanto do guarda-redes rorizense, Luís Correia, que ligeiramente mal posicionado, vê a bola entrar na sua baliza, estavam decorridos 64 minutos (0-1).
Este golo abalou a equipa do Roriz, que se desorganizou um pouco, sofrendo logo a seguir outro golo, aos 66 minutos, quando Kakum remata de longe para defesa incompleta de Luís Correia, sobrando a recarga para Pedro Martins, que teve só de encostar para o 0-2.
O jogo entrou numa toada emocionante, e logo a seguir o Roriz consegue reduzir o marcador, quando Marco Gomes consegue saltar mais alto de toda a gente na marcação de um pontapé de canto, cobrado do lado direito do ataque do Roriz (1-2).
O resulta reentra em discussão, tornando-se até um pouco mais viril, na medida que Emanuel, defesa do Roriz recebe cartão vermelho, ao fazer uma falta feia sobre um atacante do Farminhão, na tentativa de cortar um lance perigoso para a baliza de Luís Correia, derruba de forma dura um atacante do Farminhão, quando este conseguiu driblar o defesa do Roriz, isto aos 71 minutos.
Mais uns amarelos se seguíram, nesta fase do jogo que o Roriz jogava algo nervoso, enquanto que o Farminhão jogando mais sereno, estava a ter mais domínio de jogo que o Roriz.
O Roriz não foi desistindo, até que Alex, aos 84 minutos, numa boa jogada individual, descaindo em velocidade, da esquerda para a meio, a ganhar espaço e ângulo, que com um remate forte e colocado, consegue restabelecer a igualdade no marcador (2-2).
Eram dados mais 4 minutos de compensação para o jogo terminar, que iriam ainda ser emocionantes para os homens da casa, que com o seu publico a apoiar, iriam chegar à derradeira vantagem, mesmo em cima do cair do "pano", estava-se já a decorrer o 4º e ultimo minuto de compensação, quando Daniel Almeida dentro da grande área, recebe um passe, e num bom trabalho individual, consegue arranjar espaço, ficando em boa posição, rematando cruzado, para fora do alcance de Rogério, guarda-redes do Farminhão (3-2).
Alguma sorte e mérito para o Roriz, e desespero e frustração para o Farminhão.
Logo a seguir, chega o apito final do encontro. O Roriz consegue virar um resultado desfavorável de 0-2, em vitoria, para 3-2.
Assim numa segunda parte cheia de golos, o Roriz consegue uma segunda metade menos conseguída, o Roriz não desperdiçou as oportunidades que criou, demonstrando sempre fé em chegar ao golo, que lhe pudesse valer os 3 pontos, frente à equipa do Farminhão, bem organizada e com bastante valor, no seu colectivo.
Resultado que se aceita, mas também se tivesse ficado empatado, não ficaria mal.
Quando ao trabalho da equipa de arbitragem, chefiada por Adelino Duarte, um trabalho na sua globalidade, razoável.
O campeonato volta para 2009, precisamente no dia 3 de Janeiro de 2008.

Grupo Desportivo e Cultural de Roriz alinhou com:
Luís Correia, Nelson Gonçalves, Emanuel, Marco Gomes, Humberto (André Gomes - 73 minutos), José Lúcio (capitão), Fábio "Ganês"(Filipe "Lipinho" - 66 minutos), Alex, Samuel (Márcio "Vicente" - 46 minutos), Selmo e Daniel Almeida.
Treinador: Sérgio Macário

Grupo Desportivo de Farminhão alinhou com:
Rogério, P. Carreira, Marco, Simão, Paulito, Joel, R. Monteiro, Rúben ("Novo" - 38 minutos), Adrien (Dany - 89 minutos), Edgar "Kakum" (capitão) e Pedro Martins.
Treinador: Pedro Macedo

Árbitro de Jogo: Adelino Duarte (A. F. Viseu)

Golos: Pedro Martins (64 minutos (0-1) e 66 minutos (0-2)), Marco Gomes (68 minutos (1-2)), Alex (84 minutos (2-2)) e Daniel Almeida (3-2)).

Acção Disciplinar para o Roriz:
Cartões Amarelos: José Lúcio (70 minutos) e Daniel Almeida (90+4 minutos).
Cartões Vermelhos: Emanuel (71 minutos)

Acção Disciplinar para o Farminhão:
Cartões Amarelos: R. Monteiro (73 minutos) e Pedro Martins (74 minutos).

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu