Colecção: Revista Análise Social (2006)

Esta edição da revista Análise Social compila textos sobre vários aspectos do futebol, que vão muito além das quatro linhas, como por exemplo a migração de jogadores africanos para Portugal, e as suas consequências, a relação entre futebol e colonialismo, o renascimento dos clubes russos, através da injecção de dinheiro dos oligarcas multi-milionários (e a sua expansão para o resto da Europa, como no caso do Chelsea), a futebolização da China, do Japão e da Coreia do Sul, a falta de espectadores nos estádios portugueses, apesar da omnipresença da modalidade no dia-a-dia, e até a “estupidez no futebol”.
Indíce de artigos:
Stephen Wagg - "Anjos de todos nós?" Os treinadores de futebol, a globalização e as políticas de celebridade.
Miguel Moniz - Identidade transnacional adaptativa e a venda do soccer: o New England Revolution e as populações imigrantes lusófonas.
Nuno Domingos - Futebol e colonialismo, dominação e apropriação: sobre o caso moçambicano.
Paul Darry - Migração para Portugal de jogadores de futebol africanos: recurso colonial e neocolonial.
Tiago Maranhão - "Apolíneos e dionisíacos" - o papel do futebol no pensamento de Gilberto Freyre a respeito do "povo brasileiro".
Marcos Alvito - "A parte que te cabe neste latifúndio": o futebol brasileiro e a globalização.
Jim Riodan - "Entrar pelo jogo": pela Rússia, pelo dinheiro e pelo poder.
W. Manzenreiter e J. Horne - Levando o jogo pós-fordista ao Extremo Oriente: a futebolização da China, do Japão e da Coreia do Sul.
J. Nuno Coelho e Nina Tiesler - O paradoxo do futebol português: a omnipresença do futebol e a ausência de espectadores dos estádios.
Adam Brown - "Not for sale? A destruição e a reforma das comunidades futebolísticas na aquisição do Manchester United pelos Glazer.
Detlev Claussen - Sobre a estupidez no futebol.
Edição: www.ics.ul.pt/analisesocial




0 comentários:
Enviar um comentário