segunda-feira, janeiro 26, 2009

3ªC: Sátão 2 - Tondela 3



25 de Janeiro 2009
Estádio Municipal da Premoreira (Sátão)
Assistência: Cerca de 200 pessoas



Derby Regional da 3ª Divisão dá vitória para o Tondela!! Resultado premeia a eficácia no segundo tempo dos tondelenses!!

Jogava-se a 18ª jornada da época desportiva da 3ª Divisão - série C (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Sátão, para disputar um dos derby´s da 3ª Divisão, a equipa local, a equipa da Associação Desportiva de Sátão, perante o Clube Desportivo de Tondela.

Numa tarde muito fria, com muita chuva, vento e neve à mistura, a condizer com o estado do terreno, relvado sintético encharcado, começava uma partida muito aguardada no seio dos adeptos Satenses e Tondelenses.
Equilíbrio como nota dominante, nos primeiros momentos da partida, mas com os satenses a mostrarem mais impetuosidade, vontade e espírito de equipa, querendo desde cedo chegar à baliza do Tondela, com um futebol mais prático, do que o praticado por parte do Tondela, ainda a adaptar-se ao estado do terreno, com um futebol apoiado, contudo, sem grandes resultados práticos.
Primeiro remate da partida, com algum perigo, a pertencer ao Tondela, Beré, descaído da esquerda ganha algum espaço a defensiva, a rematar forte para fora.
A primeira grande oportunidade do encontro pertenceu a equipa do Sátão, aos 25 minutos, num pontapé de canto, Nando do Sátão, aparece solto no interior da grande área, em boa posição, cabeceia ao lado (a foto é bem ilustrativa do descontentamento de Nando).
Logo na resposta, aos 26 minutos, o Tondela introduz a bola no fundo da baliza de Tó Lopes, mas é assinado fora-de-jogo.
O Sátão neste momento estava a jogar com mais objectividade, do que o Tondela, e não foi de estranhar, que aos 28 minutos, inaugura-se o marcador da partida, na sequência de um canto cobrado da direita do ataque do Sátão, Zé Carlos cabeceia bem para a baliza, com Mikael a defender para a frente, a bola a sobrar e a defesa a embrulhar-se um pouco, aproveitando, Tó Almeida, a sobra, para rematar fácil, mesmo ao centro da grande área, para o fundo da baliza (1-0).
O Sátão ia conseguindo controlar as operações da partida, ultrapassando o seu melhor momento da partida nesta fase, com um futebol mais directo e prático, conseguindo chegar mais rápido a baliza contrária.
Foi então, que decorria o minuto 41, o Sátão iria aumentar o seu marcador, na sequência de um livre já perto da linha de fundo, a bola é cruzada/rematada em direcção à baliza, com Mikael novamente a "socar" para a frente, onde a defesa foi demasiado lenta, para a intervenção de Nando que aproveita a sobra, para fuzilar a baliza, mesmo no centro da grande área tondelense, quando já estava a cair imensos flocos de neve (2-0).
Ainda antes do "descanso", o Sátão iria beneficiar de mais uma excelente oportunidade para, talvez ter "matado" o encontro, quando Geyson, consegue aparecer solto, frente ao guarda-redes tondelense, rematando por cima da baliza, quando queria fazer um "chapéu".
O intervalo chegava, já com os adeptos bastante desconfortáveis, com imenso vento, a fazer soprar os flocos de neve para cima da assistência, com o "placar" a mostrar, dois golos para o Sátão, contra zero do Tondela. Vantagem do Sátão que se aceitava, contudo, um pouco exagerado, castigando os erros defensivos do Tondela, que estava a demonstrar permeabilidade nas bola paradas junto da sua grande área defensiva.

Segunda parte do encontro começa, com o Tondela a entrar com outra atitude, muito mais animado, provavelmente depois da conversa entre equipa, ao intervalo, demonstrando um futebol mais acutilante.
O Tondela, beneficiando de um livre, iria chegar ao golo, quando Chico, tentando aliviar a bola, introduz a bola na sua própria baliza, passava o minuto 52 da partida (2-1). O Tondela "animava" o jogo, que estava assim relançado.
O Sátão passava a jogar preferencialmente em contra-ataque, sem grandes resultados práticos, já que a defensiva tondelense, desta vez não estava a dar espaço para facilitismo.
Os visitantes continuaram a sua toada atacante, que demonstraram com o recomeçar da partida, e assim conseguem obter o empate na partida, desta vez através de uma grande penalidade, aos 69 minutos, já que Zé Carlos, faz falta dentro da sua grande área defensiva, em que Beré não desperdiça, com um remate forte, a não dar hipotéses a Tó Lopes (2-2).
Estava restabelecida a igualdade, com que se iniciou a partida, resultado que aceitava na perfeição. O Sátão também conseguiu criar mais uns lances de perigo, contudo sem a eficácia necessária, equilibrando de novo a partida, quando o Tondela, desfaz esta igualdade, passava o minuto 81, num ataque, Ricardo efectua um pontapé de ressaca, com a bola a embater num defesa e a desviar assim a direcção, parando só no fundo da baliza de Tó Lopes, sem que este tivesse hipotéses de defesa (2-3).
Estava assim dada a "cambalhota" no marcador, em que a eficácia foi a responsabilidade, desta reviravolta. Até ao final do encontro, o Sátão ainda tentou responder, contudo sem a mesma eficácia do Tondela, que assim resguardou a vantagem mínima, até ao apito final de Nuno Ventura, também ele a condizer com o Derby Regional, já que também pertence aos "quadros" do distrito de Viseu, nesta partida da 3ª Divisão Nacional, em conjunto com a sua equipa a fazer uma actuação positiva.
Resultado que assim premeia a eficácia do Tondela, que teve uma segunda parte bem conseguida, contrastando com a primeira. Quando ao Sátão, bateu-se muito bem, ao longo da partida, teve algum azar, não conseguindo, pelo menos um ponto na partida, que assim seria mais justo pela globalidade do encontro, numa partida muito interessante de se seguir, mesmo apesar das condições atmosféricas adversas.

Associação Desportiva de Sátão alinhou com:
Tó Lopes, Tó Almeida, João Faro, Chico (capitão), Valério, Pedro Nuno, Nando, Macieira, Zé Carlos, Zezerino (Rebelo - 70 minutos) e Geyson.
Treinador: Carlos Marques

Clube Desportivo de Tondela alinhou com:
Mikael, Tarzan, Abadito (capitão), Chico, Ricardo, Seninho, Barca (Rodrigo - 51 minutos) , Nuno Pedro (Ivo Maia - 89 minutos), João Peixe, Beré e Piojo (Josivan - 79 minutos).
Treinador: António Jesus

Árbitro de Jogo: Nuno Ventura (A. F. Viseu)

Golos: Tó Almeida (28 minutos) 1-0, Nando (41 minutos) 2-0, Chico (Sátão) p. b. (52 minutos) 2-1, Beré g. p. (69 minutos) 2-2 e Ricardo (81 minutos) 2-3.

Acção Disciplinar: Seninho (37 minutos), João Faro (65 minutos), Nuno Pedro (72 minutos), Macieira (84 minutos), Mikael (90+3 minutos), Chico (Sátão) (90+4 minutos) e Pedro Nuno (90+5 minutos).

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu