sábado, janeiro 31, 2009

Novos Quadros Competitivos II Divisão...e extinção da III Divisão

A aprovação em AG da FPF:
Futebol: FPF - III Divisão vai ser extinta na época 2010/2011
Lisboa, 31 Jan (Lusa) - A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou hoje, em Assembleia Geral (AG), a alteração dos quadros competitivos, que extinguem

A proposta, apresentada pela Direcção da FPF, prevê que a III Divisão seja extinta na época 2010/2011, altura em que os vencedores dos campeonatos distritais sobem automaticamente à II divisão.
Aprovada na generalidade e sob alguma contestação, a proposta vai agora ser regulamentada e terá depois de ser submetida a nova aprovação em AG.
A decisão - aprovada com 312 votos a favor, 123 contra e 60 abstenções - motivou o protesto da Associação de Futebol (AF) de Braga, cujo presidente acabou por abandonar a sala ainda durante a reunião magna.
Carlos Coutada considerou que as alterações "são redutoras e levarão à extinção de um grande número de pequenos clubes", além de revelarem "falta de comunicação entre o futebol profissional e não profissional".
Para o presidente da AF de Braga, as justificações economicistas, invocadas pela FPF, "são uma falsa questão", até porque "os clubes terão mais apoios se estiverem numa competição nacional do que numa regional".
Amândio de Carvalho, vice-presidente da FPF, considerou que a proposta "procura aproximar os clubes uns dos outros, em termos geográficos", mas admitiu ter dúvidas quando "a questões de competitividade".
O vice-presidente da FPF referiu que o "assunto tinha de ser tratado, porque cada vez se gasta mais e recebe menos".
A II Divisão passará a ser disputada por 48 clubes, divididos em três séries de 16 clubes, a duas voltas, num sistema por pontos, cujos três vencedores disputarão uma fase final, subindo os dois melhores à Liga de Honra.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional manifestou, entretanto, disponibilidade para estudar a hipótese de subida de três equipas à Liga de Honra.
O plenário da FPF, presidido por Avelino Ribeiro, que sucedeu ao demissionário Mesquita Machado, aprovou também reformulações ao nível dos campeonatos de juniores, juvenis e do futebol feminino.
A proposta de reformulação dos campeonatos de juniores e juvenis, pretende, segundo Agostinho Oliveira, coordenador das camadas jovens da selecções, "aumentar a competitividade e fazer uma filtragem qualitativa, tendo em conta os superiores interesses das selecções".
O nacional de juniores será dividido em duas zonas, de 12 equipas cada, com as oito melhores a disputarem um play-off de subida.
Nos juvenis, deixa de existir a actual II Divisão, com as equipas a ascenderem directamente dos distritais à I Divisão.
No início da AG, o presidente da FPF, Gilberto Madaíl, informou os membros de que a proposta de alteração de estatutos do organismo, exigida ao abrigo da nova Lei de Bases, "está concluída conforme as normas da FIFA e deverá agora ser analisada pelos associados".

http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=385479&visual=26&tema=3

Agora a opinião de um adepto de futebol

Como é evidente hoje foi uma data desastrosa para o futebol distrital da AF Viseu e todas as outras associações do interior do país.
Os clubes que na próxima época disputarem o ainda campeonato nacional da III Divisão, e não consigam a subida à II Divisão irão disputar em 2010/2011 os regionais ou campeonato pró-nacional.
Viseu e o seu futebol ficaram a perder. É esta a conclusão que chego.
O campeão distrital da AF Viseu da época 2010/2011 (que terá de terminar em Março), vai depois ser geograficamente inserido numa das 6 séries de 4 clubes que irão disputar a subida à II Divisão. Sorte desse clube se ficar em 1º ou em 2º lugar, porque, caso contrário, retorna na época seguinte ao campeonato regional. O que, teoricamente acontecerá, uma vez que irá ter como adversários equipas indicadas pela AF Porto e AF Aveiro. Não esquecer que os 24 Clubes que de Março a Maio disputarão a fase de subida à II Divisão são os 18 campeões distritais do continente + 1 Madeira + 1 Açores e + 4 Clubes indicados pelas associações que tiverem mais clubes inscritos. Como é evidente a todos, Porto, Lisboa, Aveiro, Braga

Mas pensemos na competição da AF Viseu. Esta terá de terminar em Março. Pensemos nos clubes que ficam "pelo caminho". Irão lutar para quê? Taça de Sócios de Mérito com uma nova organização / dinamização? Irão lutar para não descerem à 1ª Divisão numa 2ª fase? Que motivação terão os clubes que lutaram para ficar em 1º e acabaram por não atingir esse objectivo? As épocas terminaram mais cedo? É esta a competividade que se quer? Não, é apenas olhar aos custos que existem e cortar de uma forma irracional.

No limite destes novos quadros competitivos, associações de futebol do interior, das ilhas e algumas do litoral nunca mais terão clubes no futebol nacional. E Viseu está inserido nessas. Viseu poderá brevemente correr o risco de não ter uma única equipa nas competições nacionais!

Temos de lutar contra isto!

É uma injustiça este novo futebol, que se poderá apelidar de futebol dos ricos.

[Serpa Pinto]

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu