Nome: Francisca Maia Melo Rodrigues Martins
Data de nascimento: 15/06/86
Posição: Defesa
Local de nascimento: Viseu
Altura: 1,70m
Peso: 62 Kg
Profissão: Estudante
Ano que ingressou na equipa do Escola FC: 2003
1º golo pelo Escola FC: 2003
1ª convocatória à Selecção Nacional: 2003
Anos de federada: 7 anos
Ídolo no futebol: Rui Costa
Clube de futebol: Benfica
1- Fala-nos do teu percurso como jogadora de futebol até chegares à equipa do Escola.
Iniciei o meu percurso como jogadora de futsal através do desporto escolar representando as escolas onde estudava. Joguei pela Escola EB 2,3 Grão Vasco desde os 11 aos 15 anos onde sempre trabalhei com o Prof.Raposo. Com a passagem para o secundário e com o grau de exigência a nível escolar a aumentar, decidi deixar o futebol aos 16 anos (10ºano), mas por incrível que pareça ou por ironia do destino, o meu professor de educação física era o treinador da equipa do desporto escolar feminino da Escola Secundário Alves Martins!! No ano seguinte, andava eu no 11º ano e sem saber já estava inscrita no desporto escolar pelo meu antigo professor (Prof. Paulo Marcolino) para representar a escola. Nessa altura, mesmo sabendo que me ia ocupar algum tempo, o gosto pelo futebol falou mais alto e voltei a praticá-lo. A meio desse ano lectivo fui chamada para os treinos da Selecção Distrital de Futebol da Associação de Futebol de Viseu, equipa liderada pelo Coordenador Técnico Prof. João Amaro e pelos treinadores Prof. Francisco Neto e Catarina Regalo e passado alguns meses lá estava eu a representar o distrito no torneio que se realiza todos os anos em Lisboa e que representa uma das poucas oportunidades que as jovens jogadoras deste país têm de mostrar o seu talento.
Com esta participação as portas começaram a abrir-se a nível desportivo e os convites foram aparecendo por parte de algumas equipas, mas apenas uma era de futebol de 11. Na altura não sabia para onde me virar, visto que sempre pratiquei futsal durante todos aqueles anos e apenas na Selecção de Viseu pratiquei futebol de 7, mas o espírito de aventura fez-me optar por algo novo como o futebol de 11 mesmo sabendo que poderia ser arriscado. Com esta opção assinei contrato com o Escola Futebol Clube de Molelinhos onde ainda hoje me encontro.
2- Gostavas de ter uma carreira como jogadora profissional? Ou não faz parte dos teus objectivos de vida?
Sinceramente nunca pensei nisso, nunca foi um objectivo principal, mas se algum dia surgisse a oportunidade claro que a analisaria.
3- Sabemos que foste, em tempos, uma jogadora assídua na Selecção Nacional mas, entretanto, deixaste de ser chamada. Todos sabemos que são opções tomadas pelos treinadores mas gostariamos de saber a tua opinião. Sentes-te injustiçada? Achas que tens valor para estar entre as escolhidas?
Como disseram e muito bem são opções tomadas pelos treinadores e qualquer que seja a minha opinião eu só tenho de respeitar e continuar a trabalhar para merecer a confiança de quem lá está, mas se eu não for a primeira a acreditar no meu valor…
4- O que achas do percurso que a Seleccionadora Monica Jorge tem tido até agora?
Os resultados falam por si… A equipa técnica nacional liderada pela seleccionadora Mónica Jorge tem feito um trabalho notável e só nos resta esperar que continuem assim.
5- Como se encontra a equipa do Escola neste momento? Fala-nos um pouco da equipa mais jovem da primeira divisão.
Neste momento estamos de férias, a descansar da última época e em fase de recuperação para entrarmos com a máxima força na nova época. Quanto à média de idades da equipa não nos preocupa, o importante é a vontade de trabalhar e a vontade de aprender cada vez mais!!
6- Sabemos que integras o grupo de jogadoras mais velhas do plantel, como tem sido a vossa interacção com as mais novas?
Excelente!! A experiência das mais velhas com as brincadeiras das mais novas tem resultado muito bem e tem criado uma grande união no grupo que luta por único objectivo!
7- Não podiamos deixar de perguntar, pois claro, a tua opinião como capitã e jogadora acerca da prestação da equipa do Escola FC no campeonato. Como descreves a fantástica recuperação da equipa na última volta do campeonato onde a Escola vence quase todos os jogos conseguindo manter-se na primeira divisão?
O grande segredo da recuperação foi, sem dúvida alguma, a união do grupo dentro do Escola FC. Se queriamos atingir um objectivo todas e todos tínhamos de lutar para que isso acontecesse e foi devido a este querer, a esta vontade de todos, que os objectivos foram alcançados. Não poderia deixar de salientar o trabalho do Mister Luís Carlos no percurso deste objectivo.
8- Para além da fantástica recuperação que tiveram no campeonato, trouxeram para Molelinhos (Tondela) a Taça de Portugal e, pelo que chegou até nós, foram recebidas com muito entusiasmo. Achas que os vossos esforços foram reconhecidos?
Sim, é verdade! Foi uma das maiores conquistas deste clube e do futebol a nível distrital. Tenho a certeza que nunca mais esqueceremos os momentos vividos naquela final… O reconhecimento só veio valorizar o trabalho que sempre realizámos e continuamos a realizar.
9- Quais os objectivos para a próxima época? A equipa do Escola tem capacidade para enfrentar equipas como o 1ª Dezembro, Boavista (entre outras) e lutar pelo primeiro lugar da próxima época?
A equipa do Escola tem valor para enfrentar qualquer equipa do campeonato, mas a única coisa que podemos prometer é muito empenho, muito trabalho e grande atitude!
10- O que achas do desempenho do treinador Luís Carlos? O que trouxe de novo à equipa?
Mais uma situação onde os resultados falam por si… O treinador Luís Carlos veio dar continuidade a um trabalho que estava a ser realizado, mas com uma liderança que trouxe a diferença!
Resta-me agradecer a oportunidade e o espaço que deram ao futebol feminino no vosso blog e esperar que o façam mais vezes.
Continuação do bom trabalho que têm vindo a fazer na divulgação do desporto-rei no nosso distrito!
Obrigada!
Francisca Martins
Agradecemos a amabilidade em responderes a estas questões! O Blog Futebol Viseu deseja-te as maiores felicidades!
0 comentários:
Enviar um comentário