segunda-feira, dezembro 07, 2009

1ª Norte: Nespereira 4-3 Arguedeira

O Nespereira FC, defrontou nesta 7ª Jornada, o Arguedeira U.D., que vinha para o jogo como líder do campeonato e sem uma única derrota, e o Nespereira como penúltimo da classificação, com apenas 2 pontos, e sem vencer em casa.
O Arguedeira começou cedo impondo o seu ritmo de jogo, e a sua capacidade atlética, aproveitando a velocidade dos seus alas, que logo aos 5’, através de uma desmarcação na esquerda, leva Sérgio Duarte a cometer falta dentro da grande área, e o árbitro Bruno Pereira a marcar grande penalidade, com Edmilson a marcar o 0-1.
Mas, quando se esperava uma reacção do Nespereira, surge um balde de água fria para o Nespereira, com Bernardino a se desmarcar na esquerda, e a centrar para o surgimento de Edmilson, na grande área que faz o 0-2.
Parecendo um pouco perdida, a equipa do Nespereira aproveitou a desacelaração do Arguedeira , que começou a tentar controlar o jogo, e aos 9’, Toninho desmarca-se na esquerda, passa por Leonel, rematando às malhas laterais da baliza do Arguedeira.
O Nespereira começou a querer esboçar alguns ataques, e um deles, ao minuto 15, foi Marcelo que ganha a bola na esquerda, centrando para Pepe que não consegue concretizar em golo.
Aos 19’, Marcelo ganha a bola na grande área e depois remata para defesa de Careca, que evita o golo.
Apesar da maior pressão nespereirense, o Arguedeira controlava o jogo, e muito calmamente tentava beneficiar de algum espaço e desconcentração que o Nespereira pudesse dar na defesa, e aos 33’, Marcelo, de cabeça, desmarca Carlitos, que no interior da grande área remata para defesa do guarda-redes visitante.
O Nespereira começou a crescer, e a tornar-se mais perigoso, aos 38’, Pepe, num livre na esquerda, cruza, para Sérgio Silva desviar para uma defesa segura de Careca.
Aos 42’, num mau atraso da defesa visitante para o guarda-redes, Pepe ganha, e quase marca, conseguindo ainda um pontapé de canto. Desse mesmo pontapé de canto, Pepe cruza, e Nuno Cardoso cabeceia, reduzindo a desvantagem para 1-2.
Realce ainda, para um lance em que Sérgio Duarte, faz uma entrada mais dura sobre um adversário, e o árbitro perdoa-lhe o segundo cartão amarelo.
Chegou-se ao intervalo, com o Nespereira a perder por 2-1.
Após o intervalo, André Pinho, introduz Vítor Hugo no jogo, que substituiu Pepe, que esteve muito apagado e perdido, na primeira parte.
E logo ao primeiro minuto, o Nespereira demonstrou que iria lutar para um resultado melhor, com Toninho, a rematar de fora da área, por cima da barra da baliza do Arguedeira.
E aos 49’, Marcelo na direita, abre para Sérgio Silva, que com muita classe, cruzou rasteiramente, com Careca a não conseguir interceptar, e com Carlitos a igualar o marcador, fazendo o 2-2. Era a euforia entre os adeptos nespereirenses.
Mas, se os adeptos nespereirenses estavam eufóricos, mais ainda ficaram, aos 54’, quando numa desmarcação de Toninho, Marcelo de fora da área, aproveita-se da má colocação de Careca, e marca um golo de placa, virando o resultado, agora favorável ao Nespereira, por 3-2.
Mas a partir do minuto 57’, começou a confusão… Márcio disputa uma bola na lateral, com Gil, em frente ao banco do Nespereira, quando Sérgio Silva consegue ganhar a bola, Gil agride com um pontapé por trás, Sérgio Silva. Estes travam-se de razões, por momentos, até começar um “show” que não dignifica em nada o futebol, em que os elementos do banco do Nespereira tentaram separar a situação, quando surgem jogadores do Arguedeira a agredir os diversos elementos do Nespereira. No meio da confusão, surge um dito suplente do Arguedeira, chamado Daniel Teixeira, que começou a agredir fisicamente os diversos jogadores, suplentes e equipa técnica do Nespereira, tendo “aquecido” o ambiente, onde só se viam empurrões, murros, pontapés, agarrões, enfim, uma grande confusão que se arrastou durante cerca de 10 minutos, com o árbitro a intervir, depois expulsando primeiramente, Sérgio Silva, e depois Gil, mas voltando atrás, e resolvendo anular o cartão vermelho a Sérgio Silva, mostrando-o a Sérgio Duarte. Ricardo Semblano, que estava no banco também foi expulso, assim como o delegado do Nespereira Ercílio Galhardo Neto, que saiu, mostrando ao árbitro, a agressão que tinha sido vitima, com o sangue que tinha ainda no lábio superior.
Os adeptos irritados com a situação manifestaram-se, e chegou-se a temer, mesmo, algo mais grave, mas não passando apenas de manifestações verbais.
Após todos se acalmarem, o jogo voltou ao normal, mas desta vez de 10 para 10. E quando o Arguedeira tentava tirar partido da maior capacidade atlética, aos 67’, Marcelo ganha uma bola no meio-campo, e progride até chegar à grande área adversária, “senta” Careca, e marca o 4-2, dando um maior alívio à equipa da casa, que procurava a primeira vitória da época 2009/2010.
O Arguedeira começou a fazer maior pressão, mas os nervos também não ajudavam, assim como o cansaço que se fazia sentir em ambas as equipas, e assim, o Nespereira ia ganhando sempre algum tempo, com o Arguedeira a conseguir reduzir para 3-4, já em tempo de descontos, mas não conseguindo o empate.
O Nespereira respondeu a desvantagem e, toda a equipa está de parabéns pela excelente performance, que teve em campo, com os ex-líderes do campeonato, o Arguedeira.
Arbitragem boa de Bruno Pereira, embora prejudicativa no momento da confusão, ao Nespereira, esquecendo-se de expulsar o jogador do Arguedeira que se deslocou do banco deles, para o banco do Nespereira, para agredir os elementos; o guarda-redes Careca, que quase empurrou um GNR, e que quase agredia o árbitro; assim como o massagista Augusto Ferreira, que tentou agredir o delegado Ercílio Galhardo Neto, durante o jogo. Mas, de resto, o árbitro esteve bem, assim como os seus auxiliares.
Como o novo treinador do Arguedeira, José Lima, comentou na entrada para os balneários, que “o Arguedeira era o Real Madrid desta divisão”, fica apenas uma pergunta… e nós somos o quê? O Barcelona?

FIGURA DO JOGO- Marcelo
Foi incansável, fenomenal porte atlético, e uma vontade de vencer tremenda. Marcou dois golos, e esteve no lance do empate, quando abriu para Sérgio Silva.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu