sexta-feira, março 12, 2010

Comunicado do GD Resende

A Direcção do Grupo Desportivo de Resende vem manifestar o seu mais profundo desagrado por tudo o que aconteceu no passado Domingo durante o jogo que opôs o Desportivo de Resende ao Ferreira de Aves,jogo referente à 1ª Divisão Norte da AFV.
Depois de conhecermos a decisão da interdição do nosso Estádio ,diríamos que o último jogo realizado no actual Fornelos merecia mais.
Consideramos que a origem e responsabilidade destes tristes acontecimentos tem origem no trio de arbitragem, pois tiveram uma actuação a todos os níveis desastrosa. Diríamos que foi provocatória para jogadores, dirigentes e público durante quase todo o jogo.
Quem de boa fé acredita que após tantas jornadas ,quando o jogo para o Resende era de somenos importância em termos de classificação iria fazer com que toda a gente perdesse a cabeça.
Vejamos o que aconteceu:
Por volta dos 20 minutos o jogador nº 77 Mário, do Ferreira de Aves dirigiu-se de forma insultuosa ao banco do Resende e público, verbalmente e gestualmente, dizendo “caladinhos”, e colocando o indicador na boca e exibindo um sorriso trocista.
Tal acto levou a que os atletas do Resende protestassem, o que motivou que o senhor Árbitro da partida após chamada do seu assistente ,viesse ao banco e admoestasse o jogador “Bino” com cartão amarelo. Como delegado disse “ é inadmissível”,”senhor árbitro o jogador 77 é que comete a infracção e o meu jogador é que leva amarelo”. Disse isto enquanto tentava acalmar os meus jogadores e os mandava sentar
Dirigiu-se então a mim de dedo em riste, dizendo “ você cale-se já, senão vai já para a rua”
Fiquei desagradado como se me dirigiu, e retorqui “ Você não, o Senhor”
De imediato disse “Rua, rua já”Tendes a mania”
Respondi “isto é uma brincadeira “, “ pediu para respeitarem os árbitros “exijo-lhe também que me respeite”abandonei o terreno de jogo sem lhe dirigir mais alguma palavra (há quem possa testemunhar a veracidade dos factos).
Da bancada era visível o desnorte tanto do árbitro, como do seu auxiliar do lado da bancada. Os lances eram julgados com critérios desiguais e segundo o capitão da equipa após a marcação das faltas eram ameaçados e faziam comentários provocatórios aos jogadores da casa.
O jogador nº 9 do Ferreira de Aves sangrava exuberantemente de um joelho chamados várias vezes à atenção só tardiamente o mandaram sair para ser assistido (lavando o mesmo o joelho ainda dentro de campo com água da chuva).
Reentrou logo de seguida sem nenhum penso protector o que manteve a situação, e apesar das reclamações, não houve mais nenhuma intervenção da equipa de arbitragem até ao intervalo.
Numa coisa o árbitro do encontro manteve a coerência, pois foi mantendo o desempenho com critérios díspares quer na marcação de faltas quer nas sanções disciplinares.
Na bancada ouvi pelo menos, mais umas duas vezes, jogadores do Ferreira de Aves dirigirem-se ao público utilizando termos e atitudes insultuosas estilo “ Vão para o C…”, perante a passividade do árbitro assistente, que tinha forçosamente de ouvir dado o sítio em que se encontrava, mas fingiu sempre nada ouvir. Os jogadores prevaricadores riam-se para a bancada com a impunidade dos seus actos, provocando com isso cada vez mais ira na assistência.
Prepotentemente expulsou o jogador Paulo do Resende com duplo amarelo e vermelho de seguida. Se o primeiro era aceitável já o segundo só por nítida má fé, foi exibido. As palavras que dirigiu ao atleta ainda exaltaram mais o ânimo tendo consequentemente influenciado o comportamento do atleta.
De seguida quando o jogo se encontrava 0-0 o há uma atrapalhação entre o guarda-redes do Resende Marco e o defesa Pedro Teixeira. Marco faz falta, que acreditando tenha existido ocorreu fora da grande área e o senhor árbitro decide mais uma vez mal, manda marcar pontapé da marca de grande penalidade e sem que se perceba porquê admoestou o jogador Pedro Teixeira com amarelo pela falta cometida pelo guardião Marco (dois erros grosseiros com influencia no resultado).
Após a marcação da grande penalidade o mesmo jogador Teixeira foi buscar a bola e acidentalmente pontapeou-a indo embater nos jogadores do Ferreira de Aves que festejavam o golo. Digo acidentalmente pois o jogador mal se apercebeu que a bola tinha batido no atleta adversário foi-lhe logo pedir desculpa. O árbitro admoesta-o com o segundo amarelo e consequente vermelho.
Após falta violenta do número 9 do Ferreira de Aves exibiu cartão vermelho e depois amarelo. Ainda havia de expulsar o 2º delegado ao jogo do Resende, hipoteticamente por palavras a ele dirigidas.
Num jogo com poucas paragens mandou deu indicação de 4 minutos de desconto, como o Resende empatou mudou para 6 que acabaram por ser cerca de 8.
No final do encontro depois de toda a gente recolher aos balneários ia-me a dirigir ao senhor árbitro para o questionar, uma vez que haviam sido expulsos os dois delegados como se processaria a assinatura das fichas de jogo, bateu-me indelicadamente com a porta na cara (a GNR presente pode testemunhar). Algum tempo volvido abriu a porta e perguntou o que queria, respondi-lhe que em primeiro lugar exigia respeito, que fossem educados comigo, pois não era atitude correcta bater com a porta na cara. Disse-me que se não tinha apercebido. Quanto à ficha informou que qualquer um dos delegados podia ir assinar.
Quando fui assinar perguntei-lhe qual a razão porque me tinha expulso, disse-me,” você faltou-me ao respeito”, retorqui que quem faltou ao respeito foi ele ao tratar-me por você e que apenas lhe disse “o senhor”e que era um direito que me assistia, exigia respeito e que no desempenho daquelas funções era senhor delegado. No continuar da conversa referiu-se pelo menos mais duas vezes “ por Você”
Disse-lhe que ao manter a atitude, (insistência em me tratar por você) a considerava desrespeitosa e injuriosa e provocatória. Esta conversa foi escutada pelos elementos da GNR, alguns Directores e jogadores, pois a porta dos balneários estava aberta.
Depois do que se passou, disse-lhe que iria fazer uma exposição detalhada do ocorrido.
Com ar de fanfarrão, rindo-se na minha cara respondeu que fizesse o que quisesse que não tinha problema nenhum. Fiquei pasmado com a afirmação que proferiu de seguida “ que não tinha sido por acaso que tinha sido ele o escolhido para o jogo”.

A Almeida
(Presidente da Direcção do Grupo Desportivo de Resende)

4 comentários:

Unknown disse...

Estes factos aqui relatados, a ser verdade, são muito graves! Os clubes têm de tomar uma medida, unirem-se contra quem quer prejudicar o futebol! Este árbitro teve o mesmo tipo de actuação em jogo a contar para a jornada 7, da zona sul, da 1ª divisão, entre o C.F. Carregal do Sal e Besteiros, em que perdemos. Desde expulsões a jogadores, directores, provocações! Este senhor deveria ser proibido de apitar!
Ass: Micael Almeida

Unknown disse...

Não tenha a menor dúvida que foram verdade.Mas uma coisa é descrever o que se passou outra é ter assistido.
Pelo que relata fica-se a perceber que estas actuações são a normalidade para estes senhores

Grupo Desportivo de Resende disse...

Senhor micaelfa se realmente quer lutar contra estas arbitrariedades no futebol agradecia-lhe facultasse o seu contacto para grupodresende@gmail.com.
Obrigado

Resende disse...

não pode sair impune este senhor António carlos duarte silva....

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu