sábado, março 20, 2010

Divisão de Honra: Santacombadense 3 Sátão 2

Data: 14 de Março de 2010
Estádio: Municipal Orlando Mendes, em SC Dão.

Tempo: Sol
Árbitro: António Carlos Ferreira Cardoso
(Castro Daire)

GD Santacombadense:
André, Wilson, Carlitos, Carlos Botas, J. Oliveira (Cap.), Daniel Gonçalves, N. Barca, Mota (Baresi); Élio Santos, Jackson (João Chaves) e Bruno (Hugo Pizarro) .
Treinador: José Branquinho

AD Sátão:
Tó Lopes, Pina, Tó Almeida (Cap), Élio Nascimento, Chico, João Faro (Paulinho), Rodrigo, Rafael Melo, Parma, Macieira (Renato) e Geyson Oliveira (Trinta).
Treinador: Xando

“Em jogo de candidatos à subida…
Santacombadense vence duelo !!!”

Quando apenas faltam oito jornadas para terminar o campeonato, ditou o calendário que nesta jornada houvesse um confronto entre duas das melhores equipas a militar na Divisão de Honra do Campeonato Distrital da AF Viseu cujo jogo acarretava maior importância para a equipa dos “pinguins”, pois em caso de derrota ou empate estava praticamente afastada da luta pelo título de campeão, ao invés da equipa Satense que chegou como líder a Santa Comba Dão juntamente com a UD Sampedrense.
Num jogo com cinco golos, muito nervo e emoção à mistura… foi o Sátão que entrou melhor no jogo e logo na primeira jogada do desafio vê o seu goleador, Parma, a isolar-se e a rematar com estrondo ao poste do guardião André, fruto de uma desatenção da defesa local. Parma normalmente não costuma falhar! Serviu de aviso para os locais…
Com maior domínio da posse de bola nos primeiros 15’ de jogo o Sátão apostava muito em flanquear o seu jogo aproveitando a velocidade dos seus extremos, com o Santacombadense a ter algumas dificuldades em entrar no jogo. E foi numa dessas acções ofensivas que numa jogada através do corredor direito, o experiente Rodrigo “saca” uma falta (quanto a nós inexistente) junto da área adversária que vai proporcionar ao Sátão o primeiro golo da tarde, através de Macieira que bate a bola de pé esquerdo fazendo a bola sobrevoar a barreira adversária e ir direitinha para o fundo das redes dos locais. Excelente golo!
A partir deste momento o Santacombadense começou a fazer pela vida e aos poucos foi tomando conta do jogo, circulando mais a bola e instalando-se mais no meio campo adversário. Após várias tentativas de alvejar com um remate certeiro a baliza de Tó Lopes, só perto do fim da 1ª parte é que o avançado Bruno à entrada da área consegue criar espaço de remate libertando-se de dois defesas Satenses e com um grande remate … restabeleceu a igualdade no estádio Orlando Mendes que, diga-se, apresentou uma boa moldura humana.
Intervalo: Empate no marcador!
A segunda parte iniciou-se com as equipas a tentarem assumir o controlo do jogo e assim tentarem chegar à vantagem, mas o jogo mostrava-se bastante equilibrado e jogado “taco-a-taco”, até que aos 57’ existe uma troca de palavras entre Chico e Élio que acaba com a expulsão do jogador santacombadense por uma suposta agressão que reduziria a sua equipa a 10 elementos jogando contra os 11 do adversário.
Ao contrário do que se previa, foi o Santacombadense que a partir daqui catapultou para “outro jogo”, protagonizando várias jogadas vistosas e criando algumas situações de perigo junto da baliza de Tó Lopes. Um Santacombadense dominador e um Sátão muito apático sem conseguir travar as investidas dos locais… mas que não conseguiam traduzir o seu domínio em golos.
A solução estava no banco! Aos 69’, saí Jackson e entra João Chaves que após estar pouco mais de um minuto em campo consegue fugir à marcação de um defesa, isola-se e consegue bater Tó Lopes colocando assim o Santacombadense em vantagem no jogo e alguma justiça no marcador.
Depois do golo, os “pinguins” mostraram uma atitude exemplar e com menos um jogador conseguiram suster o ímpeto atacante do Sátão, estando os locais mais perto de ampliar a sua vantagem do que os forasteiros de chegar à igualdade! E foi isso que se verificou…
Numa jogada iniciada pelo flanco direito do Santacombadense, à passagem do minuto 79’, a bola é metida para as costas da defesa satense onde aparece novamente João Chaves que mais uma vez não perdoou, marcando o terceiro golo da sua equipa e o segundo da sua conta pessoal! Contudo, existiram alguns protestos dos jogadores do Sátão que pretendiam que o auxiliar marcasse um pretenso fora-de-jogo.
Após este golo e havendo ainda 10’ para jogar, o treinador do Sátão deu indicações para a sua equipa jogar futebol directo e colocou um dos seus centrais a… ponta – de – lança junto a Parma, com o objectivo da sua equipa bombear a bola para a área adversária. E foi através de uma dessas jogadas que o Sátão, ainda conseguiu reduzir a sua desvantagem num golpe de cabeça do inevitável Parma mas já em cima do apito final.
Vitória justa do Santacombadense que apesar de jogar praticamente a segunda parte do jogo reduzida a dez jogadores foi nesta tarde, a equipa que mais fez por merecer a vitória.
Assistiu-se a um óptimo jogo de futebol que fez jus aos lugares cimeiros que estas equipas ocupam nesta Divisão de Honra da AF Viseu.

Golos:
Macieira (12’),
Bruno (41’),
João Chaves (70’)
João Chaves (79’)
Parma (92’)

[j.alves]

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu