domingo, junho 06, 2010

Entrevista a Martins, treinador do Moimenta do Dão

Nome: Carlos Martins
Nome no futebol: Martins
Informação: Treinador de Futebol - II Nível UEFA B
Data de Nascimento: 14 de Março de 1971
Nacionalidade: Portuguesa

Clubes Favoritos: Em Portugal, Sporting, Académica e Belenenses. No estrangeiro, Liverpool, Ajax, Real Madrid e AC Milan

Jogadores preferidos: Messi, Xavi, Fernando Torres, Cristiano Ronaldo, etc

Sistemas de jogo preferidos: Aqueles que vão de encontro às características dos jogadores que fazem parte das minhas equipas

Carreira como jogador:
Atleta federado na modalidade de Futebol de 11 em Instituições Desportivas como: S.L. Nelas; C.F. “Os Vilanovenses”; Silgueiros; Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim; ABC de Nelas (Futsal);

Carreira como Treinador: :
• Preparador Físico na modalidade de Futsal no ABC de Nelas – Seniores (Época Desportiva 1999/2000);
• Treinador dos Escalões de Formação do S.L.Nelas – (Iniciados) – Época Desportiva 2001/2002;
• Treinador dos Escalões de Formação do ABC de Nelas (Juvenis) – Futsal (Campeão Distrital da Associação de Futebol de Viseu – Futsal) – Época Desportiva 2004/2005;
• Treinador Principal de Futebol de 11 no Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim – Seniores – 2º lugar no Campeonato Distrital da 1ª Divisão (Zona Sul) – no Play off de subida – 3º lugar, mas nesse ano apenas subiram de divisão os primeiros classificados das duas zonas, por questões de reformulação dos quadros competitivos (Época Desportiva 2005/2006
• Finalista vencido na Taça Sócios de Mérito (Época Desportiva 2005/2006) e consequente participação do Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal na época 2006/2007
• Treinador Principal no Clube Futebol Carregal do Sal – Seniores (Época Desportiva 2007/2008) – Campeonato Distrital da 1ª Divisão (Zona Sul) – 5º lugar;
• Treinador Principal no Moimenta do Dão Futebol Clube – Seniores (Época Desportiva 2008/2009) – Campeonato Distrital da 2ª Divisão – F11M – Série Única – 7º Lugar;
• Treinador Principal no Moimenta do Dão Futebol Clube – Seniores (Época Desportiva 2009/2010) – Campeonato Distrital da 2ª Divisão – F11M – Série Única – 2º Lugar - Subida à 1ª Divisão Distrital – Zona Sul.

Época 2009/2010

FDV: O M. Dão não era apontado como candidato à subida, mas consegui-o, suplantando entre outros o vizinho e grande candidato Vale Madeiros. A subida era um objectivo?
Martins: Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, ao Futebol do Distrito de Viseu, a oportunidade que me é concedida para a realização da entrevista. Respondendo concretamente à questão, a subida de divisão nunca foi uma obsessão para a equipa técnica, direcção, sócios e simpatizantes do Moimenta do Dão FC. O grande objectivo para esta época foi sempre realizar uma boa planificação ao nível da criação de uma ideia de jogo, que permitisse, por um lado, jogar colectivamente, disfarçando algumas lacunas próprias de um clube da 2ª Divisão, e por outro, sabendo do poderio e objectivos de subida claramente bem definidos por parte de outros adversários, estabelecer como meta principal, acompanhar na tabela classificativa, essas mesmas equipas. A subida de divisão e o 2º lugar foi um colorário lógico do encurtamento do valor desta equipa para com equipas com outros pergaminhos e com outras ambições.


FDV: O M. Dão reforçou-se já no decorrer da época com jogadores Brasileiros que viriam a ser importantes na subida. Esse reforço aconteceu para permitir lutar pela subida?
Martins: O reforço da equipa com dois atletas brasileiros surge num momento em que a época já decorria (6ª Jornada) e de uma forma bastante oportuna, pois sabíamos perfeitamente das nossas limitações, principalmente no ataque. De facto, com a entrada do Fagner e do Rivaldo , a equipa revelou-se mais forte a nível ofensivo, todavia, o reforço acontece numa perspectiva de termos 2 homens num sector que estava bastante debilitado, pois apenas tínhamos um ponta de lança (Tiago João). Obviamente que a sua vinda permitiu que lutássemos de igual para igual com as melhores equipas e acreditar a certa altura que era possível a subida.

FDV: A aquisição de um guarda-redes com a qualidade do Pedro foi certamente uma mais-valia. Foi um elemento fundamental rumo à subida?
Martins: Sem querer individualizar, o Pedro Alves foi um elemento preponderante para a subida de divisão. Sabíamos perfeitamente que para esta época, seria fundamental a contratação de um guarda-redes com experiência de 1ª Divisão e de Divisão de Honra. Não foi por acaso que e equipa foi a segunda menos batida logo atrás do Sernancelhe.

FDV: Qual foi a principal característica que em sua opinião tenha feito diferença relativamente a outras equipas?
Martins: Penso que uma das principais razões foi de facto a assimilação rápida por parte do jogadores da “nossa ideia de jogar”. Os atletas rapidamente perceberam o que era importante para a equipa: o equilíbrio entre sectores, com bola e sem bola, independentemente da qualidade dos adversários. O facto de haver candidatos assumidos e o Moimenta do Dão FC não assumir a candidatura, permitiu à equipa trabalhar com alguma serenidade e claro, o factor sorte também foi decisivo.

FDV: Qual a equipa que o surpreendeu mais, positiva e negativamente?
Martins: Penso que a minha equipa, ao alcançar a subida, surpreendeu muitas pessoas. Penso que o 2º lugar conquistado, foi até muito surpreendente, face a equipas como, Ceireiros e Vale de Açores que vinham da 1ª Distrital, mas de facto a equipa, revelou-se muito forte colectivamente, isto sem querer beliscar a qualidade dos nossos adversários. Negativamente, penso que o Vale Madeiros, sendo um dos principais candidatos à subida, senão mesmo o principal, penso que o 4º lugar foi uma grande frustação, não deixando de ser uma grande equipa com excelentes executantes.

FDV: O Sernancelhe foi um justo campeão?
Martins: Uma equipa que apenas perdeu 4 pontos (2 empates) ao longo da época, merece sem dúvida alguma o título de campeão da 2ª distrital.

FDV: No nosso blog surgiram alguns comentário entre jogadores (supomos) do M.Dão e do Vale Madeiros. Existiu algum atrito entre os clubes? Os jogos foram encarados de outra forma?
Martins: Sabendo-se da rivalidade pela proximidade geográfica e pela mudança de atletas de uma equipa para a outra na presente época desportiva, seria normal que os jogos entre ambos fossem disputados de forma mais intensa. Gostava de salientar a forma correcta como os jogos decorreram, sem qualquer tipo de incidente a registar.

Época 2010/11

FDV: Vai continuar no Moimenta do Dão?
Martins: Sim

FDV: O M. Dão tem subido à 1ª distrital e depois desce novamente. Será que o clube está preparado a nível de infra-estruturas para este escalão?
Martins: Penso que o clube e sem qualquer tipo de vaidade, cresceu ao longo destes dois anos. O principal problema residiu na organização e disponibilidade das pessoas para melhorar o clube, e não nas infra-estruturas. O clube tem que continuar a crescer e cimentar a sua posição de mudança relativamente ao passado, principalmente ao nível das mentalidades como disse na entrevista ao vosso blog, o José Pedro Oliveira (treinador do Abraveses).

FDV: A base deste ano será a base do plantel na 1ª Distrital?
Martins: Terá forçosamente que ser um plantel que trabalhe com qualidade e humildade, perspectivando-se a base deste ano.

FDV: Já existem reforços e saídas confirmadas?
Martins: Estamos à espera de saber qual e quais os apoios a nível de atribuição de subsidio para o clube para ,em função deste desiderato, começarmos a trabalhar.

FDV: Qual o objectivo para a próxima época?
Martins: Criar uma equipa competitiva ao exemplo do que foi conseguido esta época e melhorar cada vez mais o clube, procurando a ambição de conquista para ser um clube ganhador. Estes são os pressupostos e ponto de partida para a próxima época.


Finanças

FDV: O país atravessa uma grave crise financeira e o mesmo se passa com o futebol. Existiu algum tipo de problema com o M. Dão?
Martins: Face à conjuntura actual, os problemas do Moimenta do Dão FC são os mesmos de outros clubes. Apenas falta regularizar o mês de Março e só foi possível pela rigorosa folha salarial do plantel ao nível de pagamentos. Os atrasos nos pagamentos aos atletas do futebol distrital (e não só) são normais em praticamente todos os clubes.

FDV: Como vê o futuro atendendo à actual conjuntura financeira?
Martins: Penso que cada vez mais o futuro do futebol distrital (e não só) terá que passar obrigatoriamente pelo tipo: “ Se tenho cem euros não posso gastar cento e um” ou “ se não tenho cão, caço com gato”.O futuro, face a tanta incerteza e dificuldade, tem que ser pensado numa perspectiva de potenciar novos talentos e criar uma politica desportiva séria e responsável por parte dos clubes.

Treinador:

FDV: Qual o treinador com que mais se identifica?
Martins: Tento ser um treinador que gosta sempre de aprender e evoluir todos os dias. Admiro bastante todos os meus colegas que treinam nos clubes regionais e com poucas condições de trabalho e que por vezes conseguem grandes resultados, com condições miseráveis, porque isso é o mais difícil, e por ser o mais difícil, a luta é muito árdua, mas muito gratificante. No panorama profissional, como não poderia deixar de ser, José Mourinho, deve ser um exemplo e um grande orgulho para todos nós.

FDV: Acompanha com regularidade jogos das camadas jovens, para contratar jogadores?
Martins: Sim, bastante.

FDV: Qual os momentos mais marcantes da sua carreira como treinador?
Martins: Pela positiva, o facto de ser finalista da Taça Sócios de Mérito na época desportiva 2005/2006 em representação do GDR Canas de Senhorim e consequente participação na 1ª eliminatória da Taça de Portugal em 78 anos de existência do clube, na época desportiva seguinte. Pela negativa, no mesmo ano vencer o playoff de acesso à subida à Divisão de Honra frente ao Parada, fazer uma enorme festa e um mês mais tarde saber que só subiriam à Divisão de Honra os clubes que venceram as Zonas Norte e Sul da 1ª Divisão.

AFV

FDV: O que pensa dos actuais quadros competitivos distritais? Fala-se no fim da 2ª Distrital, o que pensa disso?
Martins: Penso que seria melhor para o futebol distrital se houvesse a Divisão de Honra e 1ª Distrital como está, mas com mais clubes, pois tanto a 1ª Distrital como a 2ª terminam em Março, o que obriga os atletas a estarem “parados” 6 meses.

FDV: O que pensa da arbitragem da AF Viseu?
Martins: Penso que está a evoluir para melhor, sendo que a formação periódica realizada na A.F. Viseu, em muito contribui para esta mesma evolução.

Mundial

FDV: Portugal tem possibilidade de vencer o Mundial?
Martins: Temos de estar optimistas por um bom resultado e bom resultado seria chegar à final. Penso que temos tantas possibilidades como os outros.

FDV: Quem vai ganhar o Mundial?
Martins: Penso que numa competição curta como esta, todas as 32 selecções têm possibilidades, mas penso que a Espanha está muito forte, mas…. Que ganhe Portugal!

Para finalizar pedíamos a Carlos Martins para elaborar o onze dos jogadores por si treinados.
Martins: Pedro Alves, Carlitos, Fino, Zeca, Ricardo, Mariano, Tó, Vitor Hugo, Rivaldo, Júlio e Fagner.

O Futebol Distrito de Viseu agradece a disponibilidade de Carlos Martins, e aproveita para desejar felicidades.

Muito obrigado pela oportunidade que me foi concedida e votos de um excelente trabalho na divulgação do futebol regional de Viseu. Continuem assim.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu