domingo, junho 20, 2010

Entrevista a Rui Santos, capitão do A.Viseu

Nome completo: Rui Manuel Pereira dos Santos
Data de Nascimento: 22/02/1980
Naturalidade: Viseu
Altura: 1,78
Peso: 76
Posição: Médio Ofensivo / Médio Ala
Ídolo no futebol: Rui Costa
Clube de futebol em Portugal: Benfica
Clube de futebol estrangeiro: Real Madrid
Morada: Viseu

Historial:
Camadas jovens no Académico de Viseu

Como Sénior:
Épocas 1999/2000; 2000/2001; 2001/2002; 2002/2003; 2003/2004 - Clube Académico de Futebol - Viseu
Época 2004/2005 - Clube Desportivo Portossantense
Épocas 2005/2006; 2006/2007; 2007/2008 - Sport Lisboa e Nelas - Ultima Época 31 jogos 8 golos
2008/09 – A. Viseu Futebol Clube(28 jogos e 11 golos)
2009/10 – A. Viseu Futebol Clube(23 jogos e 7 golos)


O que mais gosta de fazer nos tempos livres?
Gosto de ir ao cinema, aproveitar para passear conhecer novos lugares, ir até um bar se for possível, estar com os amigos e família, basicamente é isto que mais prazer me dá de fazer nos tempos livres.

2009/10:
Como classificas a nível individual a tua época no A. Viseu?
A nível individual foi uma época atípica devido ao tempo que estive de fora por causa de um castigo que até hoje e até alguém me explicar não consigo entender o porquê, de ficar tanto tempo sem puder ajudar os meus colegas, se não fosse isso e obviamente a descida de divisão poderia classifica-la de razoável a nível individual não só pelos golos apontados mas por me ter sentido sempre muito bem a nível físico e mental.

O que aconteceu para que o Rui Santos tenha sido severamente castigado pela FPF?
Como frizei anteriormente não consigo arranjar explicação para o sucedido, da minha parte e da parte de pessoas que estiveram presentes nesse dia em que acabei expulso, ninguém viu nada para que isto viesse a suceder, apenas reclamei na qualidade de capitão de equipa junto do assistente, visto que ele tinha errado ao marcar um penalti que quem presenciou ao jogo viu que não aconteceu. O que se passou a seguir com o castigo não sei dizer o porquê, nem como isto foi acontecer, mas o facto é que aconteceu, e isso prejudicou-me a nível individual porque deixei de puder fazer o que mais gosto e de puder ajudar os meus companheiros jogo após jogo, e ao clube, que se viu privado de um jogador sem justificação aparente.

O que sentiste ao receber a suspensão provisória e agora esta de 6 meses?
Senti uma grande tristeza e raiva interior, porque me privaram de fazer aquilo que mais gosto, mas não vale a pena estar a pensar muito mais nisto porque já sofri demasiado com isto, a decisão está tomada, só tenho de aceitar, mas o mais importante é que sempre estive de consciência tranquila de que nada fiz para justificar esta suspensão, e as pessoas que sempre me apoiaram também sabem disso, e isso para mim é suficiente para ultrapassar esta fase menos boa na minha vida desportiva.

Qual a melhor recordação da época que terminou?
Numa época que terminou com a descida de divisão é complicado tentar descobrir uma boa recordação, porque nesta situação a última imagem é a que fica e essa imagem foi a do último jogo e a consequente descida de divisão. Mas diria alguns momentos bons que conseguimos alcançar com boas vitórias, mas que infelizmente não tiveram grande regularidade, porque senão tínhamos conseguido a manutenção.

Qual o momento que mais o marcou negativamente?
Sem dúvida o conhecimento que iria ficar pelo menos 2 meses sem puder competir, e a descida de divisão.

Como classificas a época do A. Viseu a nível pessoal e colectivo?
A nível pessoal já respondi nas perguntas anteriores, a nível colectivo penso que foi uma época falhada, já que acabou com a descida de divisão e isso é algo muito mau para um clube com a dimensão e o peso que o Académico tem a nível do distrito e até a nível nacional.

O que falhou para a descida do A. Viseu?
Na minha opinião, começou logo desde inicio com a não manutenção de um núcleo grande de jogadores que tinham subido de divisão e por uma razão ou outra não se mantiveram no clube, e que na minha óptica se veio a reflectir no desenrolar desta época. Depois claro houve algumas lesões de jogadores importantes, os castigos e isso enfraqueceu a equipa em momentos determinantes da época, houve também a entrada de um novo treinador e isso leva a adaptação de novos métodos de treino de trabalho e claro que isso requer tempo para ser interiorizado. Ou seja quando existe uma descida de divisão toda a gente que faz parte da estrutura de um clube, sejam os jogadores, treinadores, dirigentes, massagistas, não conseguiram fazer o seu melhor, por um motivo ou outro, porque caso contrário certamente a descida não teria acontecido.

É verdade que António Borges (que já conhecias do Nelas) obrigava os jogadores a cantar o hino e impedia a direcção de assistir aos treinos?
Isso são assuntos que a mim como jogador, que estou lá para treinar e tentar todos os domingos dar o meu melhor, têm que passar ao lado, porque para isso o clube tem direcção para responder a isso e explicar essa situação se ocorria ou não e o porquê, de a direcção não assistir aos treinos. Em relação ao hino, e outras brincadeiras não eram mais de uma forma que o mister Borges tinha de tentar criar laços entre os jogadores, criar um grupo forte e introduzir dinâmica de vitória na equipa, porque quem era “sujeito” a essas brincadeiras, é porque tinha sido derrotado numa peladinha, ou noutro jogo qualquer que tinha sido feito, e isso claro traz competitividade para o grupo, porque o obriga a estar sempre preparado para ganhar.

João Paulo Correia “Futre” é o treinador indicado para levar o A. Viseu à subida?
Isso só no final da época é que poderá ser respondido, agora acredito que o mister Paulo tudo irá fazer para que isso seja possível, pessoalmente do que conheço sou da opinião que tem tudo para puder dar certo, visto que é uma pessoa que conhece a realidade do clube, da cidade, do que o clube representa para o distrito, espero que tenha o maior sucesso possível, porque o sucesso dele será o da equipa e se assim for o clube tem tudo para subir de divisão.

O que esperas da próxima época?
Como tem que ser obrigatório no pensamento de qualquer jogador que vista a camisola do Académico, passa por colocar o clube na divisão acima, ou seja voltar á segunda divisão, sabendo sempre que não vai ser tarefa fácil, porque existe sempre um adversário do outro lado que vai fazer de tudo para ganhar ao Académico, mas espero e acredito que isso possa ser possível, com muito trabalho e espírito de sacrifício.

Resposta rápida:

Futebol ofensivo ou cattenacio?
Futebol ofensivo.

Qual a comida preferida?
Bacalhau com natas

Qual a bebida preferida?
Coca-cola

Filme(s) preferidos:
Gladiador, Bravehart

Grupos Musicais preferidos:
Coldplay, Pearl Jam, de tudo um pouco conforme o estado de espirito

Não consigo resistir a:
A uma boa esplanada com amigos no verão

Característica que mais aprecias nas pessoas:
Sinceridade

Características que mais detestas nas pessoas:
Falta de humildade

Loiras ou morenas?
A minha mulher

Calor ou frio?
Calor

Ficar em casa ou sair com amigos?
Depende da disposição, mas qualquer das duas são boas alternativas

Discoteca ou bar?
Bar

Livro ou internet?
Internet

TV ou cinema?
Cinema

Qual o teu grande ídolo(fora do futebol)?
Os meus pais


Se fosses para uma ilha deserta o que levavas?
A minha família

Se tivesses Poder o que mudavas em Portugal?
Maior igualdade a nível de ordenados, e acabar com o desemprego

E no Mundo?
A intolerância que as pessoas têm nos seus relacionamentos com os outros, o que dá origem a confusões que acabam em guerra ou desacatos de todos os tipos

Maradona ou Pélé?
Maradona

Messi ou C.Ronaldo?
Cristiano Ronaldo

Melhor jogador de sempre?
Maradona

Faz a tua equipa de sempre:
Oliver Kahn, Cafu, Maldini, Hierro, Roberto Carlos, Fernando Redondo, Zidane, Rui Costa, Figo, Ronaldo, Maradona

Faz a tua equipa tipo da actualidade:
Casillas, Maicon, David Luiz, Sergio Ramos, Evra, Xavi, Iniesta, Kaká, Cristiano Ronaldo, Leo Messi, Rooney

Escolhe um onze com os melhores jogadores (que já foram teu colegas de equipa):
Augusto, Hugo Gomes, Sérgio, Tiago Gonçalves, Rui André, Rui Lage, Rui Miguel, Leo Oliveira, Pires, Rui Santos, Fábio


O Futebol Distrito de Viseu agradece a disponibilidade de Rui Santos, e aproveita para desejar felicidades.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu