terça-feira, agosto 10, 2010

2ª Distrital

Após se saber a constituição da 2ª Distrital procurámos contactar os clubes para saber de sua justiça. Infelizmente até ao momento apenas obtivemos resposta do Ceireiros que passamos a divulgar.

GCD "OS CEIREIROS"

Depois de termos reunido e discutido esta situação, já há alguns dias, a nossa opinião é a seguinte:

A actual 2.ª divisão não tem motivação absolutamente nenhuma, visto que há uma grande disparidade entre as equipas que lutam para subir e ambicionam a algo mais e as outras que se inscrevem sem estes propósitos. Com a desvantagem de obrigar a grandes deslocações, visto que é pelo distrito todo, e sem qualquer retorno finaceiro, porque não há aquela motivação para as pessoas assitirem aos jogos. Nos podemos referenciar o jogo do ano transacto entre o Sernacelhe e os Ceireiros em que a quantidade de pessoas que assistu«iu ao desafio deu para cobrir todas as despesas e ainda houve lucros... é destes jogos que o nosso campeonato precisa.

Por estes motivos e com o objectivo de melhorar o futebol do nosso distrito, nós propomos que se criem 3 zonas na primeira divisão e na parte final um play-off entre os primeiros classificados que disputem a subida à divisão de honra. Assim os gastos serão menores para as equipas e com maior proveito nas bilheteiras. Vou dar aqui o exemplo da zona norte que provavelmente seria composta pelas seguintes equipas: Sernancelhe; Moimenta da Beira; Ceireiros; Castro Daire; Sezures; Ferreira de Aves e mais uma ou outra equipa para completar o calendário. Seria bom para nós e para todos, porque haveria sempre bons jogos e não haveria deslocações dispendiosas tanto para nós como para as outyras equipas que se deslocam para esta região. Tudo em prol do futebol e assim a qualidade seria bem superior.

Segundo informações que o nosso blog tem, existe uma grande possibilidade de a 2ª distrital acabar.

8 comentários:

Unknown disse...

Está montado o lobi para o mangualde, santar, ceireiros, subirem de divisão sem provarem que o merecem... Não é nesta altura que se deve discutir esta problemática! Talvez pensar para a próxima época, está já está a ser preparada pelos clubes, orçamentos aprovados, etc.
Não há hipotese nenghuma de mudar esta questão para a presente época!

Bao disse...

Deve andar um pouco desatento, pois já na época passada muito se falou da extinção da 2ª distrital, com equipas a folgarem em semanas consecutivas, com poucos jogos.
Não sei se vai ou não ser extinta a 2ª distrital, mas a verdade é que chamar a isto de campeonato é uma ofensa. Veja quando começa e quando acaba esta competição. Parece um campeonato de futebol de 7.
Segundo sei, deixe-me informá-lo que da parte do Santar não está a existir qualquer pressão junto d AFV para o que quer que seja.

!!! disse...

Eu sou da opinião de acabar com a segunda e criar 3 séries na primeira divisão. Passariam os dois primeiros jogariam um campeonato a 6subindo os 3 primeiros.
NORTE
Fornelos
Arguedeira
C. Daire
Sernancelhe
M. Beira
O. Douro
Resende
Nespereira
Ceireiros
Boassas

CENTRO
F. Aves
Vilamaiorense
Vouzelenses
Campia
Vila Chã Sá
Farminhão
P. Lafões
Sezurense
Roriz
Mangualde
M. Dão

SUL
P. Gonta
S. Cassurrães
Santar
Besteiros
C.S. Maria
Lageosa
Cabanas Viriato
Vale Madeiros
C. Sal
Vale Açores
Mortágua

às disse...

Prof. Miguel Abrantes novo treinador do Fornelos

Unknown disse...

penso que o ideal é haver uma só divisão de 1ª, a nivel distrital e duas de 2ª... eleve-se a qualidade do futebol.

CinZa disse...

Com adepto do futebol do distrito de Viseu, também gostaria de deixar algumas impressões sobre esta temática, que acho que é importante debater.

Numa primeira abordagem, de maneira alguma acharei que a 2ª Distrital esta bem definida, actualmente como a AFV quer implementar, já nem na temporada passada achei que tinha perdido "terreno" em relação à época 2008-09 quando foi disputada por 14 clubes, aí sim, achei um campeonato a sério.
Mesmo apesar de não seguir com regularidade o escalão designado pelo mais inferior.

Basta falarmos em competitividade desportiva, receitas, o calendário previsto...entre outros motivos.

Será que não ficaria melhor com a 1ª distrital com 16 clubes cada série, tal como na divisão honra. Ou então não íamos mais longe, e poderia ficar com 3 séries (os clubes ficariam a competir com mais proximidade entre eles e assim potenciar mais receitas).

Não tenho que estar a defender alguém ou algum clube, apenas defendo que rentabilize ou se tive um máximo de proveito para os clubes. A associação precisa dos clubes e os clubes precisam-se uns dos outros, só assim é que faz sentido o futebol.

A criar um divisão com apenas 8 clubes estão a deixar ainda mais os esses clubes isolados, sem grande margem para progredir e assim potenciar ainda mais a desistência, como infelizmente se tem registado ultimamente.

Suponho que os custos com os seguros e inscrições são quase os mesmo para quem disputa um campeonato com 14 jornadas como 22 jornadas. Mas as receitas não serão certamente as mesmas!

Apenas as minhas simples considerações...

Sodia disse...

Haja respeito pelos clubes por parte da Associação. O correcto são 3 zonas na 1ª divisao acabando com a 2ª.

Unknown disse...

O IDEAL SERIA UMA DIVISÃO DE HONRA COM 14 CLUBES , POIS ASSIM HAVERIA 26 JORNADAS E 4 PARA A TAÇA DE MÉRITO. A 1ª DIVISÃO TAMBEM COM 14 CLUBES E OS RESTANTES NA 2ª DIVISÃO DISTRITAL EM 2 SÉRIES.
SÓ ASSIM O FUTEBOL PODE PROGREDIR. COMO SERIA POSSÍVEL APENAS DUAS DIVISÕES NO DISTRITO... QUEM NÃO PODE , SAI.

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu