sexta-feira, outubro 15, 2010

Antevisão(Hora e 1ª Distrital)


Reflectindo – 4ª Jornada Honra AF Viseu

NO TOPO
Competitividade do Campeonato da Divisão de Honra da AF Viseu.
Após três jornadas, apenas Alvite e Nelas ainda não pontuaram. O Nelas não realizou um único jogo e o Alvite tem apenas dois jogos realizados, ambos na condição de visitante. Apenas o Sátão ainda não perdeu pontos.
Características de um campeonato muito competitivo. Uns dirão tratar-se de um campeonato que tem perdido qualidade, ao longo dos anos, outros que essa qualidade tem aumentado.
É de facto um campeonato muito competitivo, onde as equipas se equivalem e os jogos são pautados pelo equilíbrio e com um elevado número de jogos que acabaram empatados. Além disso, as vitórias, na sua maioria foram por diferença mínima.

NO FUNDO
Três jornadas passadas e já quatro jogos ficaram por realizar. As razões não foram as mesmas em todos os jogos.
Sem querer-mos reflectir hoje sobre as razões da não realização desses jogos, não é bom para a competição, jornada após jornada, existirem equipas que acabam por não competir.

3ª Jornada da Honra AF Viseu
O equilíbrio foi a tónica dominante da terceira jornada. De entre as equipas que à partida referimos como principais candidatas à vitória no campeonato – Santacombadense, Lamego, Satão e Canas de Senhorim – o Sátão aparece como a equipa que, neste momento, parece estar melhor, com duas vitórias, sendo que uma foi em Santa Comba Dão, outro candidato. O Lamego parece, também, estar preparado para desde o início andar junto aos primeiros. Quanto a Santacombadense e Canas de Senhorim os resultados não estão, até ao momento, de acordo com a valia das equipas e das próprias ambições.
Pensamos no entanto, como referiu Carlos Matos, o importante é como acaba e não como começa. Poderá estar a ser determinante o facto de Sátão e Lamego terem mantido as suas equipas técnicas, com os métodos de trabalho devidamente compreendidos e sistematizados pela generalidade dos atletas. Santacombadense e Canas de Senhorim iniciaram a época com novos responsáveis técnicos, o que, de certa forma, pode servir de atenuante para este início menos conseguido.
Se observarmos, com alguma atenção, verificamos que dos 7 primeiros classificados, apenas o Viseu e Benfica mudou de treinador. Por outro lado, na segunda metade da classificação, passa-se precisamente o contrário, na grande maioria as equipas mudaram de responsáveis técnicos.
São apenas curiosidades que deixamos para reflexão.
Não poderíamos deixar de referir que, finalmente, o Paivense deixou de ganhar, embora não tendo perdido. De registar essa marca fantástica de dez jogos consecutivos sempre a vencer (30 pontos).
Gostaríamos ainda de destacar o Viseu e Benfica, que em dois jogos, na condição de visitado obteve duas vitórias. Uma equipa que está a começar muito bem neste regresso ao campeonato da Honra da AF Viseu. Não tem qualquer problema em abdicar de assumir o jogo, de abdicar de ter bola, sempre com um grande sentido posicional e de controlo do mesmo, esperando o melhor momento para chegar à vitória, sem se desorganizar. Procura, claramente, jogar no erro do adversário e não tem problema nenhum em assumir essa postura em campo.

4ª Jornada da Honra AF Viseu
Deixamos a nossa perspectiva em relação ao que será a jornada do próximo fim de semana:

Nelas vs Silgueiros (10-90)
Total favoritismo para o Silgueiros, no caso de haver jogo.

Santacombadense vs SC Lamego (50 – 50)
Jogo imprevisível. Se por um lado o Santacombadense tem, necessariamente, de ganhar e assumir-se como um dos candidatos, por outro, o Lamego começou bem este campeonato e aparece como outro dos candidatos. Jogo muito emotivo em perspectiva, onde claramente o Lamego tentará dar a iniciativa do jogo ao adversário, procurando certamente baixar linhas e tentar aproveitar o erro.

Alvite vs Carvalhais (50 – 50)
Estamos certos que provavelmente o Alvite será uma equipa mais forte no seu reduto. Neste primeiro jogo que irá realizar, na qualidade de visitado, uma vez que o jogo da segunda jornada não se realizou, devido a más condições climatéricas, terá pela frente uma equipa sempre bem organizada e que, normalmente, comete poucos erros defensivos. Jogo de grande importância, principalmente, para o Alvite, que ainda não pontuou.

Viseu e Benfica vs Sátão (50 – 50)
Outro jogo com grande interesse de ser seguido, no próximo fim de semana. O Sátão desloca-se a Viseu, apenas com vitórias, e no caso de conseguir a terceira vitória, assume-se como o principal candidato à vitória neste campeonato. Do outro lado está o Viseu e Benfica, que entrou muito bem neste campeonato e em caso de vitória mantém a liderança, neste campeonato. Curioso será perceber quem vai querer mandar no jogo, uma vez que os visitados são uma equipa que, normalmente, gosta de dar a iniciativa de jogo, ao adversário, e tentar, com grande organização, esperar pelo melhor momento para surpreender. Mas o Sátão é uma equipa já muito experiente e que certamente não se deixará surpreender.

Paivense vs Parada (55 – 45)
O Parada não começou da melhor maneira, este campeonato, ainda não ganhou, mas com apenas dois jogos disputados, ambos em sua casa. Apesar disso, estamos perante uma equipa com enorme potencial e que, certamente, vai a qualquer momento ganhar os seus jogos. Vai jogar, na qualidade de visitante, e encontrar uma equipa que está com uma dinâmica clara, de vitória, e que ainda não perdeu neste campeonato. Um jogo em que o Paivense vai tentar ter bola, como sempre faz, o Parada tentará, certamente, surpreender com transições rápidas e dando, por isso, a iniciativa, de jogo ao seu adversário.

Canas de Senhorim vs Abraveses (60 – 40)
O Canas de Senhorim não vem de uma jornada positiva, mas pensamos ser claramente favorito para este jogo, visto tratar-se de uma das equipas que vai andar na luta pela subida. Estas equipas normalmente não têm dois jogos seguidos sem vencer. Do outro lado aparece uma equipa que ainda não perdeu e que se apresenta, neste campeonato, demonstrando um futebol com qualidade, o que a torna numa das surpresas agradáveis deste campeonato, até ao momento. Jogo muito importante para o Canas em virtude de não poder, nesta altura, estar a perder mais pontos (já perdeu cinco pontos, em nove), ainda mais em casa.

Molelos vs Lamelas (50 – 50)
Duas equipas que não começaram da melhor maneira este campeonato, mas que vêm de resultados positivos na última jornada. O Molelos empatou, em Tarouca, recebe o Lamelas que venceu um dos candidatos, em sua casa. Nas duas últimas épocas, o Lamelas conseguiu pontuar em Molelos, certamente que se apresentará muito organizado, dando a iniciativa de jogo e procurando manter um ritmo de jogo lento e procurando que com o passar do tempo o Molelos se desorganize e dessa forma as coisas poderão tornarem-se mais fáceis.

Vildemoinhos vs Tarouca (60 – 40)
O Vildemoinhos uma vez mais acredita na velha máxima – tudo vai do começar. Uma vez mais, está a começar muito bem este campeonato, onde ainda não perdeu, encontra uma equipa que ainda não venceu. Pensamos que o Vildemoinhos acabará por vencer, o que vai complicar e muito as contas do Tarouca.

Estas são apenas ideias do que, a nosso ver, poderão ser os jogos do próximo Domingo. Depois veremos…

A todos os que nos queiram contactar, com ideias e sugestões, poderão fazê-lo para:

mail: reflectindofuteviseu@gmail.com
blogue: http://desportivamentereflectindo.blogspot.com/

Castro Daire, 14 Outubro 2010
Toni

O CAMPEONATO DOS CANDIDATOS

Vouzelenses - M. Beira
Jogo grande logo a abrir: a equipa de Vouzela já o ano passado tinha um excelente plantel e praticava bom futebol. Perdeu o ponta de lança Paulo Cabaças, mas pretende começar da melhor forma, no seu renovado estádio. O conjunto de Moimenta da Beira, despromovido na época passada, orientado pelo experiente Vítor Rebelo, tem como objectivo o regresso à divisão de honra, onde em 08/09 conseguiu o 3º lugar e a final da taça. Jogo de tripla.

Resende – Arguedeira
O Resende, após 2 anos sem liderança directiva, aparece renovado com novos órgãos sociais. Depois dos problemas estruturais/organizacionais que afectaram o grupo de trabalho na época passada, a nova direcção conseguiu fazer o que parecia impossível: convencer o plantel a renovar. Apesar das saídas de 3 jogadores muito importantes, o restante plantel mantêm-se e está reforçado com treinador e uma série de atletas habituados às exigências da A.F.Porto. O Arguedeira, tal como o ano passado, onde fez um terço da competição no 1º lugar, tem obviamente o objectivo de atingir a divisão maior do futebol distrital. O factor casa deve pesar num resultado favorável aos azuis e brancos.

Vilamaiorense - Castro Daire
Com todo o respeito pelo Vilamaiorense, à partida, este será o jogo menos equilibrado da jornada. A equipa da casa escapou por muito pouco à despromoção, embora fosse uma equipa positiva e organizada. O Castro Daire é candidato assumido, tal como na época passada, e venceu no último Domingo por uns espantosos 12-0, para a taça.

O. Douro - F. Aves
Dois conjuntos com enorme experiência e história nesta divisão. O Oliveira do Douro reforçou-se muito bem com o polivalente Nesco e manteve plantel e treinador da época passada. O Ferreira de Aves, como se sabe, aposta fortíssimo, todos os anos, mas tem falhado a tão desejada subida à honra. Para vencer no pequeno campo do Oliveira, a equipa de Sátão terá de superar a agressividade e a paixão que move os atletas da casa, com um público fervoroso a puxar de início ao fim da partida.

Sernancelhe – Fornelos
O Sernancelhe vem de uma subida e tem a seu favor, além do factor casa, a dinâmica de vitória conseguida com os recentes êxitos. O Fornelos é, nos últimos anos, um candidato assumido a vencer esta competição. Esta época estará teoricamente menos forte, mas mantêm a base do seu plantel e tem uma palavra a dizer. Nesta partida talvez o factor casa seja determinante.

Nespereira – Campia
O Nespereira, depois de várias épocas a jogar com a prata da casa, mudou de estratégia e reforçou-se com vários atletas com currículo considerável. Assim sendo, o mínimo que se espera do Nespereira é que ande mais perto dos primeiros do que dos últimos. O Campia, também despromovido recentemente, tudo fará para regressar à honra, mas terá de estar muito bem para vencer este jogo.

Rui Rebelo – treinador futebol nível II
Resende, 15 de Outubro de 2010


Neste início de época são muitas as incertezas, até pelo desconhecimento que ainda temos de alguns plantéis.
Apesar das incertezas espera-se que Lajeosa e Mortágua sejam claros candidatos à subida. O Lajeosa reforçou-se bastante e não pode fugir à responsabilidade de subir. O Mortágua vem da Divisão de Honra e quer seguramente regressar. Falta saber como se vai adaptar a alguns campos de dimensões reduzidas. Numa segunda linha surgem seguramente o Vale Madeiros, que apesar de se estrear neste escalão, se reforçou com vários jogadores com experiência de Divisão de Honra e até de nacionais(Vítor Hugo – ex Mangualde). O C. Sal apesar da contenção de custos é sempre um candidato aos primeiros lugares e é preciso ter também em conta o Moimenta do Dão. A equipa do concelho de Mangualde mantém a base da época passada e reforçou-se com muitos jogadores de qualidade. Poderá ser a grande surpresa desta divisão. Curiosidade para ver se o Vila Chã de Sá repete a boa prestação da época passada. O Cassurrães perdeu grande parte da equipa para o V. Madeiros e apesar de se reforçar com Márcio(Mangualde) não deverá ser capaz de fazer frente às melhores equipas. Besteiros e Canas de Santa Maria são clubes que colocam sempre grandes dificuldades quando jogam em casa, com a particularidade de o C.S. Maria(perdeu o influente avançado Dani) começar tradicionalmente bem. O Vale de Açores costuma apresentar uma equipa jovem, capaz do 8 e do 80. Se começarem bem podem tornar-se uma dor de cabeça. O Farminhão na época passada começou bem mas foi perdendo fulgor. Perdeu alguns jogadores importantes e não deverá lutar pelos lugares cimeiros.
O Cabanas de Viriato perdeu grande parte da equipa e estará certamente muito distante de repetir a boa prestação da época passada.

1ª Jornada:
V. Chã Sá – V. Madeiros(50% vs 50%)
Jogo interessante para ver ao que podem ambicionar ambas as equipas. Pessoalmente considero o V. Madeiros candidato a subir, mas o Vila Chã fez um belo campeonato na época passada e coloca sempre grandes dificuldades quando joga em casa. Duro teste para as ambições do Vale Madeiros.
Cabanas – V. Açores(30% vs 70%)
Em casa o Cabanas costuma causar dificuldades, mas a vitória deverá ser do Vale de Açores que se apresentou muito bem na 1ª eliminatória da taça.

Mortágua – S. Cassurrães(99% vs 1%)
O candidato Mortágua não pode perder pontos nestes jogos e certamente vencerá sem dificuldades. Não vencer este jogo em casa será muito mau sinal para a equipa de Mortágua.

Besteiros – C.S. Maria(50% vs 50%)
“Derby” do concelho de Tondela em que tudo pode acontecer. O C.S. Maria costuma começar bem os campeonatos e por isso atribuo-lhe algum favoritismo..

M. Dão – Farminhão(60% vs 40%)
O Moimenta reforçou-se muito bem e tem uma equipa muito equilibrada. Em casa deverá levar a melhor sobre o Farminhão. A equipa de Martins pode vir a ser a surpresa do campeonato.

Lajeosa – C. Sal(60% vs 40%)
Jogo muito interessante, com favoritismo para a equipa treinada por Paulo Guilherme. A equipa da casa é talvez o grande candidato, vamos ver se será capaz de o demonstrar em campo. Este vai ser um duro teste e com a curiosidade de estarem em campos muitos jogadores que no ano participaram no derby Cabanas – C. Sal.

João Pereira
Casal Sancho, 15 de Outubro de 2010

13 comentários:

Anónimo disse...

Escreve-se querermos, e não, querer-mos

por Raúl Lima - Professor 1.º CEB disse...

"Vilamaiorense - Castro Daire
Com todo o respeito pelo Vilamaiorense, à partida, este será o jogo menos equilibrado da jornada. A equipa da casa escapou por muito pouco à despromoção, embora fosse uma equipa positiva e organizada. O Castro Daire é candidato assumido, tal como na época passada, e venceu no último Domingo por uns espantosos 12-0, para a taça."

Como diz o cego, a ver vamos...
Cada jogo é um jogo!
Cumps

Anónimo disse...

Oh anónimo onde está isso escrito

LuísFixe disse...

Sei que n serve de desculpa mas o santar teve apenas 3 treinos antes do jogo com o castro d'aire. O castro d'aire pode até ter uma boa equipa mas o destaque deve ir tb para o mau planeamento da época desportiva do Santar.

Anónimo disse...

Não sei quem fez este post...e é certo que cada um tem direito a sua opinião, mas uma coisa é certa, mesmo que a equipa do S. Cassurrães seja muito fraca(e não é assim tanto, vai provar isso ao longo da época) e a equipa do Mortágua muito forte (ou muito muito forte), acho que Mortágua 99% – S. Cassurrães 1%, é uma analise muito sem saber o que se está a fazer, e quando não se sabe...mais vale estar quieto.

Ps:Mortágua – S. Cassurrães(99% vs 1%), ou seja, em cada 100 jogos realizados entre as duas equipas o Santiago ganha 1 e o Mortágua 99 :p

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Amigo cronista:
atenção aos argumentos que utiliza para descrever as suas crónicas. Na base de quê é que fez a previsão do Nelas x Silgueiros? O senhor por acaso conhecia a equipa do Nelas para atribuir apenas 10% de probabilidade de vitória? Só porque a maioria são juniores e seniores de 1º ano? Gostava de fazer como se faz uma previsão com base em NADA. Comentários gratuitos e sem nexo qualquer. O Nelas provou hoje que não é uma equipa vulgar, destronando com muito MÉRITO, com muito SUOR, com muita ENTREAJUDA, que é uma equipa em construção mas forte psicologicamente, unida! Com as mínimas possibilidades de vitória (segundo o senhor cronista) fez das tripas coração. Uma equipa onde no onze titular figuram juniores de 2º ano e até de primeiro! estas vozes calaram uma equipa experiente e com créditos dados. E independentemente dos problemas que o clube tem e daquilo que é a história recente, esta gente que entrou hoje em campo deu alma a um clube imensamente grande do distrito de Viseu.
Mais respeito pelo SL Nelas.

Anónimo disse...

Seguindo o raciocínio do comentário anterior, apenas frisar que julgaram aquilo que é um problema directivo e de gestão, com aquilo que não é um problema de determinação e força de vontade, entre aqueles que acreditam que a história do SL Nelas, é orgulhosa.
Demonstrou hoje, com aqueles que sempre acreditaram e amam um dos MAIORES clubes do distrito de Viseu, o porquê desta juventude merecer mais respeito destes treinadores feito de teorias pouco cientificas.
Parabéns miúdos, pela chapada de luva branca na cara de muita gente.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

A verdade é que o cassurrães é mesmo uma equipa mediana, o unico jogador em destaque na equipa foi o guarda redes que fez uma grande segunda parte. Podem se dar por contentes não terem levado um duzia para casa!!!

Anónimo disse...

Aqui estão os teus 10 Cronista

NELAS 3-2 SILGUEIROS

O futebol é tão fixe *.*
Aprende alguma coisa e para de dar ideias erradas

Anónimo disse...

Ora como o comentário de alguém, a equipa do Santiago de Cassurrães é uma equipa mediana(mas vai mostrar ainda alguma coisa)...mas continuo com a minha 99%-1% é uma analise muito com base no NADA....sendo este um blog visitado por algumas pessoas esta a passar a ideia que a equipa do Santiago é constituída por iniciados(LOL)

anónimo disse...

Por vezes é bom ser ignorado e desconsiderado...pode ser que mais adiante comecem a falar em nós! Depois recordo quem somos...

Anónimo disse...

Depois dos jogos se realizarem é muito fácil criticar.
Esses doutores que depois dos jogos vêm falar, devem fazê-lo um pouco antes, para ganharem alguma legitimidade.

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu