domingo, dezembro 19, 2010

Cesarense 2 - Tondela 2


























Estádio do Mergulhão, Cesar. Árbtiro, Humberto Gomes (AfPorto).


Nesta tarde de domingo realizou-se mais uma jornada do campeonato nacional da 2ª divisão, em Cesar, frente a frente jogaram a equipa anfitriâ, o Cesarense e o Tondela.


Mais um jogo esperado com bastante espectativa, com uma equipa a necessitar de pontos para fujir da cauda da tabela e outra a tentar somar mais 3 pontos e continuar na liderança deste campeonato.


Para esta partida, Filipe Moreira, técnico do Tondela, continuava sem poder contar com os habituais titulares Diego, Vítor, Luís Carvalho, Gomes e Luìs Miguel. Face a isto o técnico teve que fazer algumas adaptações como tem sido hábito nas últimas partidas. Assim, fez alinhar o seguinte onze inicial: Rui Marcos, Tomé, Jorge Rodrigues, Alain, João Pedro e Leonel; Emiliano Tê, Márcio Sousa, Fernando Ferreira; Piojo e Paulo Ferreira.
Suplentes: Nuno Ricardo. Bruno Parente, Zongo, Pires e Aguinaldo.

Sobre o jogo em si e num relvado extremamente escorregadio, o Tondela entra melhor na partida, cedo começa a tomar conta do jogo. Fernando Ferreira aos 5m dá um primeiro sinal de perigo através de um remate de fora da área pouco ao lado da baliza do Cesarense. Aos 8m é o defesa esquerdo adaptado Leonel que tem um boa investida, consegue entrar na área onde assiste Paulo Ferreira que sozinho e quando se preparava para finalizar é impedido pelo corte na hora "H" por um defensor da equipa da casa. Os homens da casa só em contra ataque conseguiam chegar à area do Tondela, aos 10m conseguem um remate mas por cima da baliza de Rui Marcos. Os visitantes iam controlando o meio campo, muito pela força de Emiliano Tê e pela irreverência de Márcio Sousa. Através de um futebol apoiado, fazendo bem o uso das alas e com as subidas dos laterais, aos 12m o Tondela consegue um pontapé de canto. na marcação Jorge Rodrigues salta mais alto que os seus adversários e inaugura o marcador. O Cesarense tentou reagir, conquista um livre muito perigoso à entrada da área mas Rui Marcos faz um bela defesa para canto. A equipa do Vale de Besteiros começava a demonstrar mais uma vez alguma apatia depois da marcação do golo que lhe dava a avantagem, por sua vez o Cesarense começava dar mais réplica e a tentar criar perigo ao último reduto Tondelense mas sem grandes frutos. Aos 25m Emiliano tenta a sua sorte mas atira um pouco por cima da baliza. Paulo Ferreira, aos 30m poderia ter ampliado a vantagem, solicitado por Jorge Rodrigues que efectua um cruzamento da direita, Paulo cabeçeia para a defesa da tarde. Aos 38m e na sequência de alguma falta de concentração da defesa Tondelense que deixa um jogador contrário receber a bola na área, este roda e quando se prepara para rematar é tocado por Emiliano segundo o árbitro. Grande penalidade que o Cesarense não perdoa e empata assim a partida. Antes do intervalo aos 45m, na marcação de um canto, Márcio coloca a bola na área, depois de alguma confusão esta sobra para Paulo Ferreira que na pequena área falha incrivelmente o 2º golo tendo apenas o guarda redes pela frente.

















Na segunda parte, a equipa do Tondela entra de uma forma completamente diferente que no início da primeira, com pouca organização, revelando imensas falhas a nivel defensivo, que apesar da falta de 3 defesas habituais titulares não seria motivo para tal. Como sinal destes factos e novamente pela esquerda, o Cesarense consegue um contra ataque, apanha o Tondela em contra pé e depois de um sprint e da saída de Rui Marcos dá-se o 2º golo dos homens da casa através de um remate cruzado. Filipe Moreira faz entrar Bruno Parente para o lugar de João Pedro que esteve menos bem. Bruno veio trazer outra dinâmica à equipa, a partir deste momento parecia que tinha acordado, aos 55m Piojo tem um grande remate de fora para nova grande defesa do guardião Cesarense. O Tondela reagia e voltava a comandar o jogo, na tentativa de ir atrás do prejuizo, começava a encostar o adversário à sua defensiva. Esta atitude deu frutos, aos 67m, Bruno Parente tem uma excelente jogada pela esquerda, ele que até é defesa direito, cruza ao 1º poste onde aparece Fernando de cabeça a empatar a partida.


O jogo parecia relançado, o Tondela parecia renovado e a única equipa a querer vencer, o Cesarense ia tentando fazer passar o tempo com as normais estratégias que se conhece. O técnico Tondelense volta a mecher, faz entrar Zongo e Aguinaldo, o jogo fica mais rápido, Márcio volta a surgir na partida e a comandar o meio campo. Aos 73m assiste Leonel que atira com muito perigo. Passados 5m é Aguinaldo que pela direita ultrapassa vários adversários e já na área atira por cima tendo colegas ao lado para entregar a bola e poder dar uma melhor finalização ao lance. Aos 85m golo anulado a Aguinaldo, este parte em jogo e por entre os centrais adversários, consegue ganhar a bola em velocidade e desfaz o empate. o bandeirinha marca fora de jogo. Lance muito contestado e alvo de risos por toda a assistência. Ainda antes de terminar, aos 90m o mesmo Aguinaldo depois de uma boa jogada de Tomé, falha incrivelmente o golo a 1 ou 2m da baliza só com o guarda redes pela frente embrulhando-se na bola quando apenas precisava de a encostar.


Final da partida, mais um empate fora desta equipa Tondelense que poderia ter aproveitado melhor a derrota do seu mais directo opositor, o Sertanense. A equipa revelou várias falhas defensivas, sobretudo pelo lado esquerdo, talvez derivado ás ausências referidas anteriormente, assim como continua a revelar falta de eficácia ofensiva. O Sr. Árbitro teve a um nível razoável, já o Sr. Auxiliar do lado da bancada...como na Anadia prejudicou o Tondela, hoje voltou a fazer o mesmo. Vários foras de jogo dúvidosos e um golo ao que parece mal anulado.
Tondela termina o ano no 1º lugar...vamos ver o que lhe resta até final deste difícil campeonato.
Que o panorama de lesões se afaste de vez do plantel e que o ano novo seja pleno de alegrias.
Para toda a comunidade desportiva e visitantes deste blogue desejo um Feliz Natal e um Excelente ano de 2011.
Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu