Poderia ter sido um jogo de futebol que acabasse como tanto outros, não assim não se sucedeu.
27 de Fevereiro de 2011.
Local: Campo do Facho - Boassas (Cinfães)
Realizava mais um desafio do campeonato distrital de Juniores A - Zona Norte neste sábado, em que opunha as equipas do Grupo Desportivo de Boassas e o Sport Clube Penalva do Castelo.
O resultado foi uma igualdade a uma bola...tudo dentro da normalidade.
Sendo ou não justo para ambas as equipas não é o mais importante para este relato, mas sim o que se passou depois de terminar o jogo.
Dentro das 90 minutos, nada de muito anormal se sucedeu, no que diz respeito a disciplina e o encontro acabou por terminar com as equipas a recolherem dentro da normalidade e cordialidade aos balneários.
Sabendo, já por outros relatos e para quem já visitou este campo, sabe-se que o campo do Facho é dos mais pequenos ou senão o mais pequeno do distrito, no que respeita a medidas e também das condições insuficientes para se assistir a um jogo de futebol como também para os intervenientes de um mesmo jogo.
Acaba por ser o menos significante para este relato, agora a falta de sentido de estar de alguns adeptos, se assim podermos chamar, torna-se o centro das atenções e não devemos deixar passar em claro.
Assim se sucedeu agressões a dois jogadores do Penalva, já a saída dos balneários para o respectivo exterior.
Provavelmente por adeptos que assistiram ao desafio, que fizeram de certa forma uma espera à saída do mesmo campo.
Felizmente não resultando grandes danos físicos para os respectivos jogadores, o que mais importa realçar é que se faz sentido estarmos assim no futebol?
Valerá a pena continuar a praticar desporto, neste caso futebol, para podermos por em risco a nossa integridade física se existem pessoas que ainda não perceberam a palavra desporto, ou saber estar no desporto?
Quando se perde os valores essenciais de um jogo de futebol, teremos vontade de continuar a acreditar o desporto ou neste caso futebol de camadas jovens ser uma festa?
Será que de uma vez por todas, se deverá tentar por termo a estas situações, para não se voltarem a suceder?
Não deverá as autoridades também proteger todos os intervenientes de um jogo de futebol e não só a equipa de arbitragem?
Não se deverá por em causa proporcionar-se um jogo de futebol ou outra modalidade num campo onde não existam o mínimo de condições para que situações destas não se repitam?
No fundo o futebol deve ser levado como um divertimento e não fazer um "espaço de batalha"!
18 comentários:
quando um arbitro auxiliar é agredido em pleno jogo da divisao de honra testemunhado pela gnr presente no campo e confirmado pela assistência do INEM ao árbitro e até à data a AFV fechou os olhos a tudo isto e nenhuma decisão tomou...é perfeitamente normal que as pessoas primitivas do nosso distrito sem qualquer tipo de formação/educação continuem a denegrir a essência do desporto e neste caso concreto do futebol
como é possivel a equipa de Arbitragem em boassas ter dispensado a GNR? Quem é responsavel pela segurança das equipas? a GNR é paga para que? Os actos que se seguiram nao foi só por adeptos há jogadores envolvidos, actos de vandalismo e selvagens, de pessoas sem qualquer tipo de cultura desportiva, estes senhores deveriam ser banidos do mundo do Futebol.
Como o Anónimo das 8:52 disse e muito bem deveriam ser expulsos so se enganou numa palavra nao se pode tratar por senhoras estes indivíduos selvagens que agridem qualquer pessoa. Visto que nao e a primeira vez acho que a federação deveria actuar de imediato suspendendo este clube porque e a integridade dos atletas e árbitros que esta em causa!
Facto é que já ninguém escapa à porção de culpa no estado que está o futebol hoje em dia. O problema está mesmo lá em cima, nos dirigentes máximos, que sobrepõem os interesses pessoais aos interesses do desporto em si. Posto isto, pela hierarquia abaixo tem-se revelado uma falta de respeito perante o Futebol, tanto de adeptos, como de atitudes lamentáveis de jogadores, treinadores e presidentes. Está na altura de uma mudança de mentalidades, porque é um problema estrutural grave que afecta o desenvolvimento do futebol em Portugal, para que um dia possamos ter a dimensão que tem o futebol lá fora!
Este tipo se situações só acontecem porque AFV deixa e não se importa com nada disto e tentam sempre tramar o Penalva porque se o mesmo acontecesse com o académico de Viseu as coisas seriam bem diferentes... Depois de a GNR ter abandonado o terreno de jogo ao sairmos do estádio (se e que podemos chamar isto um estádio porque não tem segurança nenhuma havia de ser proibido jogar la) ao sairmos fomos agredidos por varias pessoas incluindo jogadores e dirigentes do clube... E os quanto as arbitos que são uma cambada de corruptos que para alem de não assinalarem dois penaltis a nosso favor ainda conseguiram anular um golo a nossa equipa marcando fora de jogo num canto e ao fim do jogo estavam a comer febras e a beber minis com a equipa adversaria... o que e vergonhoso gostava que AFV desse a cara e fala-se sobre o assunto...
Verdadeira vergonha, que só comprova que certos clubes têm de desaparecer do futebol. São comportamentos indignos e incompativeis com os das pessoas normais. So prova que o nível de atraso intelectual existente nos habitantes de certos locais é bastante elevado e se as pessoas não sabem viver em comunidade nem respeitar os outros muito menos podem ter um clube de futebol local. Quando isto acontece os referidos clubes são sempre reconhecidos pelas piores razões. Isto foi um aviso espero que alguem tome medidas no sentido de acabar com estas atitudes lamentaveis.
tudo correu na normalidade, acredito mesmo que tenha acontecido isso sem razão nenhuma, por favor não atentem a inteligencia das pessoas....
Obviamente que todos os conhecedores da cultura desportiva (ou falta dela) das gentes de boassas, quem lá jogou já passou por situações idênticas ao longo dos anos no referido campo, posso aqui enumerar uma serie delas desde agressões a jogadores no túnel a pedradas dos adeptos, até agressões a árbitros e presenciadas por árbitros, etc. só que esses senhores quando jogam fora de casa são um santos uma equipa exemplar que não se importa de perder seja por quantos for. O problema esta identificado, falta de formação, e referindo me exactamente á equipa de juniores o problema é o "treinador"(mero director) e os directores que são agentes que incentivam a violência em detrimento de jogar futebol. Eu penso que o jogo deve evoluir e por selecção natural essas pessoas sem formação devem ser apenas excluídas do futebol e passarem a ser meros espectadores (mesmo que daqueles que tratam mal e tentam bater em toda a gente). Quanto ao boassas fica aqui uma dica para os senhores da afv, o dinheiro que esse clube vos pode dar não é tudo comparado com o descrédito que dá aos campeonatos por vcs organizados. Devo ainda dizer em defesa do futebol distrital e referindo me aos juniores A serie norte que felizmente este é um caso único portanto de fácil resolução e que de uma forma geral todos os outros clubes são capazes de manter um comportamento aceitável para este nível de competição.
Abraço
Subscrevo o Anónimo das 10:08. Essas/Esses...(falta de adjectivo) deviam ser expulsas/expulsos! É uma vergonha tornarem um espectáculo num campo de guerra!!
Apenas quero dizer que recuso me a ir jogar a Boassas....é vergonhoso
vergonha!!!!! é pouco pra classificar tais comportamentos....mas tudo isto deixa nos e faz nos reflectir...várias coisas!!!! e deixar um abraço para alguem que teve um comportamento de heroi...é o tal esprito de equipa...que as vezes falta la dentro...abraço a todos....mesmo aos de boassas....nao têm culpa de serem incultos.
Esta instituição Boassas, já deveria ter sido extinta da AFViseu, tal como esta "caixa de fósforos" pois não tem condições, tal como os seus adeptos de saber estar e comportar num evento destes, nem em nada que se pareça. Mas como a AFViseu está mais preocupada em receber o dinheirinho das inscrições, infelizmente, fecha os olhos a estas coisas! Será preciso, tal como neste país, existir uma tragédia nestes compos do norte do distrito para realmente abrirem os olhos, o que é muito triste e deplorável, mas enfim, é o país que temos....
em tudo isto os menos culpados são os atletas do boassas porque eles estão apenas a ser mal orientados, no fundo são miudos em formação que deviam perceber agora o que é certo e errado, mas serão eles no futuro os maiores prejudicados de tudo isto que lhes esta a ser "ensinado" e a herança que eles vão carregar para toda a vida é a de má educação e violencia que depois vão praticar durante toda a vida desportiva e msm social! lamentavel
O QUE SE PASSOU EM BOASSAS É O CÉU COMPARADO COM O INFERNO DE LAMEGO SEMPRE QUE LÁ JOGAM.
é que nem se pode comparar o ambiente em lamego com o de boassas...o abiente em boassas e aterrorizdor
os jogadores do boassas sao agressores, mal formados, incultos, agora a AF Viseu sabe de tudo isto e continua a fechar os olhos a um estádio que nao reune as minimas condiçoes de segurança nem desportivas, sinto-me envergonhado de jogar num estádio com aquelas condições.
a AFV não se interessa com nada disto pois o que eles querem e receber o dinheiro das inscrições e se isto acontece e porque eles deixam logo também são culpados e incrível a falta de competência que a nossa associação de futebol tem!
Tinha que vir aqui um burro falar no Lamego.Oh rapaz cresce e aparece provavelmente foste um dos agressores tem juizo
Enviar um comentário