quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Taça de Portugal: Murtoense 0-4 Escola FC






O jogo desta tarde foi mais um excelente exemplo de como uma equipa passa ao lado de um resultado histórico. Já tinha acontecido nos últimos dois jogos, ambos para o Campeonato Nacional, frente ao 1º de Dezembro em Sintra e frente a este mesmo Murtoense. Desta feita, com um pouquinho mais de eficácia, o marcador poderia ter atingido números completamente desproporcionais e já raramente vistos no futebol feminino nacional.



Apesar da falta de eficácia, que é sempre um ponto muito negativo, o caudal ofensivo da equipa nos últimos três jogos é algo de louvar. Poucas deverão ser as equipas actualmente que produzem tantas situações claras de golo por jogo.


Falando concretamente deste jogo, a equipa da casa dispôs apenas de duas oportunidades de golo durante toda a partida. Ambas na segunda parte e ambas resultantes de alívios da defesa. Ambas tiveram também o mesmo desfecho: Saída corajosa de Neide Simões aos pés da jogadora que transportava a bola. De resto todos os lances de ataque pertenceram à equipa que viajou de Molelinhos.


murtoense_taca_20102011_17


Aos vinte minutos já a equipa contava com 7 cantos, uma bola no ferro e três situações de golo extremamente perigosas (duas delas nascidas dos cantos). E foi precisamente de um canto que surgiu o primeiro e único golo da primeira parte. Após um primeiro alívio da defesa para a entrada da grande área, surge um remate de Bárbara Pragana forte e muito bem colocado para o fundo das redes da equipa do Murtoense.


murtoense_taca_20102011_27


O resto da primeira parte manteve o mesmo cenário de haver apenas uma equipa interessada em marcar e as situações de golo foram aparecendo umas atrás das outras. Fosse por arrancadas fenomenais de Noémia Figueiredo pelo meio do terreno, driblando por vezes 3 ou 4 adversárias até à altura do remate, fosse por bolas colocadas nas costas da defensiva da Murtosa para a velocidade de Micaela e Inês Cruz que, conseguiram por algumas vezes ficar na cara da guarda redes adversária; o Escola lá ia desperdiçando oportunidades de golo.


murtoense_taca_20102011_31


De salientar também nesta primeira parte, duas excelentes jogadas de Sandrine Santos, que pela esquerda foi por ali acima até ficar sozinha frente à guarda-redes em ambas as situações. Aí valeu à equipa do Murtoense os reflexos da sua guarda-redes, que se opôs brilhantemente as tentativas da nossa lateral esquerda.


O jogo foi para intervalo e voltou praticamente com o 0-2 para Noémia Figueiredo após a conversão de uma grande penalidade a castigar uma entrada perigosa por trás sobre Leila Tomaz.


murtoense_taca_20102011_32


O Escola continuou a atacar e a criar situações de golo mas de uma forma um pouco mais trapalhona do que na primeira parte. Notou-se um aumento da ânsia da equipa sempre que desperdiçavam mais uma oportunidade, dando a ideia que estariam a ter maiores dificuldades em ultrapassar este bloqueio de eficácia do que a dificuldade que estavam a ter com a equipa adversária.


A meio da segunda parte, Micaela Matos arranca pela direita e após driblar duas adversárias e entrar na grande área, remata fora do alcance da guardiã adversária fazendo assim o 0-3. De salientar que pouco antes do golo, e pela esquerda, Micaela livra-se, junto à linha final, de duas adversárias, fazendo a bola passar por um espaço impossível, entre as jogadoras e a linha de fundo. Já sem ângulo e só com a guarda redes pela frente, optou por realizar um remate cheio de habilidade e intencionalidade que leva a bola a embater no poste. Apesar de ter duas colegas muito bem posicionadas na zona de penalti, e que não teriam qualquer dificuldade em finalizar, foi um excelente momento de futebol que recebeu muitos aplausos dos adeptos do Escola que acompanharam a equipa.


murtoense_taca_20102011_57


De oportunidade em oportunidade (só de bolas aos ferros, nesta segunda parte foram 2), o jogo foi caminhando para o fim, e a cerca de 5 minutos de terminar a partida, entra Gabriela Correia para o lugar de Micaela. Pouco depois, Suéli Giestas arranca pela direita e ao chegar à grande área faz um excelente centro para a entrada da pequena área. Aí surge Gabriela, que com um gesto técnico extremamente complicado, vai, de cabeça, buscar a bola a meia altura, e com um remate pleno de intenção, bate pela quarta vez a guardiã adversária.


Foi um grande golo e uma grande entrada de Gabriela, marcando assim o seu primeiro tento ao serviço do clube. Como é óbvio foi um golo muito simbólico e muito festejado por toda a equipa.


murtoense_taca_20102011_66


Pouco depois o jogo termina com 0-4 no marcador. Jogaram ainda pelo Escola, Catarina Bernardes e Inês Aguiar.


O escalão sénior do Escola vai ter, no próximo fim de semana, uma folga pois jogaria contra a Oliveirense. O futebol sénior regressa daqui a 15 dias nesse importantíssimo jogo frente ao Leixões onde é imperativo ganhar. E para isso se realizar as oportunidades tem que ser aproveitadas, uma vez que não é expectável que contra a forte equipa do norte, o Escola disponha de tantas oportunidades como hoje. Por isso, quando elas aparecerem, tem que ser concretizadas!


Fonte: Escola FC







0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu