domingo, fevereiro 06, 2011

Tondela 1 - Anadia 2























Estádio João Cardoso em Tondela, cerca de 350 espectadores.
Árbritro: Sr. João Santos da A.F.Porto
Assim não Sr. Árbitro??? De bradar aos céus....só visto.
Depois da vitória dificil alcançada na jornada anterior, o Tondela recebia em casa o Anadia, equipa que impôs na 1ª volta a primeira derrota à equipa comandada por Filipe Moreira, na altura já com uma equipa de arbitragem muito constestada. Hoje e por ironia do destino o mesmo veio a acontecer (derrota e muita contestação)...
Filipe Moreira não pode contar com Luís Carvalho e Zongo, apresentou o seguinte onze inicial:
Rui Marcos, Tomé, Jorge Rodrigues, Emiliano Tê, Anderson e Bruno Parente; Fernando Ferreira, Márcio Sousa e Gomes; Piojo e Paulo Ferreira.
Suplentes: Nuno Ricardo, Colaço, Alain, Leonel, Diogo Torres (Bruno Parente), Paulo Vaz (Gomes) e Luis Miguel (Anderson).
A jogar em casa e com o forte apoio dos seus adeptos, foi o Tondela a criar a 1ª chance de golo, aos 5m Gomes trabalha bem pela esquerda, cruza e Paulo Ferreira surge junto à pequena área e cabeceia um nada acima da barra. Na resposta o golo do Anadia. Canto marcado, Rui Marcos falha a saída (talvez ainda combalido do choque anterior e que o obrigou a estar 8m a ser assistido) e ao segundo poste Bruno Cruz encosta e faz o 0-1.
O Tondela cedo via-se a perder em casa. Aos 9m reclama-se grande penalidade, assistência de Piojo, Paulo Ferreira é eventualmente agarrado, muita contestação, mas a equipa de arbitragem manda seguir o jogo. A partir deste momento e até final do jogo assistiu-se a um anti-jogo incrivel da equipa do Anadia, atitude essa tolerada pelo Sr. Árbitro. Cedo começou a aceitar este anti-jogo e a colaborar, cada disputa de bola era assinalada uma eventual infracção contra a equipa da casa, a cada uma dessas infracções os jogadores forasteiros limitavam-se a ficar no chão e pedir assistência...este facto verificou-se durante todo jogo com a complacência do Sr. Juiz da partida. O Tondela começava a demonstrar nervosismo para com este tipo de atitude adversária, tentava ir em busca do golo do empate, mas as constantes paragens de jogo provocadas pelo mencionado anteriormente tornavam essa tarefa muito complicada. Aos 18m Márcio Sousa tem uma boa jogada pelo centro, assiste Fernando Ferreira que tem um grande remate que cria a sensação de golo. Paulo Ferreira aos 23m tem uma jogada de insistência na área, assiste Gomes que remata e um defesa adversário substitui o Guarda Redes na baliza evitando o empate. Aos 28m é Gomes que tem um grande remate de fora da área, o Guarda Redes faz uma grande defesa, a bola sobra para o pé esquerdo de Paulo Ferreira que sozinho e com a baliza à sua mercê, falha o empate incrivelmente. Passados 5m Piojo é expulso, disputa de bola no ar com Paulo Adriano, ambos jogadores caiem ao chão e o árbitro dá ordem de expulsão ao Tondelense. Com esta expulsão, outra machadada era dada à equipa da casa, além disso começavam a ser desperdiçadas oportunidades de golo que não se podem falhar. Aos 40m uma jogada quase igual a esta anterior e onde supostamente Gomes é agredido na cara, o árbitro manda seguir o jogo. Com tanto anti-jogo, com expulsão, com chances de golo perdidas e com apenas uma do Anadia (concretizada), chegava o intervalo.
A segunda parte começa com o segundo golo do Anadia, Helder Ferreira em clara posição de fora de jogo pois na assistência após cruzamanto era o único jogador dentro da área, aumenta a vantagem para 0-2. Mais uma machadada na equipa comandada por Filipe Moreira. O anti-jogo começava a ser ainda mais evidente e acentuado. O próprio treinador da equipa forasteira ordenava seus jogadores a ficarem no chão, sempre com uma passividade absurda da equipa de arbitragem. Outro grande exemplo de uma arbitragem habilidosa, aos 50m, Gomes tem uma grande jogada individual, isola o recém entrado Diogo Torres e quando este se prepara para rematar, o Sr. Árbitro decide marcar uma falta sobre Gomes... simplesmente vergonhoso e descarado. Da falta assinalada, Márcio marca o livre directo e a bola é cortada pelo braço de um homem da equipa forasteira quando esta seguia para a baliza... novamente muita contestação.
Aos 60m Gomes assiste Tomé na pequena área, este permite uma grande defesa e na recarga Paulo falha de novo incrivelmente o golo. O Tondela mesmo com 10 e com estas contrariedades todas ia remetendo a equipa adversária à sua defesa e não criava sequer perigo para Rui Marcos. Fernado Ferreira aos 70m isola Diogo Torres que apenas com o Guarda Redes pela frente remata por cima. Passados 7m é Paulo Ferreira que depois de um cabeceamento permite nova grande defesa para canto. O Tondela continuava a atacar e a falhar, o Anadia com o seu anti-jogo habitual ia conseguindo segurar a vantagem, era sempre um jogo a espaços, Tondela com bola a tentar o golo e o adversário a solicitar a entrada do seu massagista, o Sr. Árbitro continuava a ser complacente deixando os presentes incrédulos. Márcio Sousa aos 83m está muito próximo do golo depois de um remate de fora em que a bola ainda raspa no poste da baliza. Aos 91m Fernando cruza e Paulo Ferreira cabeceia para o 1-2. Até final e depois do árbitro dar 6m de compensação, houve mais 5 entradas do massagista em campo. Fica apenas uma ideia do que se passou em todo jogo.
Com tantas contrariedades e com tão pouco tempo útil de jogo dificilmente o Tondela poderia chegar à vitória. Certamente que este Sr. João Santos também não iria permitir pois a sua actuação foi sempre concentrada e vertical...com um sentido...o de prejudicar a equipa da casa desde o inicio da partida...Simplesmente vergonhosa e tendenciosa. Quem esteve lá viu tudo isto e certamente aliou-se há muita contestação durante e no final da partida... Começa a ser sina...e as equipas de arbitragem da A.F.Porto deixam de ser bem vindas ao Distrito de Viseu.
Será que existem forças exteriores a implicar estas actuações? Será que as equipas do Interior são sempre prejudicadas em benefício das do Litoral e Grandes Centros? Triste e desanimador para uma equipa que tem uma semana de trabalho e de preparação para um jogo, em que dele quer fazer um espectáculo e alguns Senhores tornam-se os protagonistas e estragam a festa do futebol de forma deliberada, consciente e certamente com alguns aliciamentos pelo meio...
Próxima jornada, Sábado dia 12 de Fevereiro, Boavista-Tondela... será uma arbitragem do Porto???
P.S. Existe viagem de autocarro para este jogo. Mais informações, contactar até amanhã o CDTondela, Café Torres, Café Mega Drive ou Papelaria Casa Tapada.
Pénaltie por assinalar...



Agressão a Gomes

Golo fora de jogo...

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu