Nesta tarde de domingo, disputou-se a 27ª Jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão B - Série Centro. Na Vila da Pampilhosa, defrontara-se a equipa local o Pampilhosa e o Líder do campeonato, o Tondela. Jogo aguardado com muita espectativa, depois do empate no dia anterior entre o Padroense e o Boavista. Oportunidade única para o Tondela se distanciar ainda mais. Mas pela frente iria encontrar um equipa muito difícil a jogar no seu terreno e a necessitar de pontos para fugir à zona de despromoção.
Tondela: Rui Marcos, Tomé, Diego, Jorge Rodrigues e Luís Carvalho (Leonel); Emiliano Tê (Fernando Ferreira), Márcio Sousa e Gomes (Diogo Torres); Piojo, Luís Miguel e Paulo Ferreira.
Suplentes: Nuno Ricardo, Bruno Parente, Alain, Leonel, Fernando Ferreira, Zongo e Diogo Torres.
Sobre o jogo em si, uma primeira parte com algum domínio da equipa do Tondela, mas com poucas oportunidades de golo. Muita disputa de bola a meio campo mas com pouca objectividade. Inicio forte da equipa da casa, a que o Tondela só a meio da primeira parte "acordou" e começou a jogar ao seu estilo. Aos 11m Emiliano recupera uma bola sobre a direita, cruza para Paulo que tenta o chapéu ao Guarda Redes adversário mas este não permitiu o golo. Pouco tempo depois e aos 19m, canto para os homens da casa, Rui Marcos falha o tempo de salto para "socar" a bola e ao segundo poste surge um cabeceamento muito perigoso. Aos 23m é Gomes que tem uma grande jogada, entra na área e quando se prepara finalizar é impedido por um defesa adversário na hora "H". Márcio Sousa, aos 33m na marcação de um livre atira a bola à trave. Aos 44m Jorge, quase faz auto-golo num atraso de cabeça para Rui Marcos.
A segunda parte começa com mais Tondela nos primeiros 5m, Gomes tem dois remates perigosos mas o Pampilhosa também cria mais. Na cobrança de um livre chega ao 1º golo, a defesa do Tondela alivia muito mal a bola sendo que esta vai para um adversário que sozinho marca o primeiro da tarde. Pouco tempo depois, mais uma bola perdida à frente da área e surge o 2º golo do Pampilhosa depois de um remate de bem fora da área e onde Rui Marcos não está isento de culpas pois pareceu que poderia ter feito melhor. De uma assentada Filipe Moreira faz as 3 substituições, e o Tondela rápidamente se transformou. Fernando Ferreira essencialmente veio trazer uma maior capacidade de organização e construção ao meio campo do Tondela, Leonel com a sua rapidez subia bastante pela linha. A partir daqui o Tondela tomou conta do jogo em busca do prejuízo, o Pampilhosa tentava esporádicos contra-ataques. Aos 60m Paulo Ferreira é derrubado na área pelo Guarda Redes adversário depois de ter efectuado uma grande defesa a cabeceamento do mesmo Paulo. Piojo reduz para 2-1. A partir daqui só deu Tondela, várias chances de golo incrivelmente falhadas e várias e estrondosas defesas do Guarda Redes do Pampilhosa, 3 delas sobre a linha e qual delas a defesa da tarde, sendo que em uma dessas defesas a bola terá entrado na baliza mas sem que o árbitro considerasse golo. Piojo aos 67m na pequena área recebe a bola e sozinho remata à "queima roupa" para grande defesa, Aos 73m cruzamento de Leonel, Paulo cabeceia a rente à trave. Nova grande defesa a cabeceamento de Piojo novamente na pequena área aos 77m. Aos 79m contra ataque do Pampilhosa, Rui Marcos destemido sai da baliza e faz uma grande defesa. Aos 82m é novamente Piojo que trabalha bem na área e apenas com o Guarda Redes pela frente permite mais uma estrondosa defesa para canto. O 3~1 final surge aos 88m quando já toda a equipa do Tondela estava no ataque, bola aliviada para a frente, Jorge na tentativa de cortar a bola, coloca esta nos pés de um jogador adversário que vai até á baliza e estabelece o resultado final.
Resultado algo injusto mas que serve de aviso e emenda pois mais uma vez a equipa pecou muito na finalização, perdendo oportunidades flagrantes de pelo menos empatar a partida.
Tudo é possível ainda faltam 3 jornadas até o final...esperar para ver.
Arbitragem razoável. Próxima jornada, Tondela - Cesarense.