domingo, abril 17, 2011

Tondela 2 - Cesarense 1






















Estádio João Cardoso, em Tondela. Cerca de 1500 espectadores. Relvado em razoáveis condições.

Árbitro: Nuno Roque (A.F.Coimbra).
Sem poder contar com o castigado Márcio Sousa, expulso na última jornada na Pampilhosa, Filipe Moreira fez entrar para o seu lugar Fernando Ferreira e trocou ainda Jorge Rodrigues por Alain e Luís Miguel por Diogo Torres. Esperava-se um jogo complicado, pois a equipa vinda de Cesar precisava de pontos para tentar escapar aos lugares de descida. Por sua vez, o Tondela precisava de vencer, pois caso contrário certamente seria ultrapassado na classificação e perder o 1º lugar. Assim sendo, Filipe Moreira apresentou o seguinte onze inicial: Rui Marcos, Tomé (Bruno Parente), Alain, Diego e Luís Carvalho; Emiliano Tê, Fernando Ferreira e Gomes (Zongo); Diogo Torres, Piojo (Leonel) e Paulo Ferreira.

Cedo a equipa da casa tomou conta do jogo, com um pressing alto, obrigava o Cesarense a pontapear a bola para a frente e através de um jogo muito apoiado e com muita posse de bola ia criando perigo para a baliza de Marco. Aos 7m, Tomé tem uma excelente jogada pela direita, cruza para o 2º poste onde aparece Diogo Torres a cabecear com muito perigo. Passados 2m é Alain que na sequência da marcação de um pontapé de canto, cabeceia rente ao poste da baliza adversária. A equipa visitante jogava muito encolhida atrás, fruto da pressão do Tondela. Aos 12m, esta equipa tem o primeiro remate mas muito por cima da baliza Tondelense. Gomes aos 14m tem uma grande jogada, finta 3 adversários, assiste Paulo Ferreira que com um adversário nas costas, rodopia, remata e faz golo... golo esse anulado por um estranhissímo fora de jogo. O Tondela continuava a dominar e a criar permanentemente a defesa contrária em sobressalto. Aos 20m novo golo anulado por fora de jogo, Piojo rompe pela direita, faz uma diagonal para o centro do terreno e assiste Paulo Ferreira, este no meio dos 2 centrais adversários fuzila Marco... muita contestação no estádio. Diogo Torres aos 27m cobra um pontapé de canto e Piojo remata tirando tinta ao poste da baliza. Aos 30m, nova grande jogada de Gomes, passa por alguns adversários e já na área ao preparar-se para rematar é derrubado. Pénaltie sem contestação, mesmo para os jogadores de Cesar. Na cobrança Piojo faz o 1-0. Passados 3m, Piojo consegue isolar-se mas Marco consegue uma grande defesa aos pés do Argentino. Aos 38m é tirado outro fora de jogo muito duvidoso, Gomes estava isolado e já corria para a baliza quando uns segundos depois o auxiliar da bancada decide levantar a bandeirola. O Tondela continuava a dominar e a criar muito perigo, fruto disso, aos 40m Piojo tem uma grande tabela com Gomes, isola-se, Marco sai ao seu encontro, consegue cortar a bola, esta sobra para Diogo Torres, que pouco à frente da linha de meio campo faz um chapéu monumental ampliando o marcador para 2-0. Ainda antes do intervalo, destaque para uma grande defesa de Marco para canto, depois de um remate de fora da área de Paulo Ferreira e outra grande defesa aos pés de Gomes quando este aparecia isolado à sua frente.


Para a segunta parte era esperado uma reacção da equipa do Cesarense, aos 46m dispõe de um livre, mas Rui Marcos defende com grande categoria. Aos 50m Alain tem uma falha incrivel, deixa um jogador adversário isolado mas consegue evitar o golo do Cesarense. O mesmo Alain, aos 55m tem a hipótese de ampliar a vantagem mas cabeceia rente à trave. Aos 57m, livre de Gomes, Alain cabeceia desta vez rente ao poste. Gomes aos 59m, novamente isolado permite nova grande defesa de Marco. Aos 62m, pénaltie para o Cesarense, bola na área, o árbitro considerou um encosto de ombro de Luís Carvalho como faltoso e assinalou grande penalidade. Na marcação e jogador da equipa forasteira atira ao lado. Este lance fez acordar a equipa visitante, enquanto que a equipa do Tondela acusou o lance e começou a diminuir a sua qualidade de jogo e domínio até ali evidenciado. Aos 67m remate de Gomes o capitão do Cesarense defende a bola com as duas mãos e o árbitro manda seguir... não assinalando a respectiva grande penalidade e a amostragem do 2º amarelo...mais protestos no estádio. O golo do Cesarense viria mesmo a surgir, aos 70m, falha de Alain que não consegue interceptar a bola, cruzamento, o mesmo Alain volta a falhar novo corte e o avançado visitante reduz o marcador para 2-1 sem hipóteses para Rui Marcos. A equipa da casa a partir daqui acusou o golo, mostrava-se insegura e perdia imensas bolas a meio campo, começava a faltar lucidez e alguma calma para saber gerir as incidências do jogo e continuar a demontrar as sua supremacia evidenciada até ali. O Cesarense começa a acreditar mas sem criar grande perigo para Rui Marcos, sistemáticos cruzamentos para a área onde a defensiva Tondelense se mostrou organizada, mas esta organização não se estendia ao resto da equipa. Mesmo com a entrada de Zongo e Leonel, o Tondela já não era o mesmo. Ainda assim e até fim do jogo a grande oportunidade de golo foi para o Tondela, Diogo Torres isola-se pela direita, assiste Gomes que na cara de de Marco, permite uma grande defesa deste. Até final nada de registo a salientar.


Resultado muito justo...escasso...sofrido escusadamente... Arbitragem...excesso de cartões... 2 golos anulados... 2 agressões a Tomé... um pénaltie por marcar quando a bola é defendida com as duas mãos pelo capitão do Cesarense... Alguns foras de jogo muito duvidosos... um atraso ao Guarda Redes sem que fosse marcado o respetivo livre indirecto e o cartão amarelo... Medeiocre


Próxima jornada, Espinho - Tondela, Sábado 23 de Abril pelas 16h.

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu