Estádio João Cardoso, em Tondela.
Cerca de 1500 espectadores.
Jornada 26 do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Centro.
Árbitro: Fábio Veríssimo (A.F. Leiria).
Depois da vitória na jornada anterior em Ponte de Sôr, frente ao Eléctrico, o Tondela recebia em sua casa a equipa do Esmoriz que necessitava de pontos para garantir rápidamente a manutenção.
Por sua vez, a equipa da casa procurava regressar ás vitórias em sua casa, situação que já não acontecia há mais de um mês.
Para este jogo, o treinador do Tondela, Filipe Moreira já pode contar com Rui Marcos, Fernando Ferreira e Luís Carvalho, os dois últimos chegaram até a entrar na segunda parte.
Tondela: Nuno Ricardo, Tomé, Diego, Jorge Rodrigues e Leonel; Emiliano Tê, Márcio Sousa e Gomes (Fernando Ferreira), Piojo (Luís Carvalho), Luís Miguel (Diogo Torres) e Paulo Ferreira.
Suplentes: Rui Marcos, Bruno Parente, Alain, Luís Carvalho, Fernando Ferreira, Zongo e Diogo Torres.
Sobre o jogo em si, o Tondela entrou na partida com muita vontade, frente a um Esmoriz muito encolhido e defensivo. Logo no 1m Piojo poderia ter inaugurado o marcador, isolado permite a defesa de Diogo para canto. Na marcação, a bola sobra para Gomes que de primeira remata e permite nova grande intervenção de Diogo. Pouco depois e aos 7m, uma grande jogada de Tomé pela direita, cruza e Márcio Sousa ao segundo poste falha a emenda. A equipa da casa dominadora e a criar oportunidades soberanas para inaugurar o marcador nos minutos iniciais, sendo que a equipa forasteira mostrava muitas dificuldades em criar algum perigo para a baliza de Nuno.
Aos 17m e depois da cobrança de um livre apontado por Márcio, Piojo na área remata para nova boa defesa de Diogo. Na jogada seguinte, livre de Márcio à trave e na recarga Paulo Ferreira remata para nova grande defesa do Guarda Redes do Esmoriz. A equipa da casa continuava à procura do golo, mas mostrava-se muito perdulária. Aos 25m, jogada pela direita entre Gomes e Tomé, este cruza e Paulo Ferreira, no momento em que ia para cabecear é agarrado. Grande penalidade bem assinalada. Na cobrança, Piojo não desperdiça e faz o primeiro golo e dá justiça ao marcador.
O Esmoriz, raramente chegava à área do Tondela, aos 30m na cobrança de um canto Alcino cabeceia muito ao lado. Piojo aos 34m isola-se e na cara de Diogo permite nova intervenção do mesmo. Gomes aos 38m tem uma jogada magistral, isola Luís Miguel que na área remata para defesa incompleta de Diogo e Piojo, oportuno faz o 2º golo da tarde e da sua conta pessoal.
Ainda antes do intervalo chega o 3º golo, assistência de Tomé para a entrada da área e Márcio Sousa sem deixar cair a bola remata para um grande golo.
Na segunda parte, a equipa da casa limitou-se a gerir o resultado, com muita posse de bola, mesmo assim dispôs de várias oportunidades de ampliar o marcador. Luís Miguel aos 50m na pequena área, cabeceia ao lado, depois de um cruzamento de Márcio. Aos 62m é Gomes que tem uma grande jogada individual, tenta o chapéu a Diogo mas a bola sai ligeiramente por cima. O recém entrado Diogo Torres, aos 68m isolado, falha o 4º golo na cara do Guarda Redes forasteiro.
Aos 73m é Paulo Ferreira que tem na cabeça outra chance de golo, mas cabeceia para nova boa defesa de Diogo. A única situação de algum perigo do Esmoriz chega aos 76m, Alcino na cobrança de um livre obriga Nuno a aplicar-se com uma defesa segura. Ainda antes de terminar, aos 80m Leonel tem uma boa jogada pela esquerda, cruza e Paulo atira ao poste da baliza visitante. O mesmo jogador aos 85m recebe a bola na área roda e remata pouco ao lado.
Final da partida, vitória justíssima da equipa do Tondela, que dispôs de inúmeras possibilidades de obter um resultado mais dilatado.
O trabalho do árbitro pode-se considerar positivo apesar da fraca dualidade de critério na amostragem dos cartões amarelos.
Próxima jornada, Pampilhosa - Tondela.