terça-feira, outubro 09, 2007

O Massagista Aconselha Nº19

A Rubrica " O Massagista Aconselha" é semanal, sendo publicada às terças feiras. Esta rubrica só é possível graças a uma colaboração com o Sr. João Carlos Matos do Vale e com o seu blog O Massagista.

Lesões ligamentares do joelho

Uma das lesões mais traumatizantes e debilitantes que podem afectar os futebolistas são as lesões nos ligamentos dos joelhos.
Estas, têm maior incidência em desportos de contacto, como é o caso do futebol, mas também no basquete e nas artes marciais. No entanto em desportos como o ski, é frequente atletas que sendo um pouco mais velhos, sofrem lesões ligamentares na articulação do joelho.
Por norma, o ligamento cruzado anterior (LCA), rompe quando ocorre a torção do joelho e é aumentado o ângulo do joelho (valgização). Esta situação ocorre na maioria das vezes quando o jogador cai sobre um pé e roda rapidamente no sentido oposto.
Em cerca de 30% das lesões do LCA, surge a instabilidade do joelho. Quando esta lesão não é tratada ou é indevidamente tratada, podem surgir lesões meniscais secundárias.
Os Departamentos Médicos dos clubes, dos escalões mais baixos do nosso futebol, não possuem na maioria dos casos, por dificuldades económicas, clínicos habilitados para o despiste e tratamento deste tipo de lesões.
Cabe em última instância aos massagistas, ter a capacidade para diagnosticar (permitam-me que utilize este termo que julgo reservado à classe médica) este tipo de lesões e reconhecer as limitações dos seus conhecimentos, encaminhando o atleta para um médico.
Em caso de suspeita de lesão do LCA, o atleta deve interromper de imediato a actividade física, nunca minimizando os efeitos da lesão. O gelo (mais uma vez) é o mais aconselhável neste tipo de situações.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu