terça-feira, novembro 06, 2007

O Massagista Aconselha Nº23

A Rubrica " O Massagista Aconselha" é semanal, sendo publicada às terças feiras. Esta rubrica só é possível graças a uma colaboração com o Sr. João Carlos Matos do Vale e com o seu blog O Massagista.

Pancadas na cara (1ª Parte)

A maioria dos desportistas, praticantes de desportos de contacto, não usa material de protecção individual para a zona da face. Como excepções podemos mencionar, por exemplo, casos como os guardas-redes de hóquei em patins, os jogadores de futebol americano e de hóquei no gelo.
Todos os outros, não usam uma única protecção contra agressões externas, sejam elas provocadas pela bola, pelos adversários ou até por qualquer outro objecto (por exemplo, os postes da baliza).

Olho Negro

Quantas vezes, devido a uma bolada ou a uma atitude agressiva (ou não) de um adversário, o atleta é atingido com uma cotevelada (por exemplo) no olho. Este fica inchado, podendo o derrame ser apenas externo, mas casos há onde o derrame é também interno ao olho. Se ambos os olhos ficarem inchados sem que um deles tenha sido atingido, devemos suspeitar de fractura dos ossos do nariz.

Tratamento: O tratamento mais eficaz e adequado é a crioterapia com a aplicação tópica de gelo, no mais curto espaço de tempo. Deve-se ter em atenção à presença ou não de algum ferimento aberto e/ou a existência de corpos estranhos no interior da cavidade ocular.
Outro dos cuidados a ter é indagar se o atleta/vítima usa lentes de contacto e se estas são rígidas ou não.
Não é aconselhável a aplicação de pomadas anti-hemorrágicas, pois os seus vapores podem ser prejudiciais ao olho.
Um dos tratamentos mais eficazes para os derrames nos olhos (olhos “raiados” e vermelhos) é usar uma técnica que em tempos me foi ensinada por um médico oftalmologista. Beber água fria. Leram bem, podem crer. Beber água fria. A água fria arrefece a temperatura corporal e provoca a vasoconstrição capilar. Assim o derrame é minorado e desaparece com maior celeridade.

Epitaxis / Fractura dos ossos do nariz

Por norma as hemorragias nasais, acontecem devido à ruptura dos vasos sanguíneos da mucosa do nariz. No entanto, se houver fractura dos ossos do nariz, pode haver igualmente ruptura dos vasos e assim surgir a hemorragia.

Tratamento: Deve-se “pinçar”, usando o polegar e o indicador como se de uma pinça se tratasse, inclinando a cabeça da vítima para a frente. O sangue não deve ser engolido pela vítima. De seguida, aplicar gelo sobre a superfície lesionada. No interior da narina onde ocorreu a hemorragia, pode ser colocada uma gaze dobrada em “forma de concertina” embebida em água oxigenada. O uso do algodão está contra-indicado pois os filamentos podem soltar-se e provocar uma infecção. Após algum tempo, a gaze deve ser retirada com cuidado extremo. Pode também ser usado um material esponjoso existente no mercado e com grande eficácia de seu nome comercial Spongostan. O Spongostam dental (cubo com arestas de 5mm).
Em caso de persistência da hemorragia, deve proceder-se à evacuação hospitalar.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu