quarta-feira, agosto 20, 2008

Antevisão da II Nacional Série C

O nosso blog tem hoje o prazer de apresentar a antevisão da Série C da II Nacional. Esta ántevisão só é possível graças à colaboração do Prof. João Bento e do seu conhecimento dos Nacionais, muito bem demonstrado no texto que segue. Ao Prof. João Bento o nosso muito obrigado.

ANTEVISÃO DO CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO- SÉRIE C

Num campeonato disputado com somente 12 equipas, factor importante para a definição da 2ª fase na medida em que um mau arranque pode ser determinante para condicionar a colocação no grupo dos 6 primeiros que desde logo garante a manutenção, afigura-se-me um grupo de 3 equipas candidatas, com o Centro Desportivo de Fátima à cabeça, mas que também integra o Operário e o Tourizense, com todos os outros a lutarem pelas restantes 3 vagas no grupo do apuramento do campeão fugindo assim ao campeonato da manutenção, aqui disputado numa série única, que pelo exemplo da época anterior pode ser tremendamente injusto…
Passarei agora à análise individual sucinta das equipas participantes nesta série B da 2ª Divisão:

As equipas dos Açores

Praiense- Campeão Açoriano

Vencedor da série Açores na época transacta sabe-se que manteve o técnico Moisés Pacheco, e pouco mais, pelo que esta equipa de Angra do Heroísmo que o Nelas recebe na 2ª jornada, será, pelo menos para mim, uma das grandes incógnitas deste campeonato.

Operário- Candidato assumido à subida de divisão

Somente suplantado pela época fabulosa do Olivais e Moscavide na ano passado quando disputou a 2ª divisão B- série D, o Operário apresenta-se neste campeonato mantendo a sua equipa técnica liderada por Francisco Agatão e reforçando-se com grande qualidade, onde destaco os ingressos dos avançados Fabrício ex-Sporting da Covilhã e do jovem Ruben Lima proveniente do Santa Clara, para mais uma aposta séria na subida aos campeonatos profissionais.

Equipas que subiram de divisão

Unhais da Serra- Subiu da 3ª divisão nacional

No seu 1º ano na 2ª divisão nacional a equipa de Ricardo Moura, transita no comando técnico da equipa depois do sucesso alcançado na época transacta, renovou bastante o plantel que alcançou o desidrato da subida de divisão, contando já com 8 entradas sendo as mais sonantes o jovem (23 anos) defesa N’Diaye que na época 2006/07 veio para Portugal para representar o Vitória de Setúbal e o veterano (36 anos) mas ainda fantástico guarda-redes Pedro Duarte que se transferiu do Fátima.
Da capacidade de adaptação destes atletas a esta nova realidade bem como do potenciar da onda positiva resultante do sucesso alcançado na época transacta dependerá muito a prestação desta equipa.

Monsanto- Subiu da 3ª divisão Nacional

Outra equipa que subiu à 2ª divisão B esta época depois de uma fase regular fantástica (acabou em descompressão e com 10 pontos de avanço para o 2º classificado) e de uma fase de subida em que somente na última jornada garantiu o acesso à 2ª divisão B.
Para esta época a equipa orientada por Vítor Alves, que também dá continuidade ao trabalho de sucesso anterior, mantém grande parte da sua estrutura de sucesso mas perdeu i seu principal goleador, Carlitos, para o Arouca.
Sem aquisições sonantes até ao momento será confiando no potencial demonstrado na época transacta, mormente na sua fase regular, que o clube alicerça as suas pretensões de alcançar a manutenção sem sobressaltos neste campeonato.

Equipas que transitam da época passada

Abrantes - Grupo de manutenção na época transacta

Vencedor da série C2 na época transacta, aposta num novo técnico, João Henriques, e num contingente brasileiro formado por 6 jogadores, sendo que 5 são reforços para a presente temporada.
O plantel mais estrangeiro desta 2ª divisão B (para além dos 6 brasileiros encontramos 1 senegalês, 2 angolanos e 1 coreano) que recebe o Nelas na 1ª jornada do campeonato é assim uma das grandes incógnitas deste campeonato.

Oliveira do Bairro - Grupo de apuramento do campeão na época transacta

Depois de surpreender tudo e todos na época passada colocando-se no grupo de apuramento do campeão da série C, o Oliveira do Bairro aposta fundamentalmente na continuidade do seu técnico, João Pedro Mariz, e da grande maioria do seu plantel no sentido de, tal como na época passada, fugir aos 6 últimos lugares da classificação geral garantindo desde logo a manutenção na 2ª divisão de um dos históricos clubes da Bairrada.

Pampilhosa - Grupo de apuramento do campeão na época transacta

Uma equipa jovem com 2 jogadores oriundos dos juniores do FC Porto e 2 dos juniores da Académica de Coimbra e que manteve 12 jogadores oriundos da equipa que na época passada acabou o campeonato em grande estilo, recrutando pouco mas bem como são os exemplos de Hugo Simões ex-Tourizense e Fausto ex-Anadia, dois atletas bem conhecidos do novo técnico Tó Margarido que depois de alguns anos em Touriz (com uma passagem fugaz por Oliveira do Hospital pelo meio) inicia neste clube uma nova etapa da sua carreira.

Tourizense - Grupo de apuramento do campeão na época transacta

O G.D. Tourizense inicia esta temporada um novo ciclo na sua curta mas já rica história desportiva.
Acabada a ligação a Tó Margarido e ao FC Porto inicia uma ligação forte à Académica de Coimbra onde o seu presidente Jorge Alexandre é o homem forte do futebol. Da Académica vêm não só um número significativo de jogadores como o técnico da equipa, José Nando, que cumulativamente é treinador adjunto de Domingos Paciência na Briosa, para mais uma vez assumirem uma candidatura à luta pela subida de divisão.

Equipa que vem da Liga de Honra

C.D. Fátima – O grande candidato

Depois da descida da liga de Honra acabou por construir um plantel tendo ainda os olhos na possibilidade de aí permanecer em resultado do, interminável, apito final, aparecendo também por isso como o mais sério candidato a vencer esta série C da 2ª divisão.
Alicerçado no grande potencial do seu técnico Rui Vitória e no bom relacionamento com o Sporting CP de onde vieram 3 jogadores (2 ex-juniores e o Paraguaio Luis Paez) o Desportivo de Fátima quer assegurar sem sobressaltos a vitória na série e assim o acesso ao Play-off que o levará de regresso aos campeonatos profissionais.


Equipas da Associação de Futebol de Viseu

SC Penalva do Castelo - Grupo de apuramento do campeão na época transacta

Depois de uma fase regular fantástica na época transacta o Penalva do Castelo de Carlos Agostinho parte para este campeonato na certeza de que terá uma missão muito complicada pela frente para repetir o brilharete do ano anterior, mas consciente do potencial da sua equipa técnica e ainda que tendo perdido algumas das peças chave da última época (Sérgio, Sanussi, ainda que mais apagado mas sempre influente, e fundamentalmente João Aurélio) conseguiu o concurso de atletas que depois de devidamente entrosados darão, certamente, garantias de qualidade.
Jogadores como Beaud, Rodrigo e Élio não enganam, esperando-se ainda muito do processo evolutivo dos jovens André Barra, Gonçalo (ex-Nacional) e Bruno I (ex-Repesenses) que com Carlos Agostinho e em Penalva têm tudo para dar um passo em frente nas suas carreiras, sem esquecer Belo, Tomé e Coquinho que depois de 1 época de adaptação terão agora, assim se espera, a sua grande afirmação.
Se a estes juntarmos nomes como Tojó, Paulo Listra, Rogério, Nuno, Penetra e Mário Pedro, entre outros, percebemos que a pré-época menos conseguida não será certamente sinal de alarme para as hostes penalvenses.

SL Nelas - Grupo de manutenção na época transacta

Um defeso muito atípico para a formação de Nelas rodeada de indefinições de toda a ordem.
Primeiro indefinição quanto ao campeonato a disputar (somente dissipada na semana passada), depois indefinição directiva (mudança na liderança e reassumir de funções da direcção anterior) e por fim, e em consequência de tudo isto, indefinição na constituição do plantel.
Porém, e a poucos dias do início do campeonato a ideia que transparece é que a equipa nelense se irá apresentar com argumentos fortes para este campeonato suportando-se nas enormes qualidades e experiência do seu técnico António Borges, que conseguindo ainda suster o êxodo de algumas das peças chave das ultimas épocas, o capitão Bruno será o exemplo mais flagrante, e contratando jogadores que dão garantias de qualidade e experiência como seja o caso do defesa/médio Mário Castanho, que depois de mais de uma passagem pela AD Sátão regressa ao nosso distrito para representar o SL Nelas.
Se depois de tantas indefinições o clube conseguir dar estabilidade a quem neste momento serve o clube, certamente o SL Nelas não irá passar pelos dissabores da última época colocando-se como sério candidato ao grupo dos 6 primeiros classificados, lugar que por direito próprio merece neste campeonato.

João Bento – Agosto de 2008

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu