quinta-feira, agosto 21, 2008

Antevisão da III Nacional Série C

O nosso blog tem hoje o prazer de apresentar a antevisão da Série C da III Nacional. Esta ántevisão só é possível graças à colaboração do Prof. João Bento e do seu conhecimento dos Nacionais, muito bem demonstrado no texto que segue. Ao Prof. João Bento o nosso muito obrigado.

ANTEVISÃO DO CAMPEONATO NACIONAL DA 3ª DIVISÃO- SÉRIE C

Num campeonato disputado a (mau) exemplo do que aconteceu na época transacta com 14 equipas em que as seis primeiras classificadas irão disputar a subida de divisão enquanto as restantes oito irão ser divididas em duas sub-séries (dos pares e dos impares do 7º ao 14 classificado) para fugirem à despromoção, sendo que só o vencedor de cada uma destas sub-séries garante automaticamente a manutenção.
Sendo certo que todos os clubes aspiram à fuga aos oito lugares que disputarão a fase de manutenção, até pelo exemplo do ano transacto, parece-nos que para as 6 primeiras posições encontramos um lote vasto de equipas candidatas nas quais incluímos as 4 equipas filiadas na A.F. Viseu (apostas fortes e consolidadas do Académico de Viseu e do Desportivo de Tondela; surpresa na presença nesta série do Cinfães que ao preparar uma equipa para disputar a série B se coloca, naturalmente, no grupo dos candidatos aos lugares cimeiros da série C e Desportiva de Sátão que sendo proveniente da 2ª divisão terá de assumir algum favoritismo), o Fiães, outra surpresa (desagradável para os candidatos à subida…) nesta série e que nos parece ser um dos mais sérios candidatos ao lugar cimeiro da classificação geral, o Avanca e o Anadia (pelos mesmos motivos do Sátão). Muita gente, fora eventuais surpresas que sempre aparecem, para somente 6 lugares o que será garantia de imensa competitividade neste campeonato.
Passarei agora à análise individual sucinta das equipas participantes nesta série B da 2ª Divisão:

As equipas que vieram da 2ª divisão

Anadia- Depois da descida a tentativa de regresso

Depois da passagem fugaz pela 2ª divisão B, o Anadia reaparece neste campeonato da 3ª divisão com o forte propósito de se assumir como uma das equipas que irão lutar pelos 6 primeiros da classificação geral. Para isso, contratou Nuno Raquete para treinador principal, um técnico com passado pelo Mirandense, por exemplo, e bem conhecedor do mercado futebolístico de Coimbra onde o clube recrutou 4 atletas de enorme valor para esta divisão, como são André Namora, Pazito, Marito e Paulo Raquete. Se a estes nomes juntarmos um clube com infra-estruturas fabulosas e um grande número de jogadores que transitam da equipa da época passada e com rotinas de 2ª divisão percebemos a candidatura do clube.

Avanca- Candidato natural

Tendo subido à 2ª divisão nacional na época 2005/06 o Avanca regressa ao ultimo escalão do futebol nacional e é naturalmente um candidato à subida de divisão. A sustentar essa candidatura temos também, neste caso, umas condições físicas de grande qualidade e um plantel treinado por Fernando Pereira (técnico campeão distrital pelo Recreio de Águeda), que assim substitui Nazih Handem no comando técnico da equipa, e que mantém 14 jogadores da época transacta (que disputou uma das séries mais fortes da 2ª divisão, a série B), dos quais destacamos o avançado Pesquina, tendo contratado 2 jogadores ao Valecambrense, Américo e Hélder Mendes, de grande qualidade e experiência nesta 3ª divisão nacional.

Fiães- O mais sério candidato ao titulo


Uma das grandes surpresas do sorteio da 3ª divisão nacional série C foi, a par do Cinfães, a presença esta equipa do Fiães nesta série. Depois de uma descida de todo inesperada, tantos foram os anos consecutivos que se manteve na 2º divisão, o Fiães com o técnico Filó, não só mantém uma parte significativa da sua estrutura como consegue adquirir meia dúzia de atletas de grande qualidade como sejam os casos do médio Cardoso (ex- Ac.Viseu) e fundamentalmente Guima, um ponta de lança de elevado porte atlético que em Janeiro foi emprestado pelo Feirense ao Pampilhosa e mesmo tendo estado algum tempo lesionado acabou por ser preponderante na etapa derradeira da competição dessa equipa.
Se a isto juntarmos o passado na 2ª divisão e a enorme proximidade ao Porto, quem está dentro deste campeonato, perceberá o porquê de lhe atribuir o favoritismo maior da série.

Equipas que subiram de divisão

Recreio de Águeda- O regresso de um histórico

Depois do titulo conquistado na AF Aveiro o Recreio de Águeda é um regresso que se saúda ao futebol nacional, não só pelo seu historial mas fundamentalmente pelo maravilhoso estádio que possui que é sempre um motivo de alento para todos que aí se deslocam na condição de visitante.
Para este regresso o clube perdeu o seu timoneiro campeão para o Avanca, que resgatou também alguns atletas, mas apostou no técnico José Eduardo que conjuntamente com 11 jogadores que transitam e mais um vasto número de atletas que, possivelmente, o técnico conhecerá bem dos campeonatos distritais da AF Aveiro quererão marcar este regresso de forma duradoura.

Fornos de Algodres- Mais um regresso que se saúda

Não sendo da AF Viseu é um dos nossos tal a proximidade com o nosso distrito. A Associação Desportiva de Fornos de Algodres vai assim representar mais uma vez a AF Guarda nos campeonatos nacionais transportando esse grande estigma das equipas dessa associação que sentem sempre enormes dificuldades para alcançar a manutenção (vide exemplos do Fornos, Aguiar da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo). Para obstar a tudo isto, o técnico campeão distrital Fernando Pompeu não só manteve grande parte da equipa campeã, como se reforçou com jogadores de enorme valia e experiência em campeonatos nacionais como sejam o guarda-redes José Luis e o ponta de lança Simões, ambos recrutados ao Sátão e ainda o defesa Luis Miguel do Moncorvo e o avançado Titá proveniente do Figueira de Castelo Rodrigo.

Equipas que transitam da época passada

U. Tocha - Grupo de manutenção na época transacta

Vencedor da série C2 na época transacta, aposta no técnico que levou a Sanjoanense ao regresso à 2ª divisão nacional, José Viterbo, e num conjunto de reforços de qualidade indiscutível com a ambição de lutar pelos 6 primeiros da geral escapando assim aos sustos das últimas épocas.
Jogadores como Xirola, Ricardo Freixo, Telmo, Sopas e Bertier são somente exemplos de atletas que este ano ingressaram no clube (em alguns casos tratam-se de regressos, como é o caso do médio Telmo que também já passou pelo Santacombadense) e que representam os nomes mais sonantes dos atletas conimbricenses, mercado aliás bem conhecido pelo técnico Viterbo.

São João de Ver - Grupo de manutenção na época transacta

Um dos grandes beneficiados desta nova fórmula de campeonato na época passada, pois depois de uma fase regular paupérrima acabou por assegurar a manutenção ao ficar em 2º lugar na série C1 vencida pelo Desportivo de Tondela.
Mantendo o técnico Malhado (era adjunto do carismático treinador desta equipa, Artur Quaresma) desde as últimas jornadas da fase regular da época passada, procedeu a significativas alterações no seu plantel, mesmo mantendo 10 atletas, reforçando-se em equipas da região, Fiães, Lourosa e Canedo, com atletas do conhecimento do técnico e que lutarão por um início de campeonato aproveitando a embalagem da última fase de manutenção onde somente o Tondela os superou.

Valecambrense - Grupo de apuramento do campeão na época transacta

Uma das grandes surpresas da época transacta ao colocar-se, mercê de uma 2ª volta da fase regular notável, no grupo de apuramento de campeão, não para disputar qualquer um dos dois lugares de subida mas garantindo desde logo a manutenção nesta 3ª divisão.
Trocando de treinador no início da fase final da época passada (a saída de Rui Correia devia ser bem investigada/explicada) o Valecambrense mantém o técnico que acabou essa época, Alberto Soares, e ainda com algumas indefinições no plantel conseguiu o concurso de alguns atletas importantes sendo o exemplo maior o viseense William (ex-Arouca).

U. Lamas - Grupo de apuramento do campeão na época transacta

Uma equipa jovem que surpreendeu muita gente na época passada ao alcançar um lugar nos 6 primeiros mas que pela qualidade que apresentou fez por merecer essa surpresa. Como em equipa que ganha pouco se mexe, os dirigentes deste clube histórico do futebol português, apostaram claramente na continuidade do seu técnico, Luis Pinto, e na maioria dos atletas da época passada, 20 no seu todo, e para além de promoverem mais uns jovens da sua equipa júnior apenas contrataram o ponta de lança Amilcar que actuava no Pedras Rubras.

Milheiroense - Grupo de apuramento do campeão na época transacta

O Milheiroense inicia esta época um novo ciclo pós Miragaia (o técnico transferiu-se para a Sanjoanense) com Carlos Santos no comando técnico e 7 novas aquisições que se juntam a uma base bastante sustentável, que transita das épocas anteriores, no pressuposto de, também nesta época, alcançarem uma posição tranquila na tabela classificativa.

Equipas da Associação de Futebol de Viseu

AD Sátão – Desceu da 2ª Divisão B

Depois da passagem pela 2ª divisão na época transacta a AD Sátão regressa à 3ª divisão nacional iniciando um novo ciclo.
Assim, para além de contratar um novo técnico, Carlos Marque “Mourilhe”, o clube viu sair algumas das mais influentes peças das últimas épocas como sejam o guarda-redes José Luis, o defesa e capitão Élio e ainda os avançados Rodrigo e Nuno Simões.
Não obstante estas perdas a direcção liderada pelo muito experiente Adolfo Caria conseguiu manter elementos importantes do plantel da época passada, Tó Lopes, Xico, Tó Ferreira, Luis, Nelson Leite, Coutinho e Rebelo, entre outros, para além de conseguir o concurso de jogadores importantes como sejam o caso de Nando, Pedro’s e Zé Carlos do extinto Social de Lamas, Valério ex-Académico de Viseu, Rui Costa ex-Tourizense, num plantel que me parecendo curto, se não for fustigado por lesões e/ou castigos, aspirará com toda a legitimidade (e os muito bons resultados da pré-época assim o atestam) a disputar um dos lugares cimeiros da classificação geral e quem sabe o regresso à divisão onde militava na época anterior.


Académico de Viseu - Grupo de apuramento do campeão na época transacta

Falhada a subida na época passada o renascido Académico de Viseu trocou de treinador, apostando no regresso ao clube e ao futebol do técnico Prof. José Miguel Borges, e num conjunto de jogadores com passado ao extinto CAF e com qualidade reconhecida numa aposta forte mas bem consolidada na subida de divisão.
Para além da manutenção de jogadores como José Bastos (provavelmente o melhor ponta de lança da 3ª divisão), Calico, Álvaro, Lopes e Filipe Figueiredo, pedras importantes na época transacta o clube recrutou jogadores com andamento de 2ª divisão, como sejam Rui Lage, Saraiva, Tiago, Sérgio, Fernando Ferreira e, em especial, Rui Santos (um jogador com qualidade super para esta divisão) que lhe garantem um plantel dos mais valiosos deste campeonato e que, certamente, não irão defraudar as enormes expectativas dos seus simpatizantes. Realço ainda a aquisição daquele que, porventura, terá sido um dos melhores jogadores do distrital da A.F. Viseu na época transacta, Costa do Sampedrense, que atendendo à sua qualidade futebolística poderá dar aqui o passo em frente na sua carreira desportiva algo estagnada nos últimos anos.
Por tudo isto, parece-me evidente que o clube conseguiu reunir condições mais que suficientes para atingir níveis de performance elevadas, como a pré-época aliás tem comprovado, e assim garantir um lugar de destaque neste campeonato.

CD Tondela - Grupo de manutenção na época transacta

Depois da atribulada época passada onde não conseguiu entrar no grupo dos 6 primeiros mas mercê de uma fase de manutenção de grande qualidade garantiu a vitória na série C2 e assim fugir às confusões das contas finais, o Desportivo de Tondela aposta, mais uma vez, na subida de divisão e parece-me com toda a legitimidade não só pelas condições fabulosas que oferece aos seus praticantes e técnicos como também pelo valoroso grupo de trabalho que construiu além de contar com o contributo de um técnico conhecedor e experiente no comando da sua equipa, António Jesus.
No que ao plantel diz respeito temos que à aquisição de jogadores de enorme qualidade como sejam Rui Vale, Abadito, Nuno Pedro, Ricardo, Jacques e Piojo temos de juntar a continuidade dos atletas mais valiosos do plantel da época passada, como sejam Mickael, João Paulo, Béré, Xico, Barca, Steven, entre outros, que estou certo, proporcionarão aos tondelenses a tão almejada subida à 2ª divisão B, patamar mais consentâneo com a grandeza do clube e com as instalações de que dispõe.

CD Cinfães – Campeão Distrital da AF Viseu

No à muito desejado regresso aos campeonatos nacionais os cinfanenses recebem a grande prenda de disputar a série C da 3ª divisão, claramente mais acessível que a série B onde nas últimas épocas que esteve na 3º divisão militou e onde sempre sentiu enormes dificuldades para se fixar.
Ao construir um plantel que em princípio o clube pensava ser para garantir a manutenção na série B, estou certo que o Cinfães, que mantém como treinador principal o seu treinador campeão Vítor Moreira, se apresentará como um sério candidato aos 6 primeiros lugares da classificação geral.
Para alcançar esse propósito o clube manteve os seis jogadores mais influentes do plantel campeão da época passada e fez aquisições de nomes consagrados do futebol nacional, nomeadamente ao nível dos escalões secundários, como sejam o caso de Tiago Jones, um atleta que nos anos de 2005 a 2008 jogou no campeonato escocês, Micael Ferreira com passagens por Trofense, Gondomar e Santa Clara; Kipulo, jogador formado no V.Guimarães e com muitos anos de Moreirense; para além de outros nomes não tão mediáticos dos quais destacamos o nosso bem conhecido avançado Nogueira, jogador com passagens pelo Nelas e CD Tondela.

João Bento – Agosto de 2008

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu