segunda-feira, outubro 27, 2008

Divisão de Honra : Parada 0 - Lamelas 1

QUEM NÃO CAÇA COM CÃO , CAÇA COM GATO !



Parada
Guilherme Maló , Bruno , Carlão , Pimenta , Teixeira , Luis Gémeo , Rui Courinha , Jorge Gémeo , Vasco , Zé Gancha , Ricardo
Substituições : Marcelino por Luis Gémeo ( 67 ´) ; Pintor por Rui Courinha ( 77 ´)
Suplentes não utilizados : Baia , Gilberto , Cunha , Mota
Treinado : Paulo Martins


Lamelas
David , Celso , Marco , Luis , P.J. , Marcel , Vitor , Sul , Toni , Ventura , Angelo
Substituições : Hugo por Ventura ( 53 ´) ; Artur por P.J. ( 75 ´); Zenga por Marcel ( 80 ´)
Suplentes não utilizados : Marco André , Bruno Lopes , Márcio
Treinador : Toni



Muita vontade de um lado . Boa eficácia do outro .


Todos sabemos que os derbis , são quase sempre , feitos de emoção , vontade extra e incerteza no resultado . Este não fugiu a esses ingredientes . Embora não tendo sido particularmente bem jogado , foi interessante a dinâmica de jogo verificada ao longo da partida . E logo nos primeiros dez minutos houve que contar . Primeiro esse cartão amarelo algo duvidoso , mostrado ao jogador Angelo , que virá a ter capital importância mais á frente . E a grande oportunidade desperdiçada e resolvida a meias pelo guarda redes dos visitantes e a barra , aos 10 ´. Jorge Gémeo , á entrada da área , remata forte , David defende com dificuldade e a bola beijando antes a barra , acaba por sair . Poderia ter inaugurado o marcador o Parada . Ficava , no entanto a sensação , que o dominio de jogo dado pelos visitantes aos da casa , era consentido . Esperava o falhanço o Lamelas e ele acabou por acontecer . E aqui se explica o titulo inicial . Foi Ventura , aos 20 ´, que numa perca infantil de bola de Pimenta no lado esquerdo da sua zona defensiva , ganhou com mais garra , isolou-se , entrou na área e rematou forte e rasteiro para o poste mais distante , inaugurando o placard . Conseguiam os de fora o tónico , normalmente , primordial , nestes jogos . Marcar primeiro . Tentou reagir o Parada e Rui Courinha quase empatava de seguida . Mas foi controlando o embate o Lamelas . Até ao final da primeira etapa , somente mais dois episódios de monta . Angelo é expulso . com segundo amarelo , numa jogada de jogo perigoso . Não se questionará aqui esta cartolina , mas sim a primeira ammostragem . Ficam a jogar com dez os visitantes aos 40 ´. A fechar o pano da primeira parte , isola-se P.J. , novamente pelo lado direito do ataque , de onde havia nascido o único golo até ao momento , e faz um chapéu , a Maló , mas a bola passa a rasar o poste direito do mesmo . Grande oportunidade , dos de Lamelas , que quase poderia ter matado o jogo nessa altura , e mesmo a jogar com menos elementos . Duas oportunidade flagrantes , deram um golo . Eficácia muito boa para os de fora .

Está mais do que visto , como iria ser o filme do jogo na etapa complementar . Muita pressão dos da casa e um Lamelas mais defensivo a tentar segurar esse precioso golo . E foi basicamente isso que aconteceu . Só que notou-se também , uma grande falta de inspiração no sector ofensivo do Parada . Porque só de bola parada , através de Zé Gancha , numa posição frontal , a roçar a meia hora de jogo , a que David correspondeu com a defesa da tarde e o mesmo jogador numa bola que Celso , de cabeça evitou males piores , mostrou o Parada ser capaz de criar perigo efectivo . Ainda houve um cabeceamento de Ricardo na etapa final do encontro , e na sequência de um canto , em boa posição , mas a enviar a bola muito por cima da barra . Mas pouco mais . Pouco discernimento . Muito futebol aéreo . Pouco entendimento . Fraco aproveitamento de uma das armas , que costuma ser forte nesta equipa , as bolas paradas . Claro que não são só estes factores a explicar a derrota . Do lado oposto esteve uma equipa abegnada , a defender com mestria e muita garra . Estratégicamente colocada no seu ultimo quarto defensivo , e a fazer uma exibição a nível defensivo , nesta segunda parte , quase perfeita . A jogar com dez elementos e no campo do adversário , muito mais não seria de se pedir aos visitantes na etapa final do jogo . Mas , tal como na primeira parte , foi-se criando claramente a sensação , aos que assistiam ao encontro que os de Lamelas conseguiriam controlar o encontro , tal a desinspiração dos de Parada .
Esta pode ser considerada uma vitória justa , pela eficácia apresentada pela equipa do Lamelas , assim como pela resistência forte e tenaz ao adversário na defesa dos três pontos e com um homem a menos . O Parada tentou muito , mas quase sempre da maneira menos adequada . Jogou 60 ´, contra dez e não conseguiu sequer o empate . A derrota é um castigo que se aceita , dadas as circunstâncias .
Quanto ao árbitro da partida , já o vimos fazer muito melhor que isto . Num jogo que foi viril , aqui e ali , mas nunca violento , mostrou sete cartolinas de côr amarela aos visitantes e somente duas aos da casa . Só por si este facto poderia demonstrar alguma dualidade de critério . Mas não foi só isso . Assinalou faltas a mais e por vezes deslocalizadas . Mostrou cartolinas a uns em determinadas situações de jogo , mas outras ficaram por exibir em situações semelhantes . Este foi um trabalho nervoso , desajustado e muito abaixo do que seria esperado . É que mesmo sabendo que a qualidade do encontro não foi muita , o Juiz da partida , conseguiu estar ainda uns furos abaixo da mesma . Esperam-se melhores dias para este promissor e , possuidor de qualidade , árbitro do quadro de honra .


Estádio : Nossa Senhora de Fátima
Espectadores : Cerca de 300
Árbitro : Pedro Saraiva
Árbitros Auxiliares : Gonçalo Araújo e Tiago Rodrigues
Cartões amarelos : Angelo ( aos 5 ´e aos 44 ´) ; Ricardo ( 17 ´) ; Luis ( 28 ´) ; Zé Gancha ( 30 ´) ; Celso ( 49 ´) ; Vitor ( 52 ´) ; Vitor Sul ( 66 ´) ; Hugo ( 70 ´)
Melhores em campo : Parada : Jorge Gémeo /// Lamelas : Ventura

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu