terça-feira, abril 24, 2012

1ª Norte: Sezurense 2 x Moimenta da Beira 2




Equipa Sezurense termina a temporada com empate caseiro frente ao Moimenta da Beira a duas bolas e com polémica à mistura!! Turma de Sezures quando estava em vantagem no marcador sofreu o empate numa falta tremenda de fairplay de um jogador do Moimenta!!

Associação Recreativa e Cultural de Sezurense
1 Pio
2 João Lopes
8 Luís Tostas
10 Litos ©
19 Rui Lucas
20 Paulito Lourenço
23 Ivo Patrício
28 Stefan Costa
55 Steven Cunha
60 Gui Amaral
90 Nicolas

Substituições: Luís Tostas por 61 Filipe Pereira (65`) e Gui Amaral por 7 Rúben Sarmento (70`).

Suplentes não utilizados:
34 Henrique Costa
9 Ricardo Correia

Treinador: José Freitas

x

Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira
1 Bic
2 Jorge Antunes
3 Liovardo Oliveira
4 Williams
5 Rafa Oliveira
6 Élio Nascimento ©
7 Serôdio
8 Pedro Feio
9 Bella
10 Luís China
11 Pingato

Substituições: Pingato por 17 Salvador (87`).

Suplentes não utilizados:
12 Quim
13 Sérgio Santos
14 Adelino Correia
15 Ibrahima Tall
16 José Santos

Treinador: Jorge Febras


22 Abril 2012
Jogo no Campo das Cruzes, na localidade e freguesia de Sezures, concelho de Penalva do Castelo.
Assistência: Cerca de 100 pessoas
Árbitro: António Ferreira (A.F. Viseu - Tondela)
Auxiliares: -
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Luís China (20´), Litos (57`), Litos (80´) e Pingato (84´).
Acção disciplinar: -

Foi no campo das Cruzes, na freguesia de Sezures, concelho de Penalva do Castelo, que a temporada desportiva terminou para a equipa local, que defrontou nesta ronda derradeira da fase regular da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte, a formação do Clube Desportivo e Recreativo de Moimenta da Beira, também ela deu por encerrada a temporada.

Certamente ambas as formações queriam fechar a temporada com um resultado positivo, que conferisse uma desfecho digno de temporada, apesar de a turma orientada pelo técnico Jorge Febras ter ainda como objectivo chegar à terceira posição classificativa, e porventura disputar o playoff do quinto e sexto lugares da segundo escalão distrital, com o objectivo de eventualmente serem repescados para o escalão superior para a próxima temporada, o que de todo será um desfecho muito improvável, tendo em conta as circunstâncias actuais das classificações nas equipas que militam desde os campeonatos nacionais. Mas isso vão ser contas a fazer lá mais para o inicio da próxima temporada.

Quanto à partida, que oponha equipas bem distintas nas classificações e nos objectivos, terminou com um empate e repartição de pontos nesta última jornada. Pelo menos foi um resultado positivo com que ambas terminaram o seu campeonato, mas não seria o desafio ter terminado com muita polémica.

Num primeiro tempo em que o Moimenta tomou ligeiro ascendente na partida, materializado em golo quando estavam disputados sensivelmente 20 minutos, por intermédio de Luís China. O Sezurense tentou responder mas não encontrou o caminho certo para a baliza de Bic.
Ao intervalo, a vantagem pertencia, assim, à equipa da região do Távora.

Na etapa complementar, a turma orientada pelo técnico José Freitas entrou decidida a brindar os seus adeptos com um resultado positivo, passando a exercer mais pressão, o que lhe valeu o golo do empate, por intermédio do seu goleador máximo e capitão, Litos. Ao quarto de hora do segundo tempo, era o empate o resultado que se verificava. O Moimenta procurou depois voltar a comandar a partida, mas a ansiedade revelava-se algo inimiga da equipa visitante.

Mais adiante, quando entravamos para os últimos dez minutos do encontro, foi com todo o mérito que o Sezurense chegou ao segundo golo e conseguir a cambalhota no marcador, novamente por intermédio do seu dianteiro referência, que no total conseguiu amealhar, 15 golos na conta pessoal da temporada.

Para os mais cépticos, o resultado surpreendia, mas o Sezurense fez uma exibição muito acima do que vinha a fazer nas últimas jornadas e estava determinado em terminar a temporada com o resultado ideal.

Com o desenrolar dos acontecimentos à entrada para os últimos minutos, poderia-se já pensar que era esse o desfecho, mas ainda estava reservado o momento mais polémico do encontro e quiçá da temporada nos jogos do Sezurense. O golo que deu origem ao empate a duas bolas.

Um jogador do Moimenta da Beira necessitava de assistência, e como é normal nestas situações a equipa que tem a posse de bola, arremessa o esférico para fora das quatro linhas para o jogador receber assistência. Como seria de esperar seguidamente, a equipa contrária repetia o gesto e entregava o esférico ao adversário. Pois bem, meus amigos, não foi isso que se passou e o jogador Pingato resolveu e preferiu rematar para a baliza e marcar golo,  o que seria o empate e que efectivamente contou.
Tremenda falta de fair play desportivo do jogador Pingato e a polémica a instalar-se no encontro....de lamentar!!

Utilizando um contexto de opinião da temática, por Pedro Pato, o “fair-play” é uma cultura de humanismo baseado em valores de amizade, respeito e solidariedade. No entanto esta cultura tem de ser recíproca, na medida em que vivemos no mundo em comunidade, e neste desporto específico que é um desporto de equipa, a reciprocidade daqueles valores é fundamental. O “fair-play” deve ser um código de ética desportiva que vai para além das regras do jogo, engloba as noções de amizade e de respeito uns pelos outros, ou seja tem de ser um modo de conduta desportiva.
Não nos podemos esquecer da competitividade, mas esta não deve ser ultrapassada pela vontade de ganhar a qualquer preço. É necessário cada vez mais reafirmarmos a importância do “fair-play”, num mundo em que a conduta desportiva não pode estar acima de interesses económicos, sabendo nós que, lamentavelmente, estes interesses estão sempre associados aos resultados desportivos.

Foi empate, o resultado final com um final infeliz que de todo não seria o mais desejado.

As equipas terminaram em termos classificativos, da mesma forma como tinham entrada para esta derradeira jornada. Sezurense ficou na 11ª posição, enquanto o Moimenta da Beira ficou na 4ª posição da tabela geral.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu