segunda-feira, abril 23, 2007

Divisão de Honra: Lamelas 1 A. Viseu 2


Viseenses "seguram" liderança com unhas e dentes
O Académico de Viseu "segurou" a liderança em Lamelas, obtendo uma vitória pela margem mínima, conseguida no primeiro tempo, num jogo vivido de forma intensa dentro e fora das quatro linhas.
Não foi uma vitória fácil, tendo em conta o historial da turma orientada por Paulo Santana no seu reduto. E as dificuldades para os viseenses confirmaram-se desde os minutos iniciais, pois a turma local desde cedo começou a acercar-se com perigo junto à área de Manuel Fernandes. Todavia, foram os viseenses que aos 7 minutos se adiantaram no marcador, com Eduardo a encher o pé na meia lua e a bater David. Só que três minutos depois, na sequência de um livre indirecto dentro da área academista, Tiago repôs a igualdade. Antes do intervalo, o juiz da partida assinalou uma grande penalidade por mão na bola de Marco, com Carlos Santos a marcar o golo que acabou por decidir o encontro. No segundo tempo os viseenses deram a iniciativa de jogo ao adversário, que não se fez rogado, e obrigou os academistas a trabalho redobrado para garantirem os três pontos que lhe permitem continuar a depender apenas de si próprios para disputarem na próxima temporada o Nacional da 3ª Divisão.
Primeira muito disputada

A primeira parte foi muito disputada, coma formação do concelho de Castro Daire a tentar surpreender os viseenses. Logo no primeiro minutos Ventura testou a meia distância, com a bola a sair ao lado da baliza. Os viseenses responderam dois minutos depois, com Carlos Santos a trabalhar bem na esquerda, mas o cruzamento acabou nas mãos de David.
Ainda tentavam adaptar-se aos pelado e à pequenez do terreno de jogo e já os viseenses se colocavam na frente do marcador, com Eduardo a rematar da meia lua e a bater David.
Era, pensámos, um bom começo para a turma de Idalino de Almeida, só três minutos depois, e na sequência de um livre indirecto na grande área viseense, a castigar um atraso de bola que Manuel Fernandes agarrou com as mãos, Tiago, após toque de Gancha, colocou a bola no fundo da baliza.
O golo animou as hostes locais, que aos 15 minutos poderiam ter passado para a frente do marcador, quando Alex falhou o desvio para a baliza ao segundo poste, na sequência de um livre apontado na direita do ataque local.
O jogo entrou numa fase de claro equilíbrio, com muita luta na zona central do terreno, com a partida a ser disputada entre as duas grandes áreas, sem que qualquer das balizas passasse por momento de aflição. Quando todos esperavam pelo intervalo, ex que no ultimo minuto um cruzamento da esquerda do ataque academista esbarra no braço de Marco, com o juiz da partida a apontar para a marca de grande penalidade.
O defesa foi mostrar o peito ao juiz da partida, alegando não ter tocado com o braço na bola, mas já nada havia a fazer. Carlos Santos fez o golo que ditou a vitória na partida.

Recta final da partida muito animada

A segunda parte começou com dois livres, um para cada lado, que levaram perigo às balizas. Todavia o que se tornou evidente foi que os academistas optaram agora pela contenção, por resguardar a baliza de Manuel Fernandes, dando a iniciativa de jogo aos locais.
A turma de Paulo Santana não se fez rogada e assumiu as despesas do jogo, obrigando os viseenses a trabalho redobrado para segurar o ímpeto dos locais.
Todavia, foram os viseenses que poderiam ter ampliado a vantagem, quando aos 16 minutos, Carlos Santos serviu Xinoca, que subiu pela esquerda, com o cruzamento a ser desfeito para canto, quando Eduardo estava pronto para o toque final. Diríamos que foi o canto do cisne para a turma de Idalino de Almeida que até final se mostrou mais preocupada em defender do que procurar dilatar a vantagem, o que lhe poderia ter sido fatal. É que os últimos 15 minutos foram, diríamos, frenéticos, com a turma da casa a empurrar os viseenses para o seu meio campo e a criarem muitas dificuldades a Manuel Fernandes e companhia.
Em resumo, diríamos, que foi uma partida intensamente disputada, onde o empate talvez traduzisse melhor o que se passou em campo ao longo dos 90 minutos. Todavia, mérito para os viseenses que souberam guardar a vantagem conseguida no primeiro tempo e uma palavra de apreço para o Lamelas, uma equipa frenética no seu reduto, que nunca se entregou ao longo de todo o encontro.Fernando Ananias e seus auxiliares não tiveram uma tarde fácil.
Talvez tenha faltado um pouco de serenidade na análise de alguns lances que acabaram por ser muito discutidos pelo público. Pecado mortal, a grande penalidade não assinalada conta os viseenses, quando aos 31 minutos Manuel Fernandes abalroou Alex.
Todavia, já na primeira parte um lance idêntico ficou por assinalar, quando David entrou com

José Luís Araújo
In Diário Regional de Viseu

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu