terça-feira, novembro 27, 2007

O Massagista Aconselha Nº26

A Rubrica " O Massagista Aconselha" é semanal, sendo publicada às terças feiras. Esta rubrica só é possível graças a uma colaboração com o Sr. João Carlos Matos do Vale e com o seu blog O Massagista.

Técnicas de Reabilitação – I

Termoterapia

Ao analisarmos a palavra termoterapia, observamos que a mesma é composta por duas palavras. Termo e terapia. Termo, tem a sua origem na palavra temperatura sendo óbvia a segunda. Logo, termoterapia é a terapia (cura/tratamento) com recurso à temperatura.
A termoterapia divide-se em duas áreas: Termoterapia com recurso ao calor e a termoterapia com recurso ao frio, também chamada de crioterapia. Comecemos a análise dos diferentes tipos de terapia, por esta última.

Crioterapia

Chama-se crioterapia à aplicação segmentar ou local de frio com fins terapêuticos.
As suas características vasoconstritoras, são do conhecimento do Homem, desde os primórdios da Humanidade. No entanto, foi apenas no século XX que mais e melhor se exploraram as propriedades de analgesia do frio.
A crioterapia é hoje usada tanto como terapia curativa como também como terapia preventiva no surgimento de lesões.
Hoje, já são alguns os departamentos médicos dos clubes que praticam os banhos frios em substituição dos tradicionais banhos de imersão quentes.
A aplicação do frio pode ser efectuada de diferentes formas:
a) Banhos gelados: Aconselhado como “preventor” de lesões aplicado usualmente nos membro inferiores;
b) Sacos com cubos de gelo: Para aplicação de frio sobre a forma de massagem. Ideal para uso “em campo” e nos tratamentos “caseiros”;
c) Toalhas geladas: Se molharmos uma toalha numa solução salina a 10% (100grs de sal por litro de água) e depois a colocarmos no congelador, obtemos uma toalha gelada com alguma flexibilidade, uma vez que o sal impede que esta adquira rigidez;
d) Sacos isotérmicos em gel: Especialmente aconselhados para usar em articulações. Estas são reutilizáveis;
e) Cubo de gelo: Ideal para aplicação directa em forma de massagem. Esta deve ser sempre efectuada no sentido da circulação de retorno.
f) Aerosóis que esfriam a pele: O cloreto de etilo, reduz abruptamente a temperatura corporal para valores compreendidos entre os 28º e os 30ºC. Os efeitos analgésicos destes sprays são visíveis ao fim de poucos segundos , levando a que geralmente se apelide estes sprays de “
“sprays mágicos”
O gelo tem características de analgesia (redução da dor), anti-hemorrágico (diminuição da hemorragia/derrame) e redutor de hematomas.

Contra-indicações

Pese embora o frio seja uma excelente ajuda para debelar as lesões, se calhar o meio mais eficaz para debelar a maioria das lesões, devemos ter em atenção o seguinte:
A prolongada aplicação do frio pode provocar queimaduras nomeadamente quando se aplica indevidamente o frio químico. Este, não deve ser aplicado na zona do peito e da cabeça.

0 comentários:

Futebol Distrito de Viseu © 2008. Design by :Futebol Viseu Sponsored by: Futebol Viseu